

Desempenho em programas
Cinebench R15
Já o Cinebench R15 é baseado no software Cinema 4D. Ele é muito útil para medir o ganho de desempenho obtido pela presença de vários núcleos de processamento ao renderizar imagens 3D pesadas. Renderização é uma área onde ter um maior número de núcleos de processamento ajuda bastante, pois normalmente esse tipo de software reconhece vários processadores (o Cinebench R15, por exemplo, reconhece e utiliza até 256 núcleos de processamento).
Já que nós estamos interessados em medir o desempenho de renderização, nós rodamos o teste CPU, que renderiza uma imagem “pesada” utilizando todos os processadores ou “núcleos” – tanto reais quanto virtuais – para acelerar o processo. O resultado é dado como uma pontuação.
Aqui o Ryzen 5 1600X foi 77% mais rápido do que o Core i5-7600K.
CPU-Z
O famoso programa de identificação de hardware CPU-Z vem com uma ferramenta simples de medição de desempenho, utilizando apenas um núcleo e também todos os núcleos disponíveis.
No teste que mede o desempenho de apenas um núcleo, ambos os processadores ficaram empatados.
Já no teste que utiliza todos os núcleos disponíveis, o Ryzen 5 1600X foi 18% mais rápido do que o Core i5-7600K.
Handbrake
O HandBrake é um programa de conversão de vídeo de código aberto. Nós convertemos um vídeo .mov de seis minutos em resolução Full HD em um arquivo .MP4, utilizando o perfil de saída “Fast 1080p30”.
Os resultados estão em segundos, de forma que valores mais baixos são melhores.
No Handbrake, o Ryzen 5 1600X foi 59% mais rápido do que o Core i5-7600K.
DivX Converter
Nós usamos o DivX converter, ferramenta incluída no pacote do DivX, para medir o desempenho de codificação de vídeo utilizando esse codec. O codec DivX é capaz de reconhecer e utilizar não apenas mais de um processador (ou seja, mais de um núcleo), mas também as instruções SSE4.
Nós convertemos um vídeo .mov de seis minutos em resolução Full HD em um arquivo .avi, utilizando o perfil de saída “HD 1080p”.
Os resultados estão em segundos, de forma que valores mais baixos são melhores.
Na codificação DiVX, o Ryzen 5 1600X foi 18% mais lento do que o Core i5-7600K.
Media Espresso
O Media Espresso é um programa de conversão de vídeo que utiliza a unidade de processamento gráfico da placa de vídeo para acelerar a conversão. Nós convertemos um arquivo de vídeo .mov de 1 GiB, 1920 x 1080, 23.738 kbps para um arquivo .MP4 H.264 com resolução de 320 x 200, para visualização em smartphones.
Os resultados são dados em segundo, se forma que, quanto menor, melhor.
Aqui o Ryzen 5 1600X foi 15% mais lento do que o Core i5-7600K.
PhotoshopCC + Speedtest
A melhor forma de medir o desempenho de um processador é utilizando programas reais. O problema, claro, é criar uma metodologia que forneça resultados precisos. Para o Photoshop CC, nós utilizamos um script chamado “Retouch Artist Speed Test”, que aplica uma série de filtros a uma imagem padrão e dá o tempo que o Photoshop leva para rodar todos os filtros. Os resultados são dados em segundos, de forma que quanto menor o valor, melhor.
Aqui o Ryzen 5 1600X e o Core i5-7600K obtiveram desempenhos idênticos.
WinRAR
Uma tarefa na qual o processador é bastante requisitado é na compactação de arquivos. Nós rodamos um teste, onde uma pasta com 6,813 arquivos, totalizando 8 GiB, foi compactada em um arquivo utilizando o WinRAR 4.2.
O gráfico abaixo mostra o tempo gasto em cada teste.
No WinRAR, o Ryzen 5 1600X foi 13% mais rápido do que o Core i5-7600K.
Respostas recomendadas