Slots
Uma das principais novidades dos processadores soquete LGA1156 é a presença de um controlador PCI Express 2.0 integrado no processador. Este controlador suporta uma conexão x16 ou duas conexões x8. A MSI P55A-GD65 tem dois slots PCI Express x16 usando esta configuração. Eles suportam CrossFireX, mas não SLI. Lembre-se que o suporte ao modo SLI em placas-mães baseadas no chipset P55 dependerá se o fabricante licenciou ou não esta tecnologia da NVIDIA.
Os outros slots PCI Express são controlados pelo chipset, que tem um total de oito pistas PCI Express x1. Um detalhe importante é que a MSI incluiu um chip chaveador PCI Express PLX PEX8608 nesta placa-mãe (veja este chip próximo ao slot PCI Express x1 preto na Figura 2), que adiciona mais oito pistas PCI Express x1. A presença deste chip permite a você instalar duas placas de vídeo topo de linha, discos rígidos SATA-600 e dispositivos USB 3.0 e usá-los ao mesmo tempo sem qualquer prejuízo no desempenho. Em placas-mães sem este chip o desempenho pode cair nessa circunstância, já que o chipset não tem pistas PCI Express suficientes para conectar todos esses dispositivos ao mesmo tempo mantendo o desempenho máximo.
Esta placa-mãe tem dois slots PCI Express x1 e dois slots PCI. O modelo antigo P55-GD65 tem um slot PCI Express x4, mas a principal diferença entre essas duas placas-mãe é a disposição dos slots. Como você pode ver na Figura 2, a MSI colocou os slots PCI entre os dois slots PCI Express x16. Na P55-GD65 original você automaticamente “mata” um dos slots PCI Express x1 se instalar uma placa de vídeo de dois slots no primeiro slot PCI Express x16, coisa que não acontece com esta placa-mãe.
A configuração de slot usada na P55A-GD65 é idêntica à da P55-GD85. A única diferença entre as duas aqui é que a GD85 suporta SLI, enquanto a GD65, não.
Figura 2: Slots
Respostas recomendadas