Introdução
Hoje nós testaremos a iMicro PS-IM400WH, uma fonte de alimentação que custa aqui no Brasil R$ 35. Ou ela é muito vagabunda ou é uma excelente barganha. Isso é o que iremos descobrir ao final deste teste.
Figura 1: Fonte de alimentação iMicro PS-IM400WH
Figura 2: Fonte de alimentação iMicro PS-IM400WH
A iMicro PS-IM400WH usa o mesmo desenho das primeiras fontes ATX, com 14 cm de profundidade e ventoinha de mancal de 80 mm em sua parte traseira, além de ser baseada na obsoleta topologia meia-ponte.
Por ser um produto de baixo custo, ela não tem circuito PFC, sistema de cabeamento modular ou proteção de nylon nos cabos. Todos os fios são 20 AWG, isto é, são mais finos do que o mínimo recomendado (18 AWG). Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com conector de 20/24 pinos, 30 cm de comprimento
- Um cabo com um conector ATX12V, 34 cm de comprimento
- Um cabo com um conector de alimentação SATA, 30 cm de comprimento
- Um cabo com dois conectores de alimentação para periféricos, 31 cm até o primeiro conector e 15 cm entre os conectores
- Um cabo com dois conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para unidades de disquete, 31 cm até o primeiro conector e 15 cm entre os conectores
A quantidade de cabos é ridícula, com apenas um conector SATA e nenhum cabo de alimentação para placas de vídeo. Esta configuração não é suficiente nem mesmo para montar um micro extremamente simples, já que você precisará de pelo menos dois conectores de alimentação SATA, um para a unidade óptica e outro para o disco rígido. Os cabos também são muito curtos.
Figura 3: Cabos
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas