Ir ao conteúdo

Teste da Fonte de Alimentação Zalman ZM460B-APS 460 W


Teste da Fonte de Alimentação Zalman ZM460B-APS 460 W
Produto Recomendado

Introdução

A APS é a série de fontes de alimentação mais simples da Zalman, voltada aos usuários que querem uma boa fonte a um preço acessível, com características como PFC ativo e ventoinha de 120 mm, mas sem sistema de cabeamento modular como as outras fontes deste fabricante, o que ajuda a reduzir o preço das fontes desta série. Nós já testamos o modelo de 360 W desta série, que obteve excelentes resultados. Será que o modelo de 460 W é um bom produto? Confira.

Zalman ZM460B-APS
Figura 1: Zalman ZM460B-APS.

Zalman ZM460B-APS
Figura 2: Zalman ZM460B-APS.

Esta fonte de alimentação é muito pequena, medindo apenas 14 cm de profundidade, e como mencionamos, ela tem uma ventoinha de 120 mm em sua parte inferior e circuito PFC ativo, o que permite a Zalman vendê-la na Europa.

Como esta fonte não tem sistema de cabeamento modular todos os cabos partem de dentro da carcaça da fonte e todos eles usam uma proteção de nylon que parte de dentro da fonte.

O cabo principal da placa-mãe usa um conector de 20/24 pinos e a ZM460-APS tem dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V. Apesar de esses conectores estarem disponíveis no mesmo cabo e serem protegidos pelo mesmo revestimento de nylon, eles utilizam fios individuais, ou seja, é como se fossem cabos individuais, que é a melhor configuração.

Esta fonte vem com um cabo contendo dois plugues de alimentação auxiliares de 6 pinos para placas de vídeo. Para uma melhor distribuição de corrente/potência nós preferimos quando esses conectores estão em cabos individuais e não compartilhando o mesmo cabo.

Esta fonte vem com dois cabos contendo dois plugues de alimentação para periféricos e um plugue de alimentação para a unidade de disquete cada e dois cabos contendo dois plugues de alimentação SATA cada.

Apesar de a quantidade de plugues ser suficiente para um micro comum, nós achamos que seria melhor se esta fonte tivesse pelo menos dois plugues de alimentação para periféricos e dois plugues de alimentação SATA a mais.

Todos os fios são 18 AWG, que é a bitola correta para ser usada atualmente.

A ZM460-APS vem ainda com um adaptador com seleção de velocidade de rotação para ventoinhas com conectores de 3 pinos. Este adaptador, que pode ser instalado em qualquer plugue de alimentação para periféricos, tem duas saídas: uma com +12 V (velocidade máxima) e outra com +5 V (um pouco menos da metade da velocidade).

Assim como outras fontes de alimentação da Zalman, a ZM460B-APS é fabricada pela FSP. Este fabricante é o responsável por algumas fontes da OCZ (séries GameXStream e StealthXStream) e SilverStone (série Strider).

A propósito, em nosso teste da SilverStone Strider ST50F nós deixamos uma pergunta no ar que seria respondida com este teste: a SilverStone Strider ST50F e a Zalman ZM460B-APS são a mesma fonte de alimentação com etiquetas diferentes? A resposta é “sim”. Apesar de alguns semicondutores serem diferentes, eles têm exatamente as mesmas especificações. A única diferença é a quantidade de plugues de alimentação para periféricos: o modelo da Silverstone tem seis plugues de alimentação para periféricos e seis plugues de alimentação SATA, enquanto que o modelo da Zalman tem apenas quatro de cada.

Como você poderia imaginar, esta fonte de alimentação usa o mesmo projeto da Zalman ZM360B-APS, que nós já testamos, mas com semicondutores mais “parrudos”. O projeto dessas duas fontes de alimentação e da Strider ST50F é também muito similar ao usado na série Zalman HP, que tem alguns detalhes diferentes para suportar maiores correntes/potências, além da adição de um sistema de cabeamento modular.

Durante nossa análise interna nós iremos comparar os componentes usados na ZM460B-APS com os usados na ZM360B-APS e na SilverStone Strider ST50F.

Vamos agora dar uma olhada mais detalhada nesta fonte de alimentação.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Gostei do resultado, é uma excelente fonte! Meu irmão comprou ela em março e agora com o teste não precisamos ficar mais preocupados :P

É muito bom ver um produto que adquirimos receber o selo de recomendado, pena ainda é o custo dela mas que vale muito para conservar o valor investido no equipamento adquirido.(C2D E4500, Gigabyte GA-P35-DS3, Radeon 3850(ASUS), Corsair XMS2 2x1GB DDR2 800, ASUS DVD-RW 2014L1T, Samsung HD250HJ 250GB SataII).

Um dúvida talvez seja o rebaixamento da potência. Será que ele não é feito pelo fabricante pensando já no desgaste esperado da fonte dentro de seu prazo de garantia original?

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dúvida talvez seja o rebaixamento da potência. Será que ele não é feito pelo fabricante pensando já no desgaste esperado da fonte dentro de seu prazo de garantia original?

Se você. está falando da potência obtida durante os testes de sobrecarga, sem dúvida; um teste rápido não tem como avaliar o desgaste infligido aos componentes. Eles não foram dimensionados para suportar as condições do teste de sobrecarga por muito tempo, e certamente irão ter sua vida útil extremamente reduzida nessa situação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pra Zalman como sempre fabricando produtos de qualidade ...

Na verdade seria, "Parabéns pra Zalman, como sempre vendendo produtos de qualidade". :)

Pois o fabricante da fonte é a FSP.

Quanto ao teste, muito bom (como sempre). xD

Gostaria de saber se esse varistor (do estágio de filtragem de transientes) que a Zalman sempre retira de suas fontes é realmente necessário.

Todas as fontes da Zalman testadas pelo CdH não possuem esse varistor. Isso inclui, além da ZM460B-APS, a ZM360B-APS, ZM600-HP e a ZM750-HP.

No teste da ZM600-HP, o Gabriel chega a comentar o seguinte:

Apesar de esta fonte de alimentação da Zalman ter mais componentes do que o necessário – um capacitor X extra, dois capacitores Y extras, uma bobina extra e um núcleo de ferrite no cabo de alimentação principal –, ela não tem um varistor (MOV), o que é um pecado para uma fonte de alimentação desta categoria.

Além disso, na maioria (talvez até todas, com exceção da genérica de 500W) das fontes já testadas pelo CdH, o Estágio de Filtragem de Transientes delas estão adequados, ou seja, possuem o tal varistor (MOV).

E então, esse varistor (MOV) é útil ou não?

Obs.: Eu já sei que esse varistor serve, na teoria, para eliminar picos de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente teste. tenho a irmã menor dessa fonte no meu pc; dá conta sossegado do recado e nao faz um pingo de ruído, você precisa encostar o ouvido para ouivr alguma coisa. Parabéns a equipe do CdH. Bem que a zalman poderia botar uma ´´montadora de fontes´´ por aqui, assim o preço ficaria mais acessível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E então, esse varistor (MOV) é útil ou não?

Ele é um dispositivo de proteção e pode ser útil em alguns casos para proteger o transistor do PFC, que é a parte mais sensível de uma fonte moderna.

O ideal seria ter um bom filtro com varistores e outros componentes antes da fonte, mas o fabricante não tem como saber se o cliente vai ou não instalar um e então a maior parte dos fabricantes prefere incluí-lo na própria fonte.

Nas fontes simples, sem PFC e com a chavinha 115/220 V, costumam ser usados dois varistores. Nesse caso tem a vantagem extra de proteger os capacitores eletrolicos contra ligação errada (ligar em 220V com a chave na posição 115V).

