Ir ao conteúdo

Teste da Placa de Rede Killer Xeno Pro da EVGA


Teste da Placa de Rede Killer Xeno Pro da EVGA

Introdução

Quem já não gritou “droga de internet” quando a conexão atrapalhou uma boa partida online? Não importa a potência do computador, tem horas que o lag (o atraso na comunicação entre um PC e um servidor, por exemplo) é inevitável e mata qualquer diversão. Para tentar minimizar esses percalços, a BigFoot Networks está lançando a Killer Xeno Pro, uma placa de rede comercializada pela EVGA que assume as tarefas daquela integrada à placa-mãe de um PC e retira do Windows o gerenciamento da conexão, otimizando a banda para jogos online. A operação é um pouco mais complexa, mas a intenção desse teste é se, realmente, ela cumpre o que promete.

Killer Zeno Pro
Figura 1: A Killer Xeno Pro.

A Killer Xeno Pro, em si, é uma placa de rede PCI Express x1 com entrada para o cabo de rede, uma porta USB 2.0 e conexões de áudio e microfone. Tem um processador PowerPC de 400 MHz com 128 MB de DDR2 RAM. A instalação é facílima: basta plugar em um slot PCI Express vago na placa-mãe, desabilitar a placa de rede onboard (pelo Painel de Controle ou pelo setup da placa-mãe) e instalar o driver para que a Killer Xeno Pro assuma o controle do gerenciamento da rede na máquina.

Killer Zeno Pro
Figura 2: Conexões.

Killer Zeno Pro
Figura 3: Conectada na máquina.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Bom , acho que poderiam ser acrescentados testes dentro de uma mesma rede, com jogos como por exemplo counter strike, que costuma dar alguns "lags" mesmo quando os pcs são separados mesmo só pelo cabo de rede e o switch.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa se mostra uma boa solução para usuários leigos, mais para usuários avançados o melhor mesmo é usar um roteador com QoS e fazer um esquema de prioridade para todas a rede é não só para o computador que você está usando pois outro computador pode "tirar" a sua rede e nesse caso essa placa não vai poder fazer nada.

Edit: Seria QoS com HTB ou CBQ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pior coisa dela (no Brasil) é o seu preço, pois acho que niguem vai ser louco o suficiente para gastar R$500,00 em uma placa dessa! eu até compraria com um preço de até R$100,00 porque realizo muito download e upload de arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o preço da placa é alto devido a já vir com processador e memória embutidos, mas realmente o baixo ganho de performance na rede não justifica o investimento, exceto se o cara for jogador profissional e estiver precisando desses fps a mais ou menos lag.

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O plaquinha ruim 400mhz de processador,memorias de 128mb ddr ,acho que é mais voltada pra vitualização,ou computação nas nuvens.

Não preciso de uma dessas ,minha net é de 20mb (dois modens de 10mb),mas a net no brasil já começa a melhorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Acho que o preço da placa é alto devido a já vir com processador e memória embutidos, mas realmente o baixo ganho de performance na rede não justifica o investimento, exceto se o cara for jogador profissional e estiver precisando desses fps a mais ou menos lag.

[]s!

Na verdade o ganho não é baixo, se considerarmos que todo o processamento passa à ser executado no processador da placa. E ainda tem o fato de aliviar o desempenho perdido pela pilha de protocolos (do sitema operacional), uma vez que isso reflete em ganhos em termos de velocidade (banda) e latência (perda de pacotes, retransmissão).
coisa mais inutil aqui com 500 você muda sua banda de 3M pra 6M aqui em SP e aumenta uns 40 reais 40x12meses=480 resolvido o problema por 1 ano.
Eu não diria inútil. Se a própria placa testada pelo Clube do Hardware fosse tão inútil assim, por que se dariam no trabalho de testá-la?;)

Acho amigo, que você tem conceito ainda por esclarecer: maior velocidade em banda não significa que seu ping (latência) será menor ou maior. Uma coisa é você ter 20Mb e outra coisa totalmente diferente é você ter ping no CS On-Line de 20~30ms.:cool:

