

Índice
Índice
- Introdução
- Conexão CA
- Plugues de alimentação – placa-mãe
- Plugues de alimentação – placas de vídeo
- Plugues de alimentação – periféricos
- Plugues de alimentação – obsoletos
- Sistema de cabeamento modular
- Padrões
- Ventilação
- Potência
- Eficiência
- Correção do Fator de Potência
- Estabilidade da Tensão, Ripple e Ruído
- Múltiplos Barramentos de +12 V
- Proteções
Ventilação
A fonte de alimentação desempenha um papel importantíssimo no processo de remoção do calor de dentro do computador. Sua função secundária é remover o ar quente existente dentro do gabinete e jogá-lo para fora. O fluxo de ar dentro de um gabinete do tipo torre funciona da seguinte forma: o ar frio entra através de ranhuras existente na parte frontal do gabinete. Este ar é aquecido devido a trocas de calor com outros dispositivos, como o processador, placa de vídeo, chipset, etc. Como o ar quente é menos denso do que o ar frio, a sua tendência natural é subir. Com isso, o ar quente fica retido na parte superior do gabinete. A ventoinha existente na fonte de alimentação funciona como um exaustor, puxando o ar quente desta região e soprando-o para fora do micro. Veja como isto funciona na Figura 26.
Figura 26: fluxo de ar dentro do gabinete torre
Tradicionalmente, as fontes de alimentação para PCs utilizam uma ventoinha de 80 mm na parte traseira, como você pode ver na Figura 27. Há alguns anos os fabricantes de fontes começaram a usar uma ventoinha de 120 mm ou maior na parte de baixo da fonte, substituindo a ventoinha do painel traseiro da fonte por uma grade. Normalmente a uso de uma fonte de alimentação com ventoinha maior fornece um maior fluxo de ar e um menor nível de ruído, já que uma ventoinha maior pode girar mais lentamente para produzir o mesmo fluxo de ar do que uma ventoinha menor.
Figura 27: fonte de alimentação com uma ventoinha traseira de 80 mm
Figura 28: fonte de alimentação com uma ventoinha inferior de 120 mm
Algumas fontes de alimentação podem ter mais do que uma ventoinha enquanto que alguns fabricantes oferecem controle de velocidade de rotação para a ventoinha da fonte ou um cabo para você monitorar a velocidade de rotação da ventoinha através do seu programa de monitoramento favorito (este cabo deve ser instalado em um conector de ventoinha na placa-mãe). Esses recursos não são muito comuns.
O problema da ventoinha da fonte e/ou as ventoinhas extras é o ruído produzido por elas. Em alguns casos o barulho é tão irritante que o simples fato de trabalhar com o computador torna-se algo estressante. De modo a reduzir o ruído atualmente a maioria das fontes de alimentação usa um circuito para controlar a velocidade de rotação da ventoinha de acordo com a temperatura interna da fonte, ou seja, quando a fonte está “fria” a ventoinha gira mais lentamente, produzindo assim menos ruído.
-
17
-
5
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora