

A Radeon HD 6950 (Cont.)
Na Figura 5 você pode ver a placa de vídeo sem o cooler e, na Figura 6, o circuito regulador de tensão da placa. A AMD fez um excelente trabalho no circuito regulador de tensão desta placa, incluindo seis fases para o chip gráfico e duas fases para os chips de memória. O circuito regulador de tensão é controlado por um chip Volterra VT1556MF, enquanto que cada fase é acionada por um chip Volterra VT1636SF, que integra as funções dos três tradicionais transistores MOSFET requeridos (traduzindo: maior eficiência). Infelizmente a Volterra não publica o documento técnico desses chips. O regulador de tensão também usa bobinas com núcleo de ferrite (o que aumenta a eficiência do regulador, pois as bobinas de ferrite apresentam menor perda de energia do que bobinas com núcleo de ferro) e capacitores sólidos.
Figura 5: Placa de vídeo sem o cooler
Figura 6: Circuito regulador de tensão
Figura 7: Parte traseira da placa de vídeo
O cooler do chip gráfico pode ser visto na Figura 8. Ele tem base de cobre usando a tecnologia de câmara de vapor (que é a mesma tecnologia empregada nos heat-pipes), aletas de alumínio e uma ventoinha radial de 70 mm.
Figura 8: O cooler do chip gráfico
A Radeon HD 6850 usa oito chips de memória GDDR5 de 2 Gbits, totalizando seus 2 GB de memória de vídeo (2 Gbits x 8 = 2 GB). Cada chip é conectado ao chip gráfico através de uma pista de dados de 32 bits, totalizando a interface de memória de 256 bits da placa (32 bits x 8 = 256).
Os chips usados são da Hynix (H5GQ2H24MFR-T2C) e suportam até 2,5 GHz (5 GHz DDR). Como nesta placa de vídeo a memória é acessada a 2,5 GHz (5 GHz DDR), não há margem para você aumentar o clock da memória mantendo os chips trabalhando dentro do máximo suportado. Claro que você pode sempre tentar fazer overclock dos chips de memória acima da especificação.
Figura 9: Chips de memória
Vamos agora dar uma olhada na Radeon HD 6970.
Respostas recomendadas