Introdução
Se você acompanha nossos testes de fontes de alimentação sabe que todos os modelos da série Green Star da Huntkey explodem se você tentar extrair sua potência rotulada (nós testamos os modelos de 350 W, 400 W, 450 W e 550 W – todos eles explodiram; veja os testes para assistir os vídeos das explosões). Hoje nós testaremos outro modelo desta mesma marca: o V-Power 550 W. Será que é uma boa fonte de alimentação ou terá o mesmo final fatídico das suas irmãs?
A Huntkey V-Power 550 W também é conhecida pelo número de modelo LW-6550SG, o mesmo usado pela Huntkey na fonte Green Star 550 W. Isto nos causou uma confusão enorme, como documentado aqui. Quando nós postamos o teste da Green Star 550 W nós achamos que estávamos testando a V-Power 550 W, já que o modelo Green Star não estava mais listado no site da Huntkey e o produto com o número de modelo LW-6550SG era o V-Power 550 W. A Huntkey nos enviou um e-mail explicando que tínhamos cometido um erro, e nós corrigimos o problema. Desta troca de e-mails com a Huntkey e de uma série de eventos ocorridos nós descobrimos que esta empresa não é honesta, além de mentir sobre a potência máxima que suas fontes de alimentação conseguem fornecer:
- Após postarmos o teste da Green Star 450 W eles tentaram nos subornar para tirar o teste do ar (isto está documentando aqui). Não precisamos falar mais nada.
- Em seguida quando nós postamos o teste da Green Star 550 W (que equivocadamente nós postamos como sendo uma fonte V-Power 550 W) eles nos enviaram um e-mail dizendo que o teste estava errado, que nós tínhamos testado a fonte errada (eles estavam certos). Eles também insinuaram que tínhamos feito isto de propósito (até parece que faríamos uma coisa dessas) e que tínhamos obtido um produto falsificado (como se alguém fosse perder tempo falsificando produtos ruins). Eles também disseram que a Green Star 550 W e a V-Power 550 W são produtos diferentes (o que é uma grande mentira, como explicaremos). Em resposta ao nosso teste eles postaram um vídeo no YouTube mostrando que a V-Power 550 W funciona bem.
- Eles começaram a pedir para pessoas que nos conheciam (especialmente outros fabricantes) para nos pressionar para que tirássemos os testes do ar. Felizmente todas as pessoas que eles contataram são muito profissionais e mandaram eles pastarem (especialmente após terem visto os vídeo comprovando que as fontes explodiam).
É bom lembrar que nós já testamos um modelo de uma série diferente da Huntkey (Titan 650 W, vendida nos EUA como a primeira versão da Rocketfish 700 W, RF700WPS; a atual versão RF700WPS2 é fabricada pela CWT) e ele sobreviveu aos testes. Portanto os problemas que tivemos com os produtos da Huntkey (fontes de alimentação explodindo enquanto tentávamos extrair sua potência rotulada) até agora aconteceu apenas com os produtos das séries Green Star e V-Power.
A propósito, o esquema de nomenclatura que a Huntkey usa funciona da seguinte forma: “SG” significa ventoinha de 140 mm e “HG” significa ventoinha de 120 mm. Quando o modelo tem circuito PFC passivo então uma letra “P” é adicionada ao final. Desta forma uma LW-6550HG seria idêntica à fonte testada com adição de uma ventoinha de 120 mm, e uma LW-6550SGP seria idêntica à fonte testada com adição de um circuito PFC passivo.
Figura 1: Huntkey V-Power 550 W (LW-6550SG).
Figura 2: Huntkey V-Power 550 W (LW-6550SG).
Esta fonte mede 16 cm de profundidade, tem uma ventoinha de 140 mm em sua parte inferior e não tem circuito PFC ativo, o que significa que a Huntkey não pode vendê-la na Europa. Na Figura 1 você pode ver um botão seletor de tensão, recurso normalmente presente em fontes sem este circuito.
Apenas o cabo principal da placa-mãe tem uma proteção de nylon, que não parte de dentro da fonte. Os cabos incluídos são:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector de 20/24 pinos.
- Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V.
- Um cabo de alimentação auxiliar para placas de vídeo com dois conectores de seis pinos.
- Um cabo de alimentação SATA com quatro conectores.
- Um cabo de alimentação para periféricos com três conectores padrões e um conector para a unidade de disquete.
A principal diferença entre a V-Power 550 W e a Green Star 550 W é a configuração dos cabos. A V-Power 550 W tem quatro conectores de alimentação SATA, enquanto que a Green Star 550 W tem apenas dois. Na Green Star 550 W, no entanto, os dois conectores de alimentação da placa de vídeo são instalados em cabos individuais – que é a melhor configuração –, enquanto que na V-Power 550 W ambos os conectores são instalados no mesmo cabo. A Green Star 550 W oferece seis plugues de alimentação para periféricos, enquanto que a V-Power 550 W oferece apenas três.
A quantidade de conectores disponíveis é boa o suficiente para você montar um micro simples.
Todos os fios são 18 AWG, que é a bitola correta a ser usada, exceto os fios usados nos plugues de alimentação para periféricos, que são 20 AWG (ou seja, mais finos). Todos os cabos medem 48 cm entre a fonte e o primeiro conector no cabo, e 15 cm entre cada conector no caos cabos que têm mais de um conector.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas