

Conclusões
A Radeon HD 7970 provou ser a placa de vídeo mais rápida já lançada: ela foi entre 8% e 33% mais rápida do que a GeForce GTX 580 na maioria dos jogos que rodamos. As exceções foram no Deus Ex: Human Revolution, onde ambas as placas obtiveram o mesmo nível de desempenho, e no Far Cry 2, onde a placa de vídeo da NVIDIA foi 13% mais rápida na resolução 1920x1200, com ambas obtendo o mesmo nível de desempenho na resolução 2560x1600.
Ao usar a placa de vídeo para converter vídeos com o Media Espresso 6.5, nós vimos a Radeon HD 7970 sendo 53% mais rápida do que a GeForce GTX 580, 59% mais rápida do que um processador Core i7-3960X – que é o processador para micros de mesa mais rápido do mercado hoje –, e 124% mais rápida do que um Core i7-980X, o que faz dela uma excelente placa de vídeo para acelerar o processamento usando a técnica GPGPU.
Neste teste nós conseguimos responder uma das perguntas mais comuns em relação a esta nova placa de vídeo: haverá perda de desempenho se eu instalar esta placa de vídeo em uma placa-mãePCI Express 2.0? A resposta é não. Em nossos testes não vimos diferença de desempenho entre rodar esta placa em um sistema PCI Express 3.0 e um PCI Express 2.0, já que atualmente os jogos não exigem toda a largura de banda disponível na conexão PCI Express 2.0. Esta é realmente uma boa notícia para os usuários que não querem ter de vender um rim para comprar um novo micro baseado em um processador “Sandy Bridge-E”. Entretanto, nós vimos uma diferença de desempenho significativa de 24% entre o PCI Express 3.0 e o 2.0 no Media Espresso. Isto significa que para usar a placa de vídeo para processar tarefas de computação geral, é melhor ter a plataforma PCI Express 3.0.
O único problema com esta placa de vídeo é, obviamente, o preço. Ela é melhor do que a GeForce GTX 580, mas isto não significa que o usuário comum poderá comprá-la. Se dinheiro não for problema, compre a nova Radeon HD 7970 e seja feliz!
Respostas recomendadas