

Índice
Índice
- Introdução
- Conexão CA
- Plugues de alimentação – placa-mãe
- Plugues de alimentação – placas de vídeo
- Plugues de alimentação – periféricos
- Plugues de alimentação – obsoletos
- Sistema de cabeamento modular
- Padrões
- Ventilação
- Potência
- Eficiência
- Correção do Fator de Potência
- Estabilidade da Tensão, Ripple e Ruído
- Múltiplos Barramentos de +12 V
- Proteções
Eficiência
A eficiência de uma fonte de alimentação refere-se à quantidade de corrente extraída da rede elétrica que é efetivamente convertida em corrente contínua. Eficiência é a relação entre a potência que está sendo na verdade fornecida ao computador e a potência que está sendo extraída da rede elétrica.
Eficiência = Potência CC / Potência CA
Por exemplo, se o computador está consumindo 250 W e a fonte de alimentação está extraindo 350 W da rede elétrica, isto significa que a eficiência da fonte de alimentação é de 71,4%.
Boas fontes de alimentação têm eficiência de pelo menos 80%. Quanto maior esse valor, melhor. Recomendamos que você compre fontes de alimentação com eficiência de pelo menos 80%.
Uma fonte de alimentação com alta eficiência oferece duas vantagens. Primeira, redução na conta de luz. Usando o exemplo acima, se você substituir aquela fonte por uma com eficiência de 80% você extrairia apenas 312,5 W da rede elétrica, economizando, portanto, 37,5 W. Se você usa muito o computador (por exemplo, durante o dia inteiro, todos os dias), esta economia pode ser relevante, fazendo com que valha a pena comprar uma fonte com alta eficiência, mesmo que ela custe um pouco mais.
A segunda vantagem é que menos calor é produzido. Em nosso primeiro exemplo a fonte de alimentação estaria convertendo 100 W em calor, enquanto que em nosso segundo exemplo a dissipação térmica cairia para 62,5 W, uma redução de 37,5% na dissipação do calor. Isto é realmente interessante, e é sempre bom mantermos o computador trabalhando o mais refrigerado possível.
Se você vir uma curva de eficiência típica você notará que a eficiência varia de acordo com a potência que está sendo fornecida e normalmente a fonte de alimentação atinge sua eficiência máxima quando está fornecendo entre 40% e 60% de sua capacidade máxima. A eficiência também é maior quando a fonte de alimentação está operando em 220 V. Veja na Figura 32 para um exemplo real.
Figura 32: exemplo de uma curva de eficiência.
Por causa deste efeito é recomendável que você compre uma fonte de alimentação com o dobro de potência que você realmente precisará. A única desvantagem nesta abordagem será o custo da fonte de alimentação. Porém, no longo prazo, é uma boa ideia você comprar uma fonte “parruda”, já que economizará em sua conta de luz, seu computador trabalhará mais refrigerado, terá uma margem maior para futuros upgrades e não terá problemas de estabilidade na hora de rodar jogos pesados configurados com os recursos de qualidade de imagem no máximo durante horas.
Há ainda a certificação 80 Plus, que garante níveis mínimos de eficiência. Leia nosso tutorial “Tudo o que você precisa saber sobre a certificação 80 Plus” entender melhor.
-
17
-
5
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora