Introdução
Recentemente testamos o processador Ryzen 3 2200G, que tem como destaque o vídeo integrado Radeon Vega, e ficamos intrigados em relação à dependência do desempenho deste vídeo integrado com a velocidade da memória (RAM). Desta forma, refizemos os testes com a memória configurada em diferentes velocidades, de 2.400 a 3.200 MHz, bem como a diferença de canal simples e canal duplo, para medirmos a diferença de desempenho. Confira nossos resultados!
O Ryzen 3 2200G, juntamente com o Ryzen 5 2400G, são os primeiros processadores da série Ryzen com vídeo integrado Radeon Vega. As principais diferenças entre estes dois modelos são a presença da tecnologia SMT no Ryzen 5, o que faz com que ele ofereça oito threads, e o vídeo integrado que, no Ryzen 3 2200G tem oito unidades computacionais Radeon Vega, mas onze unidades computacionais no Ryzen 5 2400G. Ambos os processadores utilizam processo de fabricação de 14 nm, têm TDP de 65 W e são desbloqueados para overclock. O chip Vega 8 do Ryzen 3 2200G tem 512 núcleos de processamento e clock de até 1.100 MHz.
Como sabemos, em uma placa de vídeo "de verdade", a largura de banda de comunicação entre o chip gráfico e a memória de vídeo é um dos fatores que influenciam no desempenho: quanto maior a largura de banda (que depende do clock da memória e da quantidade de bits do barramento), maior o desempenho em jogos.
Em um sistema com vídeo integrado, o processador e o chip gráfico compartilham o mesmo barramento de comunicação com a memória (RAM) principal do computador, já que esta é também usada para armazenar informações de vídeo e desempenha o papel que, em placas de vídeo "avulsas", é executado pela memória de vídeo. Com isso, em teoria o desempenho do vídeo integrado depende, sim, da velocidade da memória do sistema. Assim, além do clock mais alto possível, é fundamental que a memória seja usada em dois canais (como nós já comprovamos), o que duplica a taxa máxima de transferência (largura de banda) entre memória e chip gráfico.
Além disso, no processador utilizado, o CCX (chip onde está o processador propriamente dito), o chip gráfico e os demais componentes (controlador de memória, e unidade de E/S) são interligados dentro do processador pelo barramento Infinity Fabric da AMD, e segundo o fabricante, na arquitetura Zen este barramento opera na mesma frequência das memórias.
Para verificarmos esses fatores, refizemos nossos testes no 3DMark e em alguns jogos, usando a memória configurada em 2.400 MHz, 2.666 MHz, 2.933 MHz (que é o clock máximo de memórias suportado oficialmente pelo processador) e 3.200 MHz, sempre em modo de dois canais. Repetimos os testes com a memória configurada em 2.666 MHz, mas em apenas um canal. Em todos os testes, quantidade de memória alocada para o vídeo foi fixada em 2 GiB.
Na Figura 1 vemos o processador Ryzen 3 2200G utilizados nos testes.
Figura 1: processador Ryzen 3 2200G
Na Figura 2 você confere as memórias Geil GEX416GB3200C16DC utilizadas nos testes. Trata-se de um kit 2 x 8 GiB, DDR4-25600, latências 16-16-16-36. As latências foram fixadas nestes valores em todos os testes.
Figura 2: memórias utilizadas
Respostas recomendadas