

Conclusões
Primeiramente, é interessante comentar sobre o novo ecossistema da Intel que chega ao mercado. Um novo soquete, novas placas-mãe e novos processadores, rotulados como Core i de décima geração. Porém, infelizmente, não se viu novas tecnologias, apenas uma evolução da mesma arquitetura presente há várias gerações. A principal novidade é o número de núcleos em cada família de processadores (Core i9 com dez núcleos, Core i7 com oito, Core i5 com seis, Core i3 com quatro e Pentium e Celeron com dois) e o fato de todos eles (exceto o Celeron) trazerem a tecnologia Hyper-Threading, que faz com o que o número de threads seja o dobro no número de núcleos.
Assim, ver processadores de entrada como o Core i3 com uma configuração de quatro núcleos e oito threads, similar ao que, há três anos, era visto nos modelos topo de linha como o Core i7-7700K, é excelente.
Quanto à ASRock Z490 PG Velocita, trata-se de uma excelente placa, trazendo quase todos os recursos que se espera de uma boa placa-mãe. O único ponto onde ela fica devendo é no número de slots PCI Express x16, o que deve afetar apenas quem precisa utilizar uma quantidade maior de placas de vídeo ou de SSDs que utilizem formato de placa de expansão.
Também sentimos falta de ela já vir com uma interface de rede sem fio instalada, mas isso pode ser encarado como uma vantagem por pessoas que não utilizam este tipo de conexão, já que não vão estar pagando por algo que não vão utilizar.
O maior destaque da placa-mãe é o cooler ativo (isto é, com ventoinhas) para o circuito regulador de tensão. Para processadores "famintos" (os modelos topo de linha dessa nova geração têm TDP de 125 W), isto deve fazer uma grande diferença para permitir extrair o máximo de desempenho possível.
Outros destaques são o circuito de áudio topo de linha, o regulador de tensão, o mostrador de código de erro de POST, a porta de rede de 2,5 Gbit/s, os botões liga/desliga e reset e a iluminação RGB.
Assim, se você está procurando uma placa-mãe para montar um PC de ponta baseado em um Core i7 ou Core i9 de décima geração, para trabalho ou jogos, a ASRock Z490 PG Velocita é uma excelente escolha.
Respostas recomendadas