Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo o que você precisa saber sobre blockchain


     28.646 visualizações    Outros    2 comentários
Tudo o que você precisa saber sobre blockchain

Aplicações da tecnologia blockchain: demais criptomoedas

As moedas aqui não têm uma seção própria por que têm características iguais ao menos uma das anteriores com um ou outro detalhe que as diferem. Não listamos e descrevemos todas criptomoedas existentes, pois, como já foi dito na Introdução, atualmente existem milhares de criptomoedas com suas especificidades, muitas delas redundantes.

  • Litecoin (LTC): contém as mesmas características do Bitcoin citadas anteriormente, com a diferença de uma confirmação de transação mais rápida e barata. A proposta do Litecoin é ser mais susceptível a micro pagamentos, de ser usada no dia a dia de uma pessoa comum, do que o Bitcoin é.
  • Ethereum Classic (ETC): contém as mesmas características do Ethereum citadas anteriormente, exceto pelos smarts contracts que não são os mesmos para ambas redes e que não há a porcentagem da recompensa dos mineradores destinada aos desenvolvedores do projeto Ethereum Classic, como há no Ethereum original. Essa criptomoeda tem um preço muito inferior, com base na data de publicação desse artigo, ao do Ethereum original, e ainda assim representa uma das maiores criptomoedas atualmente. Há quem argumente que o ETC é mais justo que o ETH devido ao fato dos mineradores ficarem com toda a recompensa da mineração. No entanto, o ETC não tem a equipe remunerada, pelo próprio projeto, dedicada exclusivamente em aperfeiçoá-lo e inová-lo cada vez mais. Não que o projeto do ETC seja, necessariamente, desorganizado.
  • Monero (XMR): contém as mesmas características do Bitcoin com a diferença de que seus endereços realizam apenas uma transação e então são descartados. No caso de uma pessoa ter 100 XMR transferir 20 XMR para alguém, na mesma transação também transferirá 80 XMR para um endereço dela mesma criado no mesmo comando e momento em que se realiza a transação. Embora o foco desta blockchain seja privacidade, sua conveniência, e até talvez a própria privacidade, é prejudicada devido ao usuário ter de comunicar, por outros meios, repetidas vezes sempre que tiver que receber ou enviar um pagamento.
  • Siacoin (SC): Baseia-se apenas no princípio da blockchain introduzido pelo Bitcoin, mas não necessariamente em finalidade. O Siacoin tem o objetivo de armazenar arquivos na blockchain. Esta blockchain funciona como mais uma opção de backup pela nuvem disponível. Os arquivos que o usuário decidir armazenar nessa blockchain serão fragmentados em minúsculas partes, até que essas partes ocupem o mesmo espaço que uma típica transação de BTC ocuparia, e então é salvo em um bloco, como uma transação. Para fazer isso um usuário tem que comprar a criptomoeda dessa blockchain para poder, no mínimo, pagar as taxas das transações de seus arquivos. De acordo com seu site oficial, com apenas dois dólares mensais um usuário dispõe de 1 TB por mês. Outras informações comparativas podem ser encontradas no site oficial.
  • Curtir 6

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...