Introdução
Nós já testamos outros modelos da eXtream, a FEX-45T12 de 450 W, a FEX-55T28 de 550 W e a Aurora de 700 W. Nossa experiência com esta marca até o momento é a seguinte: a Aurora 700 W se saiu bem nos testes, a FEX-45T12 conseguiu entregar seus 450 W a 50° C mas com uma baixa eficiência e a FEX-55T28 não conseguiu entregar sua potência rotulada a 50° C (mas a 25° C ela conseguiu). Portanto estávamos muito curiosos em saber como o modelo de 650 W FEX-65T28 se comportaria em nossos testes.
As fontes da eXtream são fabricadas pela Super Flower e a etiqueta da fonte informa que a FEX-65T28 corresponderia ao modelo SF-650P28N deste fabricante, mas no site da Super Flower este modelo não existe listado.
Figura 1: Fonte de alimentação eXtream FEX-65T28 de 650 W.
Figura 2: Fonte de alimentação eXtream FEX-65T28 de 650 W.
A eXtream FEX-65T28 de 650 W mede 16,2 cm de profundidade, possuindo duas ventoinhas, uma de 80 mm na parte traseira e uma na parte superior, sendo controladas pela temperatura do dissipador de calor do secundário da fonte, como era de se esperar. Ela não possui circuito PFC, sendo baseada na topologia meia-ponte.
Nenhum sistema de cabeamento modular é usado e o cabo principal da placa-mãe, o cabo ATX12V e o cabo EPS12V vêm com uma proteção de nylon, que parte de dentro da fonte. Todos os fios são 18 AWG, que é a bitola correta a ser usada. Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com conector de 20/24 pinos.
- Um cabo com um conector ATX12V.
- Um cabo com um conector EPS12V.
- Dois cabos de alimentação auxiliar para placas de vídeo, contendo um conector de seis pinos e um conector de seis/oito pinos cada.
- Dois cabos de alimentação SATA com dois conectores cada.
- Um cabo de alimentação para periféricos com quatro plugues padrão e um conector para unidades de disquete.
- Um cabo de alimentação para periféricos com quatro plugues padrão.
Após testarmos tantas fontes nacionais com um número extremamente reduzido de cabos, foi uma agradável surpresa vermos uma quantidade razoável de conectores nesta fonte. É claro que para um produto de 650 W nós achamos que ela deveria vir com pelo menos seis conectores SATA. Ela vem com quatro conectores de alimentação para placas de vídeo, permitindo que você monte sistemas SLI ou CrossFire com duas placas de vídeo topo de linha, já que cada placa desta categoria leva dois conectores. Para uma melhor distribuição, porém, nós preferiríamos que cada conector viesse em um cabo separado. Como já explicamos em outros testes, o acúmulo de vários conectores em um mesmo cabo pode fazer com que a tensão na ponta do cabo caia quando a fonte está entregando sua potência máxima.
Os cabos possuem 47 cm entre a carcaça da fonte e o primeiro conector do cabo. Cabos com mais de um conector possuem 14,5 cm de distância entre os conectores.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas