

Conclusões
O Cooler Master V10 é um cooler que faz parte de uma categoria à parte. Não é justo compará-lo de igual para igual com simples coolers a ar, pois a presença de uma placa TEC lhe dá uma grande vantagem. Porém, não é à toa que o fabricante o classifica como um cooler híbrido: o TEC não é usado a plena potência o tempo todo, mas apenas quando exigido, e na potência necessária. Assim, quando o processador está ocioso, ele trabalha consumindo pouca energia da fonte, sem gerar condensação e com as ventoinhas em baixa velocidade. Quanto exigido, porém, arregaça as mangas e é capaz de lidar com qualquer processador, por mais "esquentadinho" que seja. A Cooler Master informa que ele é capaz de lidar com processadores de TDP até 200 W ou mais.
Comparado aos coolers que já testamos até agora, ele deu um banho, mantendo o núcleo de nosso processador em torno de 12 °C mais frio do que o melhor resultado que tínhamos conseguido até agora. Seu nível de ruído é quase inaudível quando o processador está ocioso e quando em plena carga é mais alto, mas ainda dentro do limite do confortável.
O V10, porém, é um cooler para poucos. Primeiramente por seu alto preço, mais do que o dobro ou mesmo o triplo de muitos coolers de alta qualidade. Segundo porque ele não vai usar seu potencial com um processador de baixo TDP, pois nesse caso ele praticamente não vai utilizar o TEC. Além disso, ele é um cooler grande demais, atrapalhando o manuseio dos demais componentes dentro do gabinete. Praticidade não é o seu ponto forte.
Mas, se você tem um processador que gera muito calor e ainda assim quer conseguir o maior overclock possível com ele sem fritá-lo, tem um gabinete espaçoso, uma fonte de alimentação com potência sobrando, uma carteira recheada, e está procurando o melhor cooler a ar que puder achar, o V10 é o cooler para você.
Damos o selo de "Produto Recomendado" do Clube do Hardware pelo seu incrível desempenho, mas tenha em mente que ele não é a melhor opção de compra a menos que você se enquadre nas características acima.
Respostas recomendadas