Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Corsair VX450W


     230.709 visualizações    Energia    55 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Corsair VX450W
Produto Recomendado

Análise do Primário

Nós estávamos bastante curiosos para verificarmos quais componentes foram escolhidos para a seção de potência desta fonte de alimentação e também como eles foram interligados, ou seja, o projeto usado. Estávamos dispostos a ver se os componentes realmente forneceriam a potência anunciada pela Corsair.

De todas as especificações técnicas descritas no databook de cada componente, estávamos mais interessados na corrente máxima em modo contínuo, dada em ampères (A). Para encontrar a potência máxima teórica do componente em watts podemos usar a fórmula P = V x I, onde P é a potência em watts, V é a tensão em volts e I é a corrente em ampères.

Nós precisamos saber também em que temperatura o fabricante do componente mediu a sua corrente máxima (esta informação também pode ser encontrada no databook do componente). Quanto maior a temperatura, menor é a corrente que semicondutores conseguem fornecer. Correntes dadas a temperaturas menores do que 50° C não são boas, já que temperaturas abaixo desta não refletem as reais condições de trabalho da fonte de alimentação.

Lembre-se que isto não significa que a fonte de alimentação fornecerá a corrente máxima de cada componente, já que a potência máxima que a fonte de alimentação pode fornecer depende de outros componentes usados – como o transformador, bobinas, capacitores, o layout da placa de circuito impresso e a bitola dos fios – não apenas das especificações principais dos componentes que iremos analisar.

Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos que você leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação GBU806 em seu estágio primário, que pode fornecer até 8 A (a 100° C). Esta ponte está localizada no mesmo dissipador de calor onde os transistores chaveadores estão localizados. Este estágio está mais do que adequado para uma fonte de 450 W. O motivo é que em 115 V esta unidade poderia puxar até 920 W da rede elétrica; assumindo uma eficiência típica de 80%, essa ponte permitiria esta fonte de alimentação entregar até 736 W sem a queima desse componente. É claro que estamos falando especificamente deste componente e o limite real vai depender de todos os demais componentes usados nesta fonte de alimentação.

No circuito PFC ativo desta fonte são usados dois transistores MOSFET FQH18N50V2, cada um capaz de fornecer até 20 A a 25°C ou 12,7 A a 100°C em modo contínuo ou até 80 A em modo pulsante. Esses transistores estão localizados em um dissipador de calor separado, junto com o diodo do PFC ativo.

Corsair VX450W
Figura 8: Transistores e diodo do PFC ativo.

Na seção de chaveamento outros dois transistores de potência MOSFET FQH18N50V2 são usados na configuração de chaveamento direto com dois transistores. Como mencionamos esses transistores são capazes de fornecer até 20 A a 25°C ou 12,7 A a 100°C em modo contínuo ou até 80 A em modo pulsante e estão localizados no mesmo dissipador de calor que a ponte de retificação.

Corsair VX450W
Figura 9: Ponte de retificação e transistores chaveadores.

O primário desta fonte de alimentação é controlado por um circuito integrado CM6800, que engloba um controlador de PFC ativo e um controlador PWM. Este circuito está localizado em uma pequena placa de circuito impresso.

Corsair VX450W
Figura 10: Circuito integrado controlador do PFC ativo e PWM.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



O resultado já era esperado, mas é bom ter uma fonte como essa testada pelo CdH para servir de referência em comparações.

Ela é uma versão de luxo das fontes da Seasonic, que já são muito boas mesmo na versão "normal".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente para quem procura uma fonte simples essa fonte e o bicho!!! a unica coisa que deve para zalman sao os conectores para a placa de video... como eu nao tenho interesse em fazer SLI ou Cross, nem computador eu tenho para isso..rsrs essa cairia muito bem no meu bolso... ainda mais por saber que utilizaria ela na melhor eficiencia (88%)... parabens Gabriel otimo teste!!! so uma duvida: ela tem varistor? você nao comentou...

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ótimo teste e como já dito esse resultado era esperado. Meus sinceros parabens a esse site que me ajudou a iniciar na informatica e que a cada dia ofereçe mais conteudo, e o mais importante, da melhor qulidade.

Gostaria de ver agora como a Zalman 460B-APS se comportaria perante a esse monstro da Corsair, com certeza essa é uma das maiores brigas entre fontes de alimentação da história. Parabens novamente pelo teste.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teste muito bom, mais uma vez parabenizo o Gabriel Torres(e a todos do CDH tb) por esta excelente iniciativa, afinal está surgindo uma verdadeira "fonte"(desculpem o trocadilho:D) de pesquisas no que diz respeito a fontes de alimentação, algo muito raro atualmente.

Eu tb gostaria de ver um teste da Zalman ZM460B-APS, afinal ela é a principal concorrente da Corsair, e seria bom definir qual das duas realmente se sai melhor no fim das contas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom os teste, e o futuro embate zalman 460B-APS x Corsair 450VX será uma ótima briga, praincipalmente pro bolso do brasileiro, que compra um monte de porcarias e só com esse tipo de iniciativa (os testes) é que temos a certeza de estar levando um produto que realmente vale o que pagamos. Parabéns ao Gabriel Torres e a toda equipe do CDH!!! Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou um feliz proprietário de uma dessas crianças, ela tá segurando tranquilamente minha configuração:

Asus P53

Q6600 (3.4ghz) ( ARCTIC COOLING Freezer 7 Pro )

4GB DDR2 1066

XFX 8800 GTS 512MB

3 HD'S ( 2 sata e 1 IDE )

1 Gravador DVD Pionner

1 placa captura pixelview

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente espetacular esta fonte, este teste veio em excelente hora, e confirmou o que eu já imaginava, uma fonte espetacular, pena que a estou procurando a muito tempo e não acho de jeito nenhum. Uma pena, deixo aqui os parabéns a toda equipe do GT por este excelente teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos do CDH, parabéns pelo belíssimo trabalho com as fontes! Realmente é muito esclarecedor e um excelente guia para compras.

Sempre concordei que uma boa máquina começa pela fonte.

Aproveito a ocasião para perguntar se para a Enermax Liberty ELT620AWT-DXX haverá um teste complementar ao de "Primeiras impressões" no nível dos últimos postados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!