Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo o que você precisa saber sobre blockchain


     28.668 visualizações    Outros    2 comentários
Tudo o que você precisa saber sobre blockchain

Aplicações da tecnologia blockchain: Ripple

O Ripple (XRP) é uma blockchain de rede distribuída, criada em 2012, especializada para uso empresarial, especificamente para bancos ou provedores de serviços de pagamento, com o objetivo de oferecer liquidez "imediata" a qualquer transação processada em sua rede. Pessoas físicas também podem ter XRP.

Até 2012 não havia nenhum prospecto, de conhecimento público, de ser aplicado uma blockchain, em qualquer disposição de rede que seja, para execução de processos bancários e interbancários. Tudo é, ainda hoje, feito por um sistema próprio de cada banco que envolve custos administrativos enormes devido à quantidade de informação que o banco deve lidar.

O objetivo do Ripple é permitir que um banco adquira novos clientes e cresça sua receita através de produtos e serviços diferenciados ao passo que diminui custos, na sua área administrativa, com mecanismos que processam e estabelecem pagamentos internacionais muito rapidamente. Esse modelo permite que você estime a eficiência obtida pelo seu banco usando XRP para pagamentos internacionais.

Dentre as principais vantagens de se usar o Ripple em vez do sistema de transações atual estão:

  • Independentemente da quantia a ser transladada, a transação será confirmada em no máximo quatro segundos.
  • Contas nostro, que são contas que bancos têm em bancos estrangeiros com a moeda daquele país, se tornam desnecessárias uma vez que os bancos terão, e operarão instantaneamente, através de suas carteiras Ripple, que o próprio banco gerenciará e terá total controle.
  • Provedores de pagamento poderão usar Ripple para expandirem-se a novos mercados com baixos custos de câmbio ao mesmo tempo que fornecem rápida liquidez e suporta até 50.000 transações por segundo.
  • O XRP foi arquitetado para enquadrar-se com a infraestrutura preexistente dos bancos e portanto oferece concessão ao risco, privacidade e outras dificuldades requeridas em certos tipos de transações. A rede XRP usa uma estrutura comum, criada sob consulta com os maiores bancos do mundo para o processamento de pagamentos.
  • Adicionalmente o Ripple provê uma maneira dos bancos comunicarem informações como cliente remetente, destinatário, taxas e data estimada de pagamento antes que ele seja iniciado no que dispõe uma visibilidade sem precedente para cada transação.

Vale notar que o Ripple não é feito para pessoas físicas movimentarem seu capital, ele é feito para os bancos, ou operadoras de cartões de crédito, usarem-no para efetuarem as transações de seus clientes.

  • Curtir 6

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...