

Estágio de Filtragem de Transientes
Como mencionamos em outros testes, a primeira coisa que gostamos de ver quando abrimos uma fonte de alimentação para termos uma ideia da sua qualidade é o estágio de filtragem de transientes. Os componentes recomendados para esse estágio são duas bobinas de ferrite, dois capacitores cerâmicos (capacitores Y, normalmente azuis), um capacitor de poliéster metalizado (capacitor X) e um varistor (MOV). Em fontes de alimentação genéricas são usados menos componentes do que o recomendado, normalmente removendo o varistor, que é essencial para eliminar picos de energia provenientes da rede elétrica, e a primeira bobina.
Neste estágio esta fonte é impecável, tendo dois capacitores Y extras e um capacitor X extra. Como esta fonte não tem circuito PFC ativo, os dois varistores estão instalados após a ponte de retificação e fisicamente localizados entre os dois capacitores eletrolíticos do dobrador de tensão, já que esta configuração é a usual em fontes de alimentação sem PFC ativo.
Uma característica muito interessante desta fonte de alimentação é ela tem um porta-fusíveis, o que é uma raridade atualmente.
Figura 9: Estágio de filtragem de transientes (parte 1).
Figura 10: Estágio de filtragem de transientes (parte 2).
Agora vamos discutir em mais detalhes sobre os componentes usados na eXtream Aurora 700 W.
Respostas recomendadas