

Introdução
Estamos testando hoje mais uma fonte de baixo custo de uma das várias marcas nacionais que têm aparecido nos últimos meses em no nosso mercado, a Multilaser de 400 W. A descrição desta fonte no site da marca é uma piada, pois o fabricante afirma que ela (uma fonte de R$ 39 totalmente “genérica”) é de “potência real” e que é capaz de entregar até 800 W de pico. A loja onde compramos esta fonte pelo menos é honesta, e vende esta fonte como sendo de 200 W reais.
Figura 1: O site da Multilaser diz que está é uma fonte de 400 W “reais” e de 800 W “de pico”
Figura 2: Fonte de alimentação Multilaser 400 W
Figura 3: Fonte de alimentação Multilaser 400 W
A Multilaser 400 W usa o mesmo desenho das primeiras fontes ATX, com 14 cm de profundidade e ventoinha de mancal de 80 mm em sua parte traseira. Sendo um produto de baixo custo, não possui circuito PFC e é baseada na obsoleta topologia meia-ponte.
Ela obviamente não tem nenhum sistema de cabeamento modular e também não traz proteção de nylon em nenhum de seus cabos. Todos os fios são 20 AWG, isto é, são mais finos do que o mínimo recomendado. Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com conector de 20/24 pinos, 28 cm de comprimento
- Um cabo com um conector ATX12V, 28 cm de comprimento
- Um cabo com um conector de alimentação SATA e um conector de alimentação para periféricos, 28 cm até o primeiro conector e 15 cm entre conectores
- Um cabo com dois conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para unidades de disquete, 28 cm até o primeiro conector e 15 cm entre conectores
A configuração de cabos desta fonte é uma piada, ainda mais por ser uma fonte oficialmente rotulada como sendo de 400 W: os cabos são curtos, os cabos usam fios mais finos do que o recomendado, a presença de apenas um conector de alimentação SATA, e a ausência do fio laranja (+3,3 V) no conector SATA, o que é típico de ocorrer em fontes de alimentação com projeto jurássico (ATX12V 1.x) e que foram adaptadas para terem os conectores SATA.
Figura 4: Cabos
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas