

Análise do Secundário
Como era de se esperar em uma fonte de alimentação de alta eficiência, a Seasonic G-360 usa um projeto síncrono, onde os retificadores Schottky foram substituídos por transistores MOSFET. Além disso, esta fonte também utiliza um projeto DC-DC no seu secundário, o que significa que ela é basicamente uma fonte de +12 V com as saídas de +5 V e +3,3 V sendo produzidas por duas fontes de alimentação menores conectadas ao barramento de +12 V principal. Ambos os projetos são usados para aumentar a eficiência da fonte.
A saída de +12 V usa dois transistores MOSFET PSMN2R6-40YS, cada um suportando até 100 A 100° C em modo contínuo ou até 651 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 5,3 mΩ. Estes transistores estão localizados no lado da solda da placa do circuito impresso, usando a carcaça da fonte de alimentação como dissipador de calor.
Figura 16: Os transistores de +12 V
Como foi explicado, as saídas de +5 V e de +3,3 V são produzidas por dois conversores DC-DC, que estão localizados em uma única placa do circuito impresso que fica no secundário desta fonte. Os dois conversores são controlados por um circuito integrado APW7159. Cada conversor usa dois transistores MOSFET PH7030AL, cada um suportando até 76 A a 25° C ou 53 A a 100° C em modo continuo ou até 260 A a 25° C em modo pulsante com, um RDS(on) máximo de 7 mΩ.
Figura 17: Os conversores DC-DC
Figura 18: Os conversores DC-DC
As saídas desta fonte de alimentação são monitoradas por um circuito integrado HY510N, que suporta apenas proteções contra sobretensão (OVP) e subtensão (UVP).
Figura 19: Circuito de monitoramento
Os capacitores eletrolíticos usados no secundário também são japoneses, da Rubycon e da ChemiCon, e rotulados a 105° C, como de costume. Alguns capacitores sólidos também são usados.
Figura 20: Capacitores
Respostas recomendadas