Índice
Índice
Introdução
Testamos o novo processador topo de linha de quinta geração da linha Core i da Intel: o Core i7-5775C, que tem quatro núcleos físicos (mais quatro núcleos virtuais graças à tecnologia Hyper-Threading) rodando a 3,3 GHz com clock turbo de 3,7 GHz, é fabricado com litografia de 14 nm e vem com motor gráfico Iris Pro 6200. Vamos ver se ele é superior ao Core i7-4770K.
A quinta geração dos processadores Core i da Intel é chamada de “Broadwell” e é basicamente uma versão de 14 nm dos modelos “Haswell” (quarta geração). O interessante é que a maioria dos processadores desta geração lançados no mercado são modelos para notebooks ou para computadores ultra-compactos (como o NUC); apenas dois modelos para computadores de mesa foram lançados até agora, e especula-se que não sejam lançados outros modelos, já que os Core i de sexta geração (“Skylake”) foram lançados quase simultaneamente. Os modelos de quinta geração para computadores de mesa lançados até agora são o Core i5-5675C (quatro núcleos, 3,1 GHz, clock turbo de 3,6 GHz) e o Core i7-5775C (quatro núcleos com HT, 3,3 GHz, clock turbo de 3,7 GHz).
A principal diferença em relação aos modelos da geração anterior é, além da tecnologia de fabricação de 14 nm, a presença do motor gráfico Iris Pro 6200, que tem suporte a DirectX 11.2, 48 unidades de execução (contra apenas 20 do motor gráfico HD 4600 presente na maior parte dos processadores Haswell) e uma memória de 128 MiB que funciona como cache para o motor gráfico (em algumas bibliografias, essa memória é listada como cache L4 do processador).
Além disso, há várias pequenas otimizações. Para saber mais sobre estes processadores, leia nosso tutorial “Por dentro da microarquitetura Intel Broadwell”.
Nós optamos por fazer os testes utilizando uma placa de vídeo intermediária/topo de linha, com o vídeo integrado desabilitado. Isso porque consideramos que o Core i7-5775C, sendo um processador topo de linha para computadores de mesa, será utilizado na maioria das vezes com uma placa de vídeo “de verdade”; a maioria dos usuários que procura um processador nessa faixa de preço prefere não utilizar o vídeo integrado. Porém, também rodamos um teste específico com o vídeo integrado.
A Figura 1 revela o processador Core i7-5775C que utilizamos em nossos testes.
Figura 1: o processador Core i7-5775C
Nós comparamos o desempenho do Core i7-5775C ao de um dos seus antecessores de quarta geração, o Core i7-4770K. Também incluímos no comparativo o FX-9590, que é no momento o processador mais rápido da AMD, embora ele não seja um concorrente direto do Core i7-5775C, por estar em outra faixa de preço.
Figura 2: o FX-9590 (esquerda), o Core i7-5775C (centro) e o Core i7-4770K (direita)
Vamos comparar as principais especificações dos processadores testados na próxima página.
Respostas recomendadas