

Análise do Secundário
A Zalman ZM460-APS usa seis retificadores Schottky em seu secundário.
A corrente máxima teórica que cada linha pode fornecer é dada pela fórmula I / (1 - D), onde D é o ciclo de trabalho usado e I é a corrente máxima suportada pelo diodo de retificação. Apenas como um exercício, nós podemos assumir um ciclo de trabalho típico de 30%. Claro que a corrente máxima (e consequentemente a potência) que esta linha pode realmente fornecer dependerá de outros componentes, especialmente das bobinas.
A saída de +12V é produzida por dois retificadores Schottky MBR3060CT conectados em paralelo, cada um suportando até 30 A (15 A por diodo interno a 125°C). Isto nos dá uma corrente máxima teórica de 43 A [(15 A x 2)/(1 – 0,30)] ou 514 W para a saída de +12 V. A SilverStone Strider ST50F usa retificadores diferentes, mas com os mesmos limites. A Zalman ZM360-APS usa retificadores com limites de correntes menores (corrente máxima teórica de 29 A e potência máxima teórica de 343 W).
A saída de +5 V é produzida por dois retificadores Schottky MBR3045N conectados em paralelo, cada um suportando até 30 A a 100° C (15 A por diodo interno). Portanto a corrente máxima teórica que a saída de +5 V pode fornecer é de 43 A ou 214 W. Essas são exatamente os mesmos componentes usados nas fontes de alimentação SilverStone Strider ST50F e Zalman ZM360-APS.
A saída de +3,3 V é produzida por outros dois retificadores Schottky MBR3045N, cada um suportando até 30 A a 100° C (15 A por diodo interno). Portanto a corrente máxima teórica que a saída de +5 V pode fornecer é de 43 A ou 141 W. Essas são exatamente os mesmos componentes usados nas fontes de alimentação SilverStone Strider ST50F e Zalman ZM360-APS.
Figura 12: Retificadores de +12 V, retificadores de +5 V e retificadores de +3,3 V.
Na Figura 13 você pode ver o sensor térmico localizado abaixo do dissipador de calor do secundário, que é o responsável por controlar a velocidade de rotação da ventoinha de acordo com a temperatura interna da fonte.
Figura 13: Sensor térmico.
Esta fonte de alimentação usa um circuito integrado PS223 para monitorar as saídas da fonte e que é o responsável pelas proteções da fonte de alimentação, como sobrecarga de corrente (OCP). A proteção contra sobrecarga de corrente (OCP) realmente estava ativa, como falaremos adiante. Este circuito integrado também oferece proteção contra sobretensão (OVP), subtensão (UVP) e superaquecimento (OTP), mas não oferece proteção contra sobrecarga de potência (OPP).
Os capacitores eletrolíticos do secundário também são da CapXon e rotulados a 105° C, como de costume.
Em resumo, o secundário desta fonte é idêntico ao secundário da SilverStone Strider ST50F, tendo um maior limite de potência/corrente do que o secundário da Zalman ZM360-APS.
Respostas recomendadas