Introdução
A Corsair é um tradicional fabricante de memórias que ganhou muito respeito no mercado com suas fontes de alimentação – nós testamos a HX620W e a TX750W e elas mostraram-se excelentes produtos. Mas como a série de fontes de alimentação simples da Corsair, chamada VX, se comporta? Hoje iremos dar uma olhada na fonte de alimentação mais barata da Corsair, a VX450W, a desmontaremos por completo e veremos se ela pode realmente fornecer sua potência rotulada.
Figura 1: Fonte de alimentação Corsair VX450W.
Figura 2: Fonte de alimentação Corsair VX450W.
Como você pode ver, esta fonte de alimentação tem uma ventoinha grande de 120 mm em sua parte inferior (a fonte de alimentação está de cabeça para baixo nas Figuras 1 e 2) e uma grade grande na parte traseira onde tradicionalmente encontramos uma ventoinha de 80 mm. Nós aprovamos este projeto, já que ele oferece não apenas um melhor fluxo de ar, mas também a fonte de alimentação produz menos ruído, já que a ventoinha pode girar a uma velocidade de rotação menor do que uma ventoinha de 80 mm para produzir o mesmo fluxo de ar.
Esta fonte de alimentação tem PFC ativo, recurso normalmente não encontrado em fontes de alimentação simples. O PFC oferece uma melhor utilização da rede elétrica e permite que a Corsair venda este produto na Europa (leia mais sobre PFC em nosso tutorial Fontes de Alimentação). No que diz respeito à eficiência, a Corsair afirma que a eficiência deste produto é algo entre 80% e 85%. Claro que mediremos este parâmetro para ver se o fabricante está certo. Lembre-se que fontes de alimentação mais caras têm uma eficiência de pelo menos 80%. Quanto maior a eficiência melhor – uma eficiência de 80% significa que 80% da potência extraída da rede elétrica é convertida em potência nas saídas da fonte de alimentação e apenas 20% é desperdiçada, o que significa uma conta de luz mais baixa – só para você ter uma ideia, fontes de alimentação convencionais possuem uma eficiência inferior a 70%.
O cabo de alimentação principal da placa-mãe tem um conector de 20/24 pinos e esta fonte de alimentação tem um conector EPS12V que pode ser divido em dois conectores ATX12V.
Este fonte de alimentação vem com cinco cabos de alimentação para periféricos: um cabo de alimentação auxiliar para as placas de vídeo com conector de 6 pinos, dois cabos contendo três conectores de alimentação padrão para periféricos e um conector de alimentação para a unidade de disquete cada e dois cabos com três conectores de alimentação SATA cada.
A quantidade de conectores é mais do que o suficiente para o usuário médio e é bacana ver uma fonte de alimentação simples com essa quantidade de conectores de alimentação, especialmente porque as fontes simples que testamos recentemente tinham muito menos conectores (normalmente quatro conectores de alimentação para periféricos e dois ou quatro conectores de alimentação SATA). A quantidade de plugues deverá agradar desde usuários iniciantes até usuários exigentes.
A única coisa que não gostamos é que esta fonte de alimentação vem com apenas um conector de alimentação para placa de vídeo, o que significa que usuários que quiserem montar um sistema SLI ou CrossFire precisarão usar um adaptador em uma das placas de vídeo. A Zalman ZM360B-APS é rotulada com uma potência menor e vem com dois desses conectores.
Nesta fonte de alimentação os fios terra e de +12V no cabo de alimentação principal da placa-mãe, cabo de alimentação da placa de vídeo e EPS12V/ATX12V são 18 AWG, mas todos os outros fios são 20 AWG (ou seja, mais finos). Nós gostaríamos de ver todos os fios 18 AWG.
No que diz respeito à estética, a Corsair usou acabamento de nylon em todos os cabos e este acabamento parte de dentro da fonte.
Esta fonte de alimentação é fabricada pela Seasonic. Ela parece ser uma Seasonic da série SII-12 (SS-xxxSB), mas não temos como confirmar esta informação. Além disso, a Seasonic não tem nenhum modelo de 450 W, o que indica que este modelo é fabricado exclusivamente para a Corsair. Após abrirmos esta fonte nós descobrimos que internamente ela é idêntica à Antec EarthWatts 500 W, mas usando capacitores eletrolíticos melhores.
Agora vamos dar uma olhada a fundo nesta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas