

Conclusões
Obviamente, ninguém espera um grande poder de processamento de um processador da faixa dos US$ 40 (que custa no Brasil menos de R$ 200). Porém, algumas perguntas ficavam no ar: o Celeron G3930 seria uma boa opção para um computador doméstico de baixo custo, rodando jogos esporadicamente? Será que ele é mais lento do que o A8-9600 da AMD, que custa quase o dobro? Ele poderia ser uma boa compra em alguma situação?
Quanto à primeira pergunta, se ele possibilita rodar jogos leves, a resposta é: pode ser. Nossos testes mostraram que seu vídeo integrado é muito fraco, mas se você instalar uma placa de vídeo "de verdade", ele consegue levar a maioria dos jogos com um desempenho "jogável". Porém, não há como recomendarmos este processador para jogos, já que um modelo um pouco mais caro como o Pentium G4600 apresenta um desempenho muito superior. Assim, se o seu objetivo é jogar, invista mais um pouco e compre um processador mais potente.
Comparado ao A8-9600, vemos que o Celeron G3930 é mais rápido em algumas tarefas e mais lento em outras. Isto é uma grande coisa, se considerarmos que ele custa quase a metade.
E, finalmente, ele pode ser uma boa opção em algum caso? Seu principal ponto forte é o baixo custo e, em situações onde a economia é mais importante do que o desempenho, ele é uma boa opção a ser considerada, desde que ele também seja utilizado em conjunto com uma placa-mãe de baixo custo, como esta, por exemplo.
Respostas recomendadas