será que essa placa de rede tem desempenho melhor que as rede onboard das placa mãe asus da série rog?tipo a minha asus maximus II formula
Como já foi mostrado e testado no blog, sim, a placa tem desempenho melhor que qualquer placa de rede on-board, uma vez que todo o processamento, realocação e encaminhamento de pacotes é tratado de forma, digamos, exclusiva.:D
O plaquinha ruim 400mhz de processador' date='memorias de 128mb ddr ,acho que é mais voltada pra vitualização,ou computação nas nuvens.[/quote']Voltamos ao ponto anterior: ruim por que? Você chegou ao menos à pesar qual o propósito dela? Lembre-se, ela não é uma HD4890, é e sempre será uma placa de rede!:huh:
Não preciso de uma dessas ' date='minha net é de 20mb (dois modens de 10mb),mas a net no brasil já começa a melhorar.[/quote']Bom pra você ter 20Mb, mas de nada adianta ter tanta banda se a latência nos roteadores de borda e de núcleo e o tráfego estiver retido/engargalado no backbone da sua operadora; o resultado será sempre o mesmo: latência alta, perda de pacotes, retransmissão, time-out.... coisas que independem de largura de banda.

Pessoal: não confundam...... latência (ping) é uma coisa que existe independente de banda. Seu eu tenho 2Mb e fulano tem 20Mb nada pode garantir que o ping (latência) seja menor que o meu. Banda é banda: Latência é latência.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spider, parabéns pelo comentário, eu ia comentar exatamente a mesma coisa :lol:

É uma placa realmente boa, só o que mata mesmo é o preço.

Agradeço por terem testado essa placa, eu ja havia visto ela faz um tempo, queria muito saber se ela era realmente boa mesmo não tendo condições de comprar hehehe. Creio que para enthusiastas essa placa é um prato cheio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

spider desculpe se fui grosseiro, mas mesmo assim acho essa placa inutil.

pelo que vçs testaram ela no TF2 e WoW ganhar 5/6 fps com um Down de 500MB e ficar nos 200ms no WoW ficou igual onboard mas teve ganho de 10ms fazendo um Down.

Isso é muito pouco para um produto que custa 520 reais.

A unica vantagem dessa placa pelo que li é jogar e fazer um download ao mesmo tempo so isso.

conclusão de vçs mesmos:

Pontos Fracos

Melhora não é significativa a ponto de justificar o investimento (tradução: péssima relação custo/benefício)

Não é interessante para o jogador casual

Não vai melhorar uma conexão ruim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha visto outros testes do modelo mais antigo dessa placa (slot pci), agora eu me lembrei aode ví o teste. Pra quem quiser ver : http://gear.ign.com/articles/729/729557p2.html

Uns meses atrás eu vi alguma coisa sobre esse modelo mais antigo em algum site e resolvi pesquisar porque as promessas do fabricante eram tantas que me fez pensar "se é tão bom assim, porque eu nunca ouvi falar disso?"

Pesquisei vários sites e fóruns e todo mundo chegava a mesma conclusão: não vale a pena pelo custo benefício. Eles teriam que jogar o preço pra 1/3 do que é pra começar a valer a pena.

Eu tenho saudade das placas de modem offboard, que sempre foram muito melhores que os winmodem que as substituíram. Mas na época a diferença de preço era tão brutal e a maioria das pessoas só usava internet pra acessar páginas a toa mesmo, então a febre de tirar qualquer processamento de placas que fazem acesso a internet se alastrou de modo irreversível.

Essa placa tenta mudar isso, mas os fabricantes a supervalorizam por demais. Além do mais, essa história de ter processador e memória fazendo com que seja possível criar verdadeiros aplicativos pra serem rodados na placa já existe desde que ela foi lançada pela primeira vez, vários anos atrás. Pergunta quantos aplicativos foram desenvolvidos desde então? Quase nenhum. Na época que pesquisei tinham 2 ou 3 que vingaram, e mesmo assim não serviam pra grandes coisas.

A verdade é que nem os gamers hardcore são bobos o suficiente pra gastar tanto dinheiro por tão pouco ganho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma iniciativa interessante, mas fiquei curioso sobre uma coisa: como a placa consegue melhora a latência?

As placas de rede onboard deixam todo o processamento por conta do sistema operacional, elas servem apenas para encaminhar os dados recebidos em sua forma crua. Daí acontecem três coisas:

1 - o sistema operacional utiliza a CPU do PC. Portanto, para processar os dados que chegam da rede ele fará isso utilizando-se também da CPU. Isso gera mais carga na CPU, afetando, por exemplo, os FPS dos jogos que estarão em execução.

2 - a CPU tem mais o que fazer, várias coisas sendo executadas nela enquanto o SO tenta executar mais uma coisa: o processamento dos dados da rede. Daí não só existe o tempo para os pacotes remotos chegarem no seu PC, como também existe o tempo em que esses pacotes esperarão a vez de serem processados e devolvidos para o SO dizer o que fazer com eles.

