Introdução
Demos uma olhada no novo representante da família de processadores de baixo custo da Intel: o Celeron Dual Core E1200. Trata-se do primeiro processador Celeron com dois núcleos de processamento. Fizemos também testes simples de desempenho para compará-lo com o Celeron 420, que tem apenas um núcleo mas todas as outras características idênticas.
Figura 1: O Celeron Dual Core E1200 na caixa.
Há alguns meses publicamos um artigo sobre o Celeron 420, que era então um (discreto) lançamento da Intel, sendo o primeiro processador da linha Celeron baseado na microarquitetura Core, mais especificamente sendo um Core 2 Duo com apenas um núcleo de processamento e memória cache de apenas 512 KB, em vez dos 2 MB (ou mais) dos processadores Core 2 Duo. Hoje em dia esse processador é amplamente encontrado no mercado, equipando a maior parte dos computadores de baixo custo.
Agora o mais recente lançamento (também discreto) da Intel é o processador Celeron Dual Core E1200.
Figura 2: Etiqueta com especificações.
Por enquanto o único representante dessa nova família é o modelo E1200, com clock de 1,6 GHz, mas é provável que logo surjam versões de 1,8 GHz e 2,0 GHz. O clock do barramento externo (FSB) é o mesmo usado pelos outros processadores de baixo custo atuais da Intel, 200 MHz (800 MHz QDR). O núcleo usado pelo E1200 é o Conroe, o mesmo dos primeiros modelos do Core 2 Duo e Pentium Dual Core.
Assim como os outros processadores com características semelhantes (arquitetura core, baixo clock e barramento de 800 MHz) o Celeron Dual Core E1200 parece ter um enorme potencial de overclock. Infelizmente não pudemos testá-lo em uma placa-mãe com boa capacidade de overclock, onde possivelmente (pelos relatos de overclock nos outros processadores semelhantes) poderíamos conseguir um overclock de até 100% (3,2 GHz) ou mais. Usando uma placa-mãe com poucos recursos, colocamos ele com barramento externo de 1.066 MHz QDR, com um clock interno de 2,13 GHz.
Figura 3: Celeron E1200 de perto.
Respostas recomendadas