Introdução
A AsRock é uma marca de placas-mães criada recentemente pela ASUS para a fabricação de placas-mães de baixo custo. É mais ou menos a mesma divisão que a ECS tem com a PCChips (a ECS é a dona da PCChips, sendo que a ECS normalmente comercializa sob sua marca placas-mães com uma qualidade um pouco melhor). Na caixa de algumas placas-mães da AsRock há escrito "MoBoStar" e algumas pessoas poderão equivocadamente achar que essa é a sua marca.
No caso da M810LMR da AsRock, a principal advertência que todos devem ter é que essa placa-mãe não tem nada a ver com a famosa M810 da PCChips. O pessoal da AsRock resolveu usar o mesmo nome em sua placa para concorrer diretamente com a placa-mãe da PCChips. Mais explícito do que isso impossível. Portanto, tome muito cuidado, pois além da M810 da PCChips temos também a M810 da AsRock.
Aliás, a confusão de nomes começou com a própria PCChips, que usa o nome M810 indiscriminadamente para uma série de placas-mães soquete A com recursos diferentes. Dentre todos os modelos de M810 da PCChips atualmente disponíveis no mercado, acreditamos que o modelo que concorre diretamente com a M810LMR da AsRock é a M810 v. 7.1A, que tem, como a placa da AsRock, dois soquetes DIMM, aceitando memórias PC133.
Estávamos curiosíssimos a respeito dessa placa-mãe, a principal concorrente da placa-mãe para processadores AMD mais vendida no mercado. Ela é boa? Quais são os seus recursos? Como é ela comparada a M810? Qual das M810 é a melhor, a da AsRock ou a da PCChips? Respondemos essas e muitas outras perguntas em nossos testes com essa placa-mãe.
Figura 1: Placa-mãe AsRock M810LMR.
Figura 2: Placa-mãe PCChips M810 v. 7.1A.
Há algumas diferenças básicas entre a M810 da AsRock e a M810 da PCChips além da cor (a placa da AsRock é verde e a da PCChips é vermelha; isso poderá ajudá-lo a diferenciar essas duas placas). A M810LMR da AsRock utiliza o chipset VIA ProSavage KL133A (VT8364A), que tem vídeo on-board integrado ao chipset desenvolvido pela S3. Já a M810 v. 7.1A usa o chipset SiS 730S. A grande vantagem da placa-mãe da PCChips para a placa-mãe da AsRock é que a placa da PCChips possui um slot AGP 4x, recurso não disponível na placa da AsRock. Isto é, se você quiser fazer um upgrade do vídeo on-board para uma placa de vídeo "de verdade", você terá de conseguir uma placa de vídeo PCI, cada vez mais rara hoje em dia. Ponto para a PCChips.
Mas devemos nos lembrar também que há modelos da M810 da PCChips, em especial a M810 v. 5.2 A, que não têm slot AGP também. No caso específico da M810 v. 5.2 A, ela tem ainda dois soquetes DDR-DIMM (além dos dois soquetes DIMM) e três slots PCI (e não apenas dois), recursos não disponíveis na M810 v. 7.1 A da PCChips nem na M810LMR da AsRock.
Como dissemos, tanto a M810 v. 7.1 A quanto a M810LMR da AsRock possuem dois soquetes DIMM, aceitando até 1 GB de memória PC133, e dois slots PCI.
A placa-mãe da AsRock vem com um modem AMR. Um detalhe importante é que não há uma porta serial soldada diretamente sobre a placa-mãe. O conector DB9 macho da COM1 vem preso no modem AMR. Por sorte o plugue da porta serial fica ao lado do slot AMR (isso não ocorre em outro modelo da AsRock para Pentium 4, a M266A, onde o plugue da porta serial fica do outro lado da placa-mãe e o cabo cruza a placa-mãe de ponta a ponta, atrapalhando a instalação de placas nos slots PCI).
Figura 3: Modem AMR da AsRock M810LMR.
Figura 4: Modem AMR instalado na AsRock M810LMR. O cabo da porta serial não atrapalha.
Além do vídeo on-board e do modem on-board AMR, a AsRock M810LMR tem som on-board de dois canais (chip VIA VT1612A, o mesmo da M810 da PCChips) e rede on-board (chip VIA VT6105). As portas IDE da M810LMR da AsRock são ATA-100, o mesmo ocorrendo com as placas M810 da PCChips.
A M810LMR da AsRock tem ainda algumas peculiaridades que merecem ser destacadas. Primeiro, para entrar em seu setup é necessário pressionar F2 e não Del como na maioria das placas, e isso pode confundir os técnicos e usuários desavisados. Segundo, essa placa apresenta uma mensagem de erro se você instalar um dispositivo sozinho em uma porta IDE como slave (muito comum de ocorrer na instalação da unidade de CD-ROM). E, terceiro, como veremos em nossos testes, essa placa-mãe tem configurações de overclock, recurso não disponível nas M810 da PCChips.
O driver que veio no CD-ROM dessa placa era o 4.13.01.3060, que estava desatualizado. A versão mais nova, que baixamos no site da VIA foi a 4.14.10.0004-13.01.03. Recomendamos que se você comprar uma placa-mãe dessas você atualize os drivers de vídeo. O link direto é o seguinte: http://ranger.s3graphics.com/viaarena/370drv. Publicamos esse link porque ele é realmente complicado de ser encontrado dentro do site da VIA.
Antes de irmos aos testes, vamos dar uma recapitulada em todos os recursos que essa placa-mãe possui.
Respostas recomendadas