3 - o SO também tem mais o que fazer. Sistemas operacionais não são desenvolvidos tendo como foco principal o gerenciamento do tráfego de rede, e nem deveriam ser assim. Dessa forma, o processamento dos dados não só estará competindo pela prioridade na CPU, como também estará competindo pela prioridade do SO. Como o SO não pode perder muito tempo só em dados de rede, já que tem várias outras coisas sendo gerenciadas simultaneamente, ele também não pode ficar dando um tratamento muito qualificado pra esses dados.

A placa age nestes pontos assim:

1 - como tem processador e memória próprios, a placa faz todo o processamento em si mesma e o que ela dá para o SO é o dado limpo, sem necessidade nenhuma de processamento adicional. Com isso libera a CPU dessa função e deixa mais tempo de processamento para o que tiver sendo executado. Ou seja, mais FPS em jogos.

2 - como o processamento é feito de maneira dedicada na placa de rede, ele não compete com nada mais e é feito imediatamente. Ou seja, não há tempo de espera para ser processado. Com isso a informação chega ao seu jogo mais rápido, diminuindo a latência (que é o tempo de espera total até o pacote chegar ao jogo).

3 - a placa foi feita só pra gerenciar e processar pacotes, ou seja, é sua função específica e dedicada. Logo ela faz isso de maneira mais eficiente que os SOs, podendo dar plena prioridade a alguns aplicativos (jogos, por exemplo), fazendo com que pacotes de outros aplicativos esperem até que aqueles sejam processador e entregues primeiro, além de dedicar largura de banda suficiente para que os pacotes dos aplicativos prioritários não sofram gargalo na competição com os outros pacotes. Ou seja, mais ganho na latência por diminuir a competição de banda e ter um gerenciamento mais rápido e eficiente dos pacotes dos jogos, por exemplo.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, a explicação tá excelente, bem clara e precisa.

Me levou a concluir que no meu caso, talvez essa placa fosse realmente desnecessária.

Essa placa é um contra-senso, pois quem realmente precisa dela e vai sentir efeitos significativos é quem tem PCs com reduzida capacidade de processamento (logo o impacto do processamento de rede pelo SO é maior). Só que pelo preço dela, quem pode comprá-la não vai ter um PC de capacidade baixa.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ssa placa tenta mudar isso, mas os fabricantes a supervalorizam por demais. Além do mais, essa história de ter processador e memória fazendo com que seja possível criar verdadeiros aplicativos pra serem rodados na placa já existe desde que ela foi lançada pela primeira vez, vários anos atrás. Pergunta quantos aplicativos foram desenvolvidos desde então? Quase nenhum. Na época que pesquisei tinham 2 ou 3 que vingaram, e mesmo assim não serviam pra grandes coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu tenho muito pouco conhecimento técnico na área de redes, por isso peço perdão se estiver falando besteira, mas penso uma coisa: Acho mesmo que o grande vilão da história é o sistema operacional, pois as CPU's que possuimos hoje em dia tem uma potência absurda se comparada com as que tínhamos na época em que as placas de rede tinham um processador dedicado, penso que certamente dão conta do trabalho com o pé nas costas, mesmo que isso custe um ou quatro frames do jogo que está sendo executado, o que pra maioria das pessoas não importaria se o ping estivesse dentro de um limite aceitável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como visto no teste feito na placa de rede da EVGA, o teste foi feito no programa FRAPS, que o unico intuito do mesmo é mostrar a quantidade de quadros por segundo de determinado programa. Ele nao serve pra medir ping, que é o proposito da placa. Eu tentei diversas vezes tocar nesse assunto no forum e fui alertado por MP pra nao continuar postando, mas acho que tenho liberdade suficiente pra vir aqui e falar disso. O teste é errôneo e deveria ter sido usado um programa pra medir PING, e nao FPS. Pra usuarios leigos isso passa batido, mas qualquer um com experiencia qualquer em redes ou jogos, sabe que o Fraps nao mede ping e que FPS nao influencia em PING, nem vice-versa.

Solicito que o proprio Gabriel Torres me responda se poderia fazer o teste com um programa apropriado, ou que responda de onde tirou a informaçao de que FPS variam de acordo com o PING, pois isso não existe e garanto que a EVGA nao faria uma placa com tantos componentes e com um preço tão alto, se não tivesse no mínimo um resultado satisfatorio EM PING.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1727

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!