Resumindo: ele não é tão necessário, mas é uma proteção extra e parece ter sido removido apenas para reduzir em alguns centavos o custo. A falta dele não desqualifica a fonte, mas deve ser informada nos testes/reviews.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante saber que ela não tem um varistor pelo fato de que quem comprá-la irá saber que é essencial o uso de um filtro de linha como este http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-construindo-filtro/462752 com ela.

Mas mesmo assim não custaria nada prá Zalman incluir o Varistor e ter uma segurança a mais na fonte (_( afinal estamos falando de uma fonte de R$300.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai ai... Eu tenho uma belezinha destas:wub::wub::wub:

Independente do varistor a menos, eu sempre usei filtro de linha com ela...

Antes eu usava plugada direta na tomada, mas resolvi investir em uma boa regúa de proteção para o meu pc!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte Zalman é qualidade certa e ainda com o aval do Gabriel, não tem nem que pensar é comprar e ficar despreocupado :)

Eu tenho uma e nao tenho do que reclamar , trabalha silenciosa e fria.

Esperava que a potencia máxima dela chegasse perto dos 600w o que infelizmente nao aconteceu ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproposito as fontes da zalman são fenomenais, se a minha zm 500 for tudo que li nos testes da outras fontes..... eu quero que deixar escrito que cada centavo que paguei valeu a pena!

As zalmans são sinistras, aproposito pra comprar ela eu pesquisei bastante....

uasdfhuashdfuhasdhfuhasduhfaushdfhuasudhfhausdufhaushdfuhasduhfuhafds

Amo vocês

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Como era de se esperar, o produto é muito bom. Mas pelo preço da Zalman dá pra comprar uma Seventeam 620 PAF, que é indiscutivelmente superior.

A Zalman tinha que rever os seus preços.

A marca Zalman está em alta no Brasil, e o preço delas geralmente é alto lá fora, aí complica..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou negar, eu esperava mais dessa fonte, vide a sua irmã menor; que fez um belo trabalho, e além do mais se tratando de uma fonte de 300 reais. Nesta faixa de preço, a Coisar VX450w pra mim, é a melhor opção.

Abraços

ATHLON X2 5600+ @ 3.0GHZ | GA-MA78GM-S2H (1.1) | 2x1GB DDR2 800 G.SKILL | VGA EM BREVE... | HD 250GB SATA II SEAGATE | CORSAIR HX520W | LEADERSHIP GAMER BLUE EYE (com verdadeira janela de acrilico)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal foi como o Xita disse, essa fonte tem fama reconhecida aqui e fora do Brasil (sei que as outras como OCZ e Corsair tambem) mas vale lembrar que ela sempre foi lembrada como "fonte de luxo" (nao que as outras noa sejam) e por isso custeia. É mais ou menos o que acontece com notebooks ou desktops de marcas como HP. É bonito, confiavel porém o seu preço com um hardware totalmente defasado se comparado a algumas marcas menos conhecidas. (isso inclui marcas conhecidas que tambem fazem computadores mais baratos que o HP). Isso foi um exemplo para dar pelo preço cobrado na mesma.

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos.. possuo uma Zalman-460B-APS (Pelo menos acho que possuo) e a mesma foi comprada no RJ há uns 6 meses... Tudo certo até aí... Mas comecei a perceber que a etiqueta (da lateral da fonte) é branca em 99% das imagens que vejo desta fonte. Inclusive aqui neste link do proprio site da zalman: http://www.zalman.co.kr/ENG/product/Product_Read.asp?idx=194

O 1% restante é de uma versão antiga da 460b-aps, denominada 460-APS (sem o B), que tem a etiqueta de fundo cinza, vejam: http://www.zalman.co.kr/ENG/product/Product_Read.asp?idx=232

Alem disso, no teste realizado pelo CdH, a tal etiqueta também é branca. Acontece que na minha fonte, a etiqueta é PRETA. Ou seja, ela tem fundo preto e escritas brancas. Contudo tem serial e part number, e os mesmos adesivinhos colados ao lado do FAN que tem na fonte com a etiqueta branca. O Fan da minha fonte tem o adesivo da zalman colado nele, e na lateral da fonte que fica junto da parede do gabinete, tem um baixo relevo bem grande que ocupada toda a lateral da fonte escrito ZALMAN.

