Periféricos on-board
O chipset AMD X470 é uma solução de chip único. Ele oferece oito portas SATA-600, suportando RAID (0, 1 e 10). A X470 GAMING M7 AC traz seis destas portas.
As portas SATA são instaladas na borda da placa-mãe, conforme podemos ver na Figura 6, rotacionadas em 90 graus, de forma que não sejam bloqueadas por placas de vídeo.
Figura 6: as seis portas SATA-600 controladas pelo chipset
O chipset AMD X370 suporta seis portas USB 2.0, seis portas USB 3.0 (também chamadas de USB 3.1 Geração 1) e duas portas USB 3.1 Geração 2. Há ainda quatro portas USB 3.0 controladas diretamente pelo processador.
A MSI X470 GAMING M7 AC oferece seis portas USB 2.0, duas no painel traseiro e quatro disponíveis através de dois conectores localizados na placa-mãe. Ela também oferece oito portas USB 3.0, quatro no painel traseiro da placa-mãe (controladas pelo processador) e quatro disponíveis através de dois conectores na placa-mãe (controladas pelo chipset). Ainda há três portas USB 3.1, duas no painel traseiro controladas pelo chipset (uma tipo A e uma tipo C) e uma disponível através de um conector na placa-mãe, controlada por um chip ASMedia ASM1143.
A MSI X470 GAMING M7 AC não suporta portas FireWire nem Thunderbolt.
Esta placa-mãe traz um circuito de áudio topo de linha. Ela utiliza um codec Realtek ALC1220, que fornece áudio 7.1 com relação sinal/ruído de 120 dBA nas saídas analógicas, até 114 dB para as entradas analógicas, resolução de 32 bits e taxa de amostragem de 192 kHz. Toda a seção de áudio é fisicamente separada dos outros circuitos, o que reduz a interferência e ajuda o circuito de áudio a atingir suas relações sinal/ruído nominais. Os capacitores desse circuito são japoneses da fabricante Chemi-con, as saídas de áudio são independentes e a placa-mãe também vem com saídas de áudio SPDIF óptica. Além disso, há um amplificador específico para fones de ouvido.
A Figura 7 mostra a seção de áudio da placa-mãe.
Figura 7: circuito de áudio da placa-mãe
A placa-mãe analisada tem uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Killer E2500.
Na Figura 8 podemos ver o painel traseiro da placa-mãe, com um botão "clear CMOS" e um "BIOS Flashback", um conector PS/2 para teclado ou mouse, duas portas USB 2.0, duas portas USB 3.0, os conectores para antenas de rede sem fio, mais duas portas USB 3.0, uma porta Gigabit Ethernet, duas portas USB 3.1 (uma tipo A e uma tipo C), saída SPDIF e conectores de áudio analógico.
Note que esta placa-mãe não possui saídas de vídeo, de forma que se você utilizar um dos processadores soquete AM4 com vídeo integrado, este recurso não estará disponível.
Figura 8: painel traseiro da placa-mãe
Respostas recomendadas