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Influência da velocidade da memória no Core i9-9900K


     52.516 visualizações    Memória    3 comentários
Influência da velocidade da memória no Core i9-9900K

Desempenho em jogos

Battlefield V

Battlefield V é o mais recente título da série de jogos de tiro em primeira pessoa da EA, lançado em novembro de 2018, que utiliza o motor Frostbite 3, sendo compatível com DirectX 12. Testamos o desempenho jogando a fase "Nordlys", com opções gráficas em “média” e traçado de raios desativado. Medimos a taxa de quadros usando o FRAPS, utilizando a média de três medições em sequência. Os resultados abaixo, em Full HD e 4K, estão em quadros por segundo.

Memoria-i9-9900K-g12.gif

No Battlefield V, a taxa de quadros escalonou com o clock das memórias entre 2.133 MHz e 2.933 MHz, mas acima disso não houve diferença de desempenho.

Counter-Strike: Global Offensive

O Counter-Strike: Global Offensive (ou simplesmente CS:GO) é um FPS bastante popular, lançado em Agosto de 2012, que utiliza o motor Source, sendo compatível com DirectX 9. Testamos o desempenho jogando no mapa "Inferno" contra bots, em 1920 x 1080 (Full HD), com a qualidade de imagem configurada em “médio”.

Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).

Memoria-i9-9900K-g13.gif

Neste jogo, houve empate técnico entre todos os cenários.

F1 2018

F1 2018 é um jogo de corrida de carros lançado em agosto de 2018, que utiliza o motor EGO 4.0. Testamos o desempenho utilizando o próprio teste incluído no jogo, em 1920 x 1080 (Full HD), com a qualidade de imagem configurada em “alto” e MSAA desligado.

Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).

Memoria-i9-9900K-g14.gif

No F1 2018, vimos um aumento significativo de desempenho com o clock das memórias, sendo que a configuração em 3.600 MHz foi 24% mais rápida do que com DDR4-2133.

Grand Theft Auto V

O Grand Theft Auto V, ou simplesmente GTA V, é um jogo de ação em mundo aberto lançado para PC em abril de 2015, utilizando o motor RAGE. Para medir o desempenho usando este jogo, rodamos o teste de desempenho do jogo três vezes, medindo o número de quadros por segundo usando o FRAPS sempre no mesmo ponto (parte em que a câmera acompanha o voo do avião). Rodamos o jogo em Full HD, com todas as opções de qualidade de imagem em “alta” e MSAA desligada.

Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo e são a média aritmética dos três resultados coletados.

Memoria-i9-9900K-g15.gif

No GTA V, notamos um pequeno aumento de desempenho com as memórias mais rápidas: 7% de diferença entre os dois extremos.

Hitman

É um jogo estilo ação/aventura furtiva, lançado em março de 2016, e que utiliza uma versão do motor Glacier 2, compatível com DirectX 12. Para medir o desempenho usando este jogo, rodamos o teste de desempenho do jogo, medindo o número de quadros por segundo usando o FRAPS. Rodamos o jogo com DirectX 12 habilitado, em Full HD, com a qualidade de imagem configurada como “baixo”.

Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo.

Memoria-i9-9900K-g16.gif

No Hitman, houve uma grande diferença de desempenho entre os testes com DDR4-2133 e DDR4-2933, mas acima disto não houve ganho sensível de desempenho.

Rainbow Six Siege

O "Tom Clancy's Rainbow Six Siege" é um jogo estilo FPS tático lançado em dezembro de 2015, baseado no motor AnvilNext, que é DirectX 11. Para medir o desempenho utilizando este jogo, rodamos o teste de desempenho embutido no mesmo, com  qualidade gráfica “médio”.

Os resultados abaixo estão em quadros por segundo.

Memoria-i9-9900K-g17.gif

Neste jogo, houve um discreto aumento de desempenho a cada teste com memórias mais rápidas, com um total de 15% de ganho de desempenho entre os extremos.

Shadow of the Tomb Raider

O Shadow of the Tomb Raider é um jogo de aventura e ação lançado em setembro de 2018, baseado no motor Foundation. Para medir o desempenho usando este jogo, utilizamos o teste embutido no mesmo, com qualidade gráfica configurada como “baixa”.

Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo.

Memoria-i9-9900K-g18.gif

No Shadow of the Tomb Raider, a taxa de quadros também escalonou bem com o clock das memórias, totalizando 27% de diferença entre os casos mais extremos.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Discordo das conclusões. Se o objetivo é um pc para processamento bruto, mesmo uma 2.133 MHz se mostrou tão eficiente quanto as demais, o que não justificaria investir em clocks maiores; em jogos, as 2.666 MHz e as 2.933 MHz talvez sejam as mais indicadas, e olhe lá, dependendo a diferença de preço, já que o ganho não é tão grande assim.

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  • Membro VIP
Em 20/09/2019 às 12:54, Scotta disse:

Discordo das conclusões. Se o objetivo é um pc para processamento bruto, mesmo uma 2.133 MHz se mostrou tão eficiente quanto as demais, o que não justificaria investir em clocks maiores; em jogos, as 2.666 MHz e as 2.933 MHz talvez sejam as mais indicadas, e olhe lá, dependendo a diferença de preço, já que o ganho não é tão grande assim.

Com os valores atuais, é burrice comprar memórias abaixo de 2666MHz. Aliás, é difícil encontrar memórias de 2133MHz em lojas.

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