

Introdução
Mais um teste de fonte de alimentação de marca nacional, desta vez o modelo FX 450 LPJ-20 da Link do Brasil, que também é vendido como Argus LPJ2-20 e Advanced LPJ2-20 450 W, com potência “real” de 200 W e potência “de pico” de 450 W. Colocamos esses nomes entre aspas por dois motivos, primeiro porque essas nomenclaturas só existem no Brasil e, segundo, são valores divulgados pelo fabricante e que não podemos confiar.
Esta fonte é uma Linkworld LPJ-200 renomeada, mas não sabemos se esta empresa é o verdadeiro fabricante ou se é apenas mais uma marca que usa o mesmo fornecedor.
Figura 1: Fonte de alimentação Link do Brasil FX 450 LPJ-20
Figura 2: Fonte de alimentação Link do Brasil FX 450 LPJ-20
A Link do Brasil FX 450 LPJ-20 segue o projeto das antigas fontes ATX, com 14 cm de profundidade e ventoinha de 80 mm em sua parte traseira.
Ela obviamente não tem nenhum sistema de cabeamento modular e também não traz proteção de nylon em nenhum de seus cabos. Todos os fios são 20 AWG, isto é, são mais finos do que o mínimo recomendado (18 AWG), com exceção dos fios vermelhos (+5 V) do cabo principal da placa-mãe, que têm a bitola correta (18 AWG). Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com conector de 20/24 pinos, 38 cm de comprimento
- Um cabo com um conector ATX12V, 38 cm de comprimento
- Um cabo com um conector de alimentação para periféricos e um conector de alimentação SATA, 34 cm até o primeiro conector e 15 cm entre os conectores
- Um cabo com um conector de alimentação para periféricos, um conector de alimentação SATA e um conector de alimentação para unidades de disquete, 34 cm até o primeiro conector e 15 cm entre os conectores
A configuração de cabos desta fonte mostra que ela definitivamente é um produto de baixo custo, com cabos extremamente curtos. Além disso, os conectores de alimentação SATA não têm o fio laranja (+3,3 V), que é requerido. Ver Figura 4. Isso mostra que esta fonte utiliza um projeto pré-histórico e que foi adaptada para poder ser usada em um PC moderno.
Figura 3: Cabos
Figura 4: Os conectores SATA não têm o fio laranja (+3,3 V)
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas