Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock Fatal1ty X399 Professional Gaming


         13.911 Visualizações
 Primeiras Impressões    12 comentários
Placa-mãe ASRock Fatal1ty X399 Professional Gaming
Produto Recomendado

Introdução

A ASRock Fatal1ty X399 Professional Gaming é uma placa-mãe topo de linha para os processadores Ryzen Threadripper da AMD, baseada no soquete TR4 e chipset AMD X399. Ela inclui quatro slots PCI Express 3.0 x16, oito portas SATA-600, três slots M.2, controlador de áudio topo de linha, interface Ethernet de 10 Gbit/s e interface Wi-Fi 802.11ac. Vamos dar uma boa olhada nesta placa-mãe.

O chipset AMD X399 foi lançado em conjunto com os novos processadores Ryzen Threadripper. Estes processadores são voltados ao segmento HEDT (high-end desktop), ou seja, são projetados para computadores de mesa e estações de trabalho de alto desempenho.

Nesta plataforma, o processador oferece 64 pistas PCI Express 3.0. Quatro destas pistas são reservadas para a comunicação com o chipset, e 60 pistas estão disponíveis para slots PCI Express e M.2. A plataforma suporta até 12 portas SATA com RAID 0, 1 e 10 (oito controladas pelo chipset X399 e quatro pelo processador), oito pistas PCI Express 2.0, 14 portas USB 3.0 (também chamadas USB 3.1 Geração 1) e duas portas USB 3.1 Geração 2. Os processadores suportam memórias DDR4 em quatro canais e são desbloqueados para overclock.

Até agora, existem dois processadores soquete TR4 no mercado: o Ryzen Threadripper 1950X (leia o teste aqui) e o Ryzen Threadripper 1920X (teste aqui). Em breve um novo modelo, o Ryzen Threadripper 1900X, também estará disponível.

Na Figura 1, podemos ver a placa-mãe ASRock Fatal1ty X399 Professional Gaming. Ela usa o padrão ATX, medindo 305 x 244 mm.

asrock-x399-profgaming-01.jpg

Figura 1: a placa-mãe ASRock Fatal1ty X399 Professional Gaming


  • Curtir 4

Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Citação

Com essas 3 portas de rede gigabit onboard, essa placa seria uma ótima opção pra um servidor, só faltou o suporte a memorias ECC

com certeza daria tranquilamente para rodar um servidor de internet + storage para uma rede pequena

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é uma ótima placa! Mas, como no caso da asus rog zenith extreme, faz sentido lançar uma placa para para o segmento HEDT utilizando o selo GAMING (No caso da asus, o selo ROG) para uma plataforma que o foco não é 'jogos' e sim produtividade? Conforme pôde ser observado nas análises dos threadrippers disponíveis pelo CDH. A utilização destes processadores para jogos chega a apresentar um desempenho inferior aos das linhas R7 e R5.

Peço desculpas por ser chato, mas eu enxergo essas placas para o threarippers com selos gamer como um tiro no pé...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
  • Membro VIP
14 horas atrás, xmauro disse:

será que teremos mais para frente placa-mãe para threaripper que tenham 2 sockets ou vai ser limitado a 1 ?

 

Sim, mas na versão servidor, é a mesma coisa, mas com outro nome.

 

Não sei se vão manter o nome Opteron.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora



Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!