Por essas razões creio que não comprei uma fonte 'falsificada'... mas estou curioso pra saber o porque dessa diferença, já que nem procurando no google por alguma imagem dessa fonte com a etiqueta preta obtive sucesso (se alguem achar, poste aqui por favor). Será que esta é uma versão que 'não veio para o Brasil'? Quero dizer.. Será que veio contrabandeada de algum país em que a etiqueta da fonte é diferente? No adesivo tem mensagens escritas em diversas linguas (inglês, frances, alguma lingua oriental, espanhol...)

Se ficar difícil de vocês vizualizarem como é a fonte, me avisem que tiro uma foto e posto aqui.

Então pessoal.. alguem faz ideia do porque dessa diferença? Será que fui enganado?

EDIT:

Vejam nesta foto como é a minha fonte:

1001760rk3.th.jpg

Aqui o link pra foto do etiqueta da fonte do teste do cdh:

https://www.clubedohardware.com.br/fullimage.php?image=25747

Espero que alguem possa me ajudar.. estou ficando preocupado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

xSpy, quando você comprou a fonte?

A Zalman tem algumas fontes (850HP, por exemplo) que tem etiqueta com fundo preto, igual a sua.

Se você comprou recentemente, talvez a Zalman tenha trocado o padrão da etiqueta.

Na fan tem a etiqueta da Zalman? (todas fontes Zalman usam fans da própria marca)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

xSpy, quando você comprou a fonte?

A Zalman tem algumas fontes (850HP, por exemplo) que tem etiqueta com fundo preto, igual a sua.

Se você comprou recentemente, talvez a Zalman tenha trocado o padrão da etiqueta.

Na fan tem a etiqueta da Zalman? (todas fontes Zalman usam fans da própria marca)

Então, eu comprei a fonte no meio de 2008 (06/06/2008 para ser mais preciso). A loja me forneceu garantia de 36 meses. Não creio que dariam tal garantia pra um produto falsificado e também tenho a nota fiscal que comprova isso.

Sobre o padrão da etiqueta, pode até ser que tenha mudado (o atual é de fundo branco - que é o que se ve por aí em todas as fontes), mas o problema é que simplesmente não acho fontes com a etiqueta preta, como é a minha.

Vou dar uma olhada nas de 850W pra ver se é igual.

Tomara que minha fonte seja apenas um 'estoque antigo'. Mas a embalagem dela estava perfeita, com plastico bolha em tudo, com os velcros dentro, manual, etc, etc...

Sobre o fan, ele tem sim o adesivo da Zalman nele. Essa é uma das coisas que me faz crer que não é uma falsificação.

Obrigado pela resposta elpapa.

@EDIT:

Peço que vejam este link para ver como é a etiqueta da minha fonte mais de perto. É identica à da fonte de 850W da Zalman, com exceção dos valores, é claro.

http://www.anandtech.com/casecoolingpsus/showdoc.aspx?i=3343

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este modelo citado (460-APS)parece ser um modelo antigo, talvez quanto a especificação ATX(corrijam-me se estiver errado). Repare que a quantidade dos conectores são diferentes, quanto a distribuição da potência, ambas são iguais de acordo com o site.

Esquema da 460-APS

ZM460-APS_img5.gif

460B-APS

ZM460B-APS_img6.gif

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que você se enganou amigo...

A minha fonte é uma 460B-APS. Isso estava escrito na caixa, e também na etiqueta dela.

Se mais alguem puder dar alguma sugestão para que eu possa entender esse 'misterio' eu ficarei grato =)

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!