

Análise do Primário
Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Multilaser 400 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.
Em vez de usar uma ponte retificadora pronta, esta fonte de alimentação usa quatro diodos. Em vez de usar quatro do mesmo tipo, esta fonte usa dois RL207 (2 A a 75° C) e dois 1N5408 (3 A a 75° C). Em nossos cálculos temos de considerar a menor das correntes. Com isso esta fonte em teoria é capaz de extrair até 230 W em uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, esta ponte permitiria que esta fonte fornecesse até 184 W sem a queima desses componentes. Claro que estamos falando apenas deste componente e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação. Aqui está claro que esta fonte não teria nunca como ser um modelo de 400 W.
Figura 10: Ponte de retificação
A Multilaser 400 W usa dois transistores de potência NPN T13007 em sua seção de chaveamento usando a topologia meia-ponte, cada um suportando até 8 A a 25° C (infelizmente o fabricante desses transistores não disse quanto eles podem fornecer em altas temperaturas). Esses transistores são bastante populares em fontes de marcas nacionais de baixo custo.
Figura 11: Transistores chaveadores
Os transistores chaveadores são controlados por um circuito integrado SDC2921, que está fisicamente localizado no secundário.
Figura 12: Controlador PWM
Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas