Introdução
A Purepower 500 W (W0100RU) é uma fonte de alimentação simples da Thermaltake que usa o mesmo projeto interno da “nacional” C3Tech PUF-4050S, e neste teste veremos quais são as diferenças entre essas duas fontes. Será que a Purepower 500 W é uma boa opção para os usuários com pouca grana?
Esta fonte é fabricada pela CWT e é uma fonte PUF-405 deste fabricante remarcada.
Ao analisarmos a etiqueta da fonte vimos algo que nos chamou atenção. Em letras minúsculas o fabricante diz que a potência máxima desta fonte é 405 W (o que faz sentido, já que ela é uma fonte de 405 W remarcada, a PUF-405 da CWT), com 500 W sendo a potência máxima de pico. Não dá para entender como um fabricante conhecido como a Thermaltake usa este tipo de “técnica” para ludibriar seus clientes.
Figura 1: Fonte de alimentação Thermaltake Purepower 500 W.
Figura 2: Fonte de alimentação Thermaltake Purepower 500 W.
A Thermaltake Purepower 500 W tem 14 cm de profundidade e usa uma ventoinha de 120 mm em sua parte inferior. Ela não tem circuito PFC ativo, mas usa um projeto interno mais moderno do que o de outras fontes de baixo custo, como explicaremos.
Ela não tem sistema de cabeamento modular e todos os cabos possuem proteção de nylon que não sai de dentro da fonte. Todos os fios são 18 AWG, que é a bitola correta a ser usada. Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com conector de 20/24 pinos, 49 cm de comprimento.
- Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V, 53 cm de comprimento.
- Um cabo para placas de vídeo com um conector de seis pinos, 52 cm de comprimento.
- Um cabo com quatro conectores de alimentação SATA, 50 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores.
- Dois cabos com quatro conectores de alimentação para periféricos e um conector para a unidade de disquete cada, 52 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores.
Esta configuração não é ruim para uma fonte simples, embora preferíssemos ver os conectores de alimentação SATA em dois cabos diferentes em vez de combinados em um único cabo.
A configuração de cabos usados na C3Tech PUF-4050S é diferente. Nela os conectores SATA são devidamente separados em dois cabos e há um total de cinco conectores de alimentação para periféricos, separados em dois cabos. Por outro lado, os fios são mais finos (20 AWG em vez de 18 AWG) e não há proteções de nylon nos cabos.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas