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Tudo o que você precisa saber sobre blockchain

Aplicações da tecnologia blockchain: Etherum

O Ethereum (ETH) também está numa disposição descentralizada e o objetivo dele não é, necessariamente, ser uma plataforma de transações ou criptomoedas, mas uma API para aplicações rodarem tal como foram programadas sem qualquer possibilidade de interrupção, censura, fraude ou interferência de terceiros.

O objetivo do Ethereum é contornar a necessidade de se criar uma redundância na arquitetura tradicional de servidores. Esta redundância tem como objetivo evitar que todos usuários de um dado serviço sejam afetados caso uma máquina isolada de um servidor tenha problemas. Nessa "arquitetura tradicional de servidores" que o projeto Ethereum se refere, várias máquinas são configuradas com o mesmo programa para executar a mesma função de um serviço. Isto cria, consequentemente, uma dificuldade na comunicação dos dados que cada máquina executou para quem, entre o servidor e os clientes (os usuários).

O Ethereum usa da natureza da tecnologia blockchain, de armazenar informações, para garantir que um serviço continue ativo independentemente de até todas as máquinas de um servidor deixarem de funcionar. Basicamente, com o Ethereum, desde que haja o mínimo de um minerador, uma aplicação não deixará de fazer a sua tarefa, pois novos blocos gerados garantem a comunicação entre as aplicações e usuários, e servem como instrução para que as aplicações continuem sendo executadas. Estas aplicações são chamadas de "smart-contracts".

Um exemplo, dentre as infinitas aplicações desta API, seria a criação de um jogo, como Minecraft, onde as seeds (códigos que geram cada mundo único com seus biomas, floras, faunas, sistema de cavernas e de monstros) seriam usadas para expandir um mundo já existente e comum a todos jogadores (em vez de apenas criar mundos novos e não interligados uns com os outros). Esta expansão do mundo seria numa direção aleatória e caberia aos jogadores descobrirem o que ainda há para ser descoberto e ninguém ainda viu. A "seed" responsável para essa expansão poderia ser a hash de cada bloco encontrado e o "save" do jogo seria gerado pelo próprio código do programa que o incluiria na blockchain como uma "transação", para salvar o progresso. Um jogo desse não seria apenas um smart-contract, mas um Dapp.

Dapp é uma abreviação para Decentralized Application (ou aplicação descentralizada, em português), e é composto pelo smart-contract da aplicação mais o código de sua interface gráfica. A interface gráfica é a janela dedicada do programa pela qual o usuário interage com ele enquanto que o smart-contract são as "engrenagens" do programa que são executadas pelo processador.

Listamos abaixo alguns projetos já existentes baseados na API do Ethereum.

Gnosis

O Gnosis é uma ferramenta que aplica o conhecimento de mercados preditivos para deduzir a probabilidade de acontecer qualquer coisa. Por exemplo: temas para fofocas de celebridades; preços de obras de arte; volatilidade de mercados; cálculo para otimização do preço de seguros etc.

FirstBlood

A plataforma FirstBlood tem o objetivo de dar todo suporte no gerenciamento de e-sports em informações como quais jogadores estão na competição, tabela de líderes, resultados e recompensas. O benefício de se usar o FirstBlood em vez de uma instituição, tal como a FIFA é para o futebol, por exemplo, é que assim se evita qualquer possibilidade de censura, fraude ou interferência no andamento ou resultado dos jogos devido ao interesse de uma minoria corrupta. Os jogos que atualmente a FirstBlood pretende dar suporte são League of Legends, Dota 2 e Counter-Strike: Global Offensive.

EOS

O EOS é um software que introduz uma arquitetura capaz de suportar um aumento de armazenamento e frequência com que blocos são criados em função da atividade e demanda das aplicações que ele serve de API. É um projeto ainda em desenvolvimento e usou o recurso de smart-contract do Ethereum para distribuir sua própria criptomoeda aos usuários que desejem financiar o projeto. O software EOS.IO fornece contas, autenticações, base de dados, comunicação assíncrona e escalonamento de aplicações entre múltiplos núcleos de processamento. Em outras palavras, o EOS pretende dar suporte e garantir o funcionamento de serviços que o Ethereum não está dando conta de atender a demanda e/ou não é capaz de fornecer.

Depois que terminaram suas fases de distribuição e de desenvolvimento o EOS obteve sua própria blockchain separada e concorrente do Ethereum. As transações nesta blockchain não precisarão de uma taxa para serem aprovadas em novos blocos devido a um conceito diferente de mineradores, chamado produtores de blocos ("block producers"), que será implementado. Já existem projetos sendo desenvolvidos para trabalharem em cima da API EOS.IO, conforme você pode ver aqui.

IOTA

O IOTA é um Dapp dedicado à indústria IoT (internet das coisas) com a função de servir como protocolo para comunicação entre dispositivos. Tal como o EOS, o IOTA terá uma cadeia própria mas que, por sua vez, não será formada por blocos que contêm transações. A estrutura das informações transladadas nesta rede, em vez disso, estará organizada em um sistema denominado "tangle", onde cada transação aprova duas outras transações anteriores. O fato das transações aprovarem elas mesmas, em vez de serem empacotadas em blocos com tamanho e espaço predefinidos, permite que a validação delas aumente proporcional e conjuntamente ao aumento de participação, e portanto de demanda, na rede. Para um aprofundamento de como as informações são processadas na rede do IOTA, aqui está um link para o primeiro de uma série de cinco artigos que explicam o funcionamento do tangle.

O principal objetivo do projeto IOTA é permitir a escalabilidade na propagação de informações aplicadas num cenário em que o aumento da velocidade de banda larga não acompanhará a demanda. Em outras palavras, com base em dados estatísticos, com o tempo a internet terá um gargalo de performance em que haverá uma quantidade de informação superior a que a velocidade de banda larga desenvolvida até o momento será capaz de transmitir num intervalo de tempo aceitável. E o projeto IOTA tem como objetivo constituir um canal de comunicação para o IoT considerando os dados desse segmento como uma commodity e servindo como protocolo de comunicação entre dispositivos e serviços que usem esse sistema.

De acordo com o site oficial do projeto, “A Fundação IOTA dá forma a esse protocolo com e para a indústria. Desta forma, para catalisar seu desenvolvimento, o projeto conta com a cooperação de corporações e instituições publicas que rodam provas de conceito, conduzem testes e, consequentemente, aceleram a concretização dos objetivos do projeto em direção ao estágio de produção do sistema.”.

Atualmente, as principais iniciativas em que o projeto IOTA está focado em desenvolver suporte são comércio internacional e redes de fornecimentoeHealth (assistência médica), mobilidade e automobilismo, e energia inteligente.

Apesar de se basear e usar a tecnologia blockchain, a rede IOTA não é uma blockchain. A rede IOTA é um "tangle" com objetivo de suprir a escalabilidade que a tecnologia blockchain não suporta.

Note que esses projetos estão ainda em desenvolvimento. Também não existem apenas esses smart-contracts exemplificados aqui. O desenvolvimento de projetos assim leva tempo e, portanto, apenas no periodo de dois anos a partir da publicação desse artigo que devemos ver uma ampla gama de smart-contracts funcionando com uma maior utilidade e relevância ao "mundo real".

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