Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação eXtream Aurora 700 W


     65.213 visualizações    Energia    7 comentários
Teste da Fonte de Alimentação eXtream Aurora 700 W

Introdução (Cont.)

Como você pode ver na página anterior, esta fonte usa uma grande ventoinha de 140 mm com rolamento de bucha (a eXtream diz na caixa “Rolamento do FAN de Cerâmica permitindo uma duração de vida maior”, entretanto no site do fabricante da ventoinha diz que a ventoinha usada, RL4B S1402512HHB, é de bucha, não mencionando o material usado) em sua parte inferior e uma grade grande na parte traseira onde tradicionalmente encontramos uma ventoinha de 80 mm. Nós aprovamos este projeto, já que ele oferece não apenas um melhor fluxo de ar, mas também a fonte de alimentação produz menos ruído, já que a ventoinha pode girar a uma velocidade de rotação menor do que uma ventoinha de 80 mm para produzir o mesmo fluxo de ar.

Esta fonte de alimentação não tem PFC ativo, o que significa que ela não pode ser vendida na Europa, e por isso ela também não tem o recurso de seleção automática da tensão (veja a chave 110 V/220 V na Figura 1). A Super Flower, no entanto, oferece um modelo voltado para o mercado europeu. A eXtream informa na caixa do produto “Eficiência maior que 82% em operação normal típica”. Claro que mediremos a eficiência durante nossos testes.

O cabo principal da placa-mãe usa um conector de 20/24 pinos esta fonte tem um conector ATX12V e um conector EPS12V usando cabos separados que partem de dentro da carcaça da fonte.

O sistema de cabeamento modular da fonte tem seis csoquetes, dois para cabos de alimentação auxiliares para placas de vídeo e quatro para cabos de alimentação para periféricos e SATA.

eXtream Aurora 700 W
Figura 5: Conectores de alimentação para periféricos.

Esta fonte de alimentação vem com seis cabos de alimentação para periféricos: dois cabos de alimentação auxiliares de 6 pinos e um cabo de alimentação auxiliar de 6/8 pinos para placas de vídeo; dois cabos com três conectores de alimentação SATA cada; um cabo com quatro conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para unidade de disquete; e um cabo com quatro conectores de alimentação para periféricos.

A quantidade de conectores fornecidos por esta fonte é suficiente até mesmo para o usuário mais exigente, apesar de não gostarmos da forma como os conectores de alimentação da placa de vídeo são obtidos. Apesar de esta fonte de alimentação ter quatro conectores de alimentação para placas de vídeo, eles são conectados juntos em dois cabos em vez de usar quatro cabos separados (esta configuração exigiria que a fonte tivesse mais soquetes em seu sistema de cabeamento modular). Portanto, para uma melhor distribuição de potência use cabos separados em vez de usar os dois conectores fornecidos em um dos cabos caso você tenha duas placas de vídeo.

Nesta fonte de alimentação todos os fios são 18 AWG, exceto o fio laranja (+3,3 V), que é 20 AWG (ou seja, mais fino). Seria legal ver todos os fios fossem 18 AWG ou mais grossos.

No que diz respeito à estética, o fabricante protegeu os cabos com acabamento de nylon em todos os cabos e nos cabos que partem de dentro da fonte este acabamento parte de dentro da carcaça da fonte.

Vamos agora dar uma olhada a fundo na eXtream Aurora 700 W.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

A fonte é boa, mas o preço é alto e como o artigo mostra, existem melhores opções.

Pra mim uma fonte desse calibre deveria ter eficiência acima de 80% sempre.

Também acho. Acho que essa fonte é mais apreciada pelo seu design caprichado do que pela sua eficiência. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo em número, gênero e grau com o XITA.

Mas, gostaria de saber porque raios decidiram colocar os tais transistores de potência bipolar? Será que são mais baratos?

Seria uma ótima fonte com um bom diferencial (o visual) se tivesse uma boa eficiência. Mas resolveram colocar esses transistores bipolares. (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente não acho que ela deveria ter recebido o Selo de recomendação justamente porque esse selo você está atestando que ela além de uma boa fonte, fornece muito mais do que esperava da fonte. Pelo menos foi o que li do Gabriel explicando como se procede para dar um Selo de Qualidade.

E ainda mais cara? não beneficio algum ver luzes indicadoras sem oferecer realmente o que espera-se de uma fonte dessa faixa de potencia. Parabéns pelo teste muito bom mesmo...

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!