

Conclusões
Assim como nós já comentamos no teste do Core i7-8700K, a Intel corrigiu em seus processadores Core i de oitava geração a principal limitação das gerações anteriores: o menor número de núcleos, quando comparados aos seus rivais da AMD.
Os processadores Core i5 são há muito tempo algumas das melhores opções para quem quer um computador para trabalho ou jogos, com foco na relação custo/benefício. Agora, com a nova família Core i5 trazendo seis núcleos físicos, e não mais quatro, o Core i5-8400 ficou muito mais rápido do que seu antecessor, o Core i5-7400, em tarefas profissionais e de processamento de imagem e vídeo, também melhorando o seu desempenho em jogos.
Comparado ao seu concorrente direto, o Ryzen 5 1500X, o Core i5-8400 continua mais rápido em jogos (como seu antecessor já era), mas agora os núcleos extras fizeram a diferença e tornaram-no também mais rápido em aplicações que utilizam todos os núcleos da máquina, como codificação de vídeo e renderização de imagens.
Mas nossa principal conclusão neste teste foi, de certa forma, uma surpresa: em todos os nossos testes com jogos, o Core i5-8400 manteve um desempenho muito semelhante ao do Core i7-7700K e mesmo ao do Core i7-8700K. Isso nos leva a concluir que o Core i5-8400 é uma opção melhor para jogos do que os Core i7, já que apresenta desempenho equivalente mesmo custando cerca da metade.
Respostas recomendadas