

Periféricos on-board
O chipset Intel Z490 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou hub controlador de plataforma). Esse chip oferece seis portas SATA-600 controladas pelo chipset, suportando RAID (0, 1, 5 e 10). A placa-mãe traz estas seis portas SATA, mais duas portas SATA-600 geradas por um chip ASMedia ASM1061.
Todas as portas SATA são instaladas na extremidade da placa-mãe e rotacionadas em 90 graus, de forma que a instalação de placas de vídeo não as bloqueie.
Figura 5: as portas SATA-600
O chipset Intel Z490 suporta 14 portas USB 2.0, dez portas USB 3.2, sendo até seis delas padrão USB 3.2 geração 2 (as restantes são padrão USB 3.2 geração 1). A ASRock Z490 PG Velocita oferece quatro portas USB 2.0, disponíveis em dois conectores localizados na placa-mãe. Há oito portas USB 3.2 geração 1, sendo quatro delas no painel traseiro e quatro disponíveis em dois conectores (utilizando um divisor ASMedia ASM1074). Há ainda três portas USB 3.2 geração 2, duas no painel traseiro (uma tipo C e uma tipo A) e uma localizada em um conector na placa-mãe, todas controladas pelo chipset.
Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1, gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC1220, que oferece uma relação sinal/ruído de 120 dB para as saídas analógicas e 108 dB para as entradas analógicas, resolução de 32 bits e taxa de amostragem de 192 kHz. Trata-se de um codec topo de linha e essas especificações são excepcionais até mesmo para o usuário que pretende trabalhar profissionalmente capturando e editando áudio analógico. Além disso, o circuito de áudio utiliza um amplificador para fones de ouvido TI NE5532.
As saídas de áudio analógico são independentes e banhadas a ouro, e a placa-mãe também vem com uma saída SPDIF óptica.
A seção de áudio da placa-mãe é fisicamente separada do resto da placa para diminuir o nível de ruído e ajudar com que o codec atinja a sua relação sinal-ruído teórica. Na Figura 6, podemos ver o circuito de áudio da placa-mãe.
Figura 6: placa de rede sem fio
A placa-mãe analisada traz uma porta Ethernet 2.5G, controlada por um chip Realtek RTL8125BG. Este tipo de porta pode oferecer uma taxa de transferência de até 2.500 Mbit/s, 2,5 vezes superior à da tradicional porta Gigabit Ethernet, mas esta velocidade só será alcançada se o seu computador estiver conectado a um switch compatível com este novo padrão, o que ainda é muito difícil de se encontrar.
Além disso, ainda há uma porta Gigabit Ethernet, controlada por um chip Intel I219V.
Na Figura 7, podemos ver o painel traseiro da placa-mãe, que traz o espelho traseiro incorporado. Aqui vemos uma saída DisplayPort, uma saída HDMI, conector PS/2 compartilhado para teclado ou mouse, quatro portas USB 3.2 geração 1, uma porta Ethernet 2.5G, uma porta Gigabit Ethernet, duas portas USB 3.2 geração 2 (uma tipo A e uma tipo C), as aberturas para instalação das antenas Wi-Fi (que não acompanham a placa-mãe), saída SPDIF óptica e os conectores de áudio analógico.
Figura 7: painel traseiro
Respostas recomendadas