

Introdução
A Corsair está lançando hoje dois novos modelos dentro da sua série de fontes de alimentação AX “i”, a AX760i e a AX860i. Estas fontes de alimentação e a AX1200i apresentam um processador de sinal digital embutido, que permite regulação de tensão e níveis de oscilação e ruído nunca vistos. Além disso, você pode monitorar todos os parâmetros da fonte de alimentação em seu computador através de uma conexão USB chamada Corsair Link. Vamos dar uma olhada na AX760i, que também vem com sistema de cabeamento modular completo e certificação 80 Plus Platinum.
As fontes de alimentação AX “i” são direcionadas ao usuário entusiasta capaz de apreciar as vantagens de uma fonte de alimentação tecnicamente impecável. Dois dos destaques da fonte testada são sua regulação de tensão e seus níveis de oscilação e ruído.
As tensões devem ficar o mais próximo possível de seus valores nominais. A especificação ATX12V permite que as saídas fiquem em até 5% de seus valores nominais (10% para a saída -12 V). Nós consideramos uma fonte de alimentação como sendo “impecável” quando suas saídas ficam dentro de 3% de seus valores nominais. Com a AX760i, a Corsair promete regulação de tensão de 1,5% para as saídas +12 V, +5 V e +3,3 V, e de 3% para as saídas +5VSB e -12 V. Isto é impressionante.
Para os níveis de oscilação e ruído, a especificação ATX12V permite que eles sejam de até 120 mV nas saídas +12 V e -12 V e até 50 mV nas saídas +5 V e +3,3 V. A Corsair promete um nível máximo de oscilação e ruído de 40 mV para as saídas +12 V, -12 V e +5VSB, e 30 mV para as saídas +5 V e +3,3 V. É claro que durante nossos testes nós verificaremos se estas alegações são verdadeiras.
Outro destaque da Corsair AX760i é um botão “auto-teste”, que verifica se a fonte de alimentação está trabalhando adequadamente. Esta função examina até o funcionamento da ventoinha.
Figura 1: Fonte de alimentação Corsair AX760i
Figura 2: Fonte de alimentação Corsair AX760i
A Corsair AX760i mede 160 mm de profundidade. Ela utiliza uma ventoinha de 120 mm de rolamento de esferas na sua parte inferior (Yate Loon D12BH-12). Na Figura 3, você pode ver que existe um sensor térmico (componente verde) em frente à ventoinha. Esta ventoinha permanece desligada enquanto a fonte de alimentação estiver fornecendo até 30% da sua potência nominal (ou seja, até 228 W).
Figura 3: Ventoinha
O sistema de cabeamento desta fonte de alimentação apresenta 15 conectores: dois para o conector de alimentação principal da placa-mãe, seis para conectores para placas de vídeo e ATX12V/EPS12V, seis para os cabos de alimentação para periféricos e SATA e um para o dispositivo Corsair Link. Esta fonte de alimentação vem com os seguintes cabos:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector 20/24 pinos, 60 cm de comprimento
- Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V, 63 cm de comprimento
- Um cabo com um conector EPS12V, 63 cm de comprimento
- Dois cabos, cada um com um conector de seis/oito pinos para placas de vídeo, 60 cm de comprimento
- Dois cabos, cada um com dois conectores de seis/oito pinos para placas de vídeo, 60 cm de comprimento até o primeiro conector, 15 cm entre conectores
- Três cabos, cada um com quatro conectores de alimentação SATA, 40 cm até o primeiro conector, 10 cm entre os conectores
- Dois cabos, cada um com quatro conectores de alimentação para periféricos, 45 cm até o primeiro conector, 10 cm entre os conectores
- Dois adaptadores para converter um conector de alimentação para periféricos em um conector de alimentação para unidades de disquete
Todos os fios são 18 AWG, que é a bitola mínima requerida, com exceção do cabo principal da placa-mãe, que usa fios mais grossos (16 AWG).
O número de conectores é impressionante para uma fonte de 760 W, permitindo que você instale até três placas de vídeo topo de linha que necessitam de dois conectores de alimentação auxiliares cada uma. O número de conectores de alimentação SATA (12) também é um ponto forte dessa fonte.
Figura 4: Cabos
Na Figura 5, você pode ver o dispositivo Corsair Link, que permite que você monitore a fonte de alimentação usando um programa da Corsair.
Figura 5: Corsair Link
Respostas recomendadas