Introdução
Você já pensou em colocar um congelador dentro do micro para refrigerar seu processador? Bem, a OCZ tem pensado nisso durante um bom tempo, e eles finalmente lançarão seu congelador para processador – agora chamado de Cryo-Z – no final de outubro. Tivemos a oportunidade de darmos uma olhada neste impressionante equipamento que promete ajudar ao pessoal do overclock a estabelecer novos recordes. Vamos dar uma olhada no Cryo-Z.
O Cryo-Z é um cooler para processador desenvolvido com a “tecnologia de refrigeração com mudança de fase”, um nome bonito para o que todo mundo conhece como geladeira. O Cryo-Z utiliza a mesma idéia e componentes usados em geladeiras e freezers. O ar gelado produzido pelo equipamento é jogado em cima de um bloco de cobre que é preso à parte superior do processador. Você pode ver o aspecto geral do Cryo-Z nas Figuras 1 e 2.
Figura 1: OCZ Cryo-Z.
Figura 2: OCZ Cryo-Z.
O produto tem um display LCD que monitora a temperatura do processador, como você pode ver na Figura 2. A energia usada por esse display LCD é extraída da placa-mãe e portanto o Cryo-Z vem com um conector de alimentação de 24 pinos para ser instalado entre o conector de alimentação da placa-mãe e a fonte de alimentação.
Nós ligamos o Cryo-Z e o bloco do processador ficou literalmente congelado, como você pode ver na Figura 3.
Figura 3: Gelo no bloco do processador.
Por causa deste efeito um cuidado extra deve ser tomado na placa-mãe ou água pode se condensar sobre ela. Em volta do soquete do processador precisamos instalar uma espuma especial. Além disso a OCZ recomenda que as placas-mães devam ser cobertas com silicone (silicone em gel comum, o mesmo tipo usado para construir e consertar aquários). Preste atenção nas figuras abaixo para ver o silicone.
Figura 4: Espuma e silicone na placa-mãe.
Figura 5: O silicone aplicado na placa-mãe.
Vamos dar uma olhada dentro do Cryo-Z.
Respostas recomendadas