Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock Z87 Extreme4


     51.730 visualizações    Placas-mãe    4 comentários
Placa-mãe ASRock Z87 Extreme4

Periféricos On-Board

O chipset Intel Z87 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou Hub Controlador de Plataforma). Este chip suporta seis portas SATA-600, suportando RAID (0, 1, 10 e 5). Esta placa-mãe apresenta duas portas SATA-600 adicionais, controladas por um chip ASMedia ASM1061. Infelizmente, o fabricante não usou cores diferentes para indicar qual chip controla cada porta SATA. As portas SATA estão localizadas na borda da placa-mãe rotacionadas a 90°, de modo que as placas de vídeo não as obstruam.

Uma porta eSATA-600 está localizada no painel traseiro da placa-mãe. Esta porta compartilha a porta SATA3_A0 (uma das duas controladas pelo chip ASMedia) e, portanto, elas não poderão ser utilizadas ao mesmo tempo.

ASRock Z87 Extreme4
Figura 4: As seis portas SATA-600 controladas pelo chipset e as duas portas SATA-600 controladas pelo chip ASMedia

O Intel Z87 chipset suporta 14 portas USB 2.0 e seis portas USB 3.0. A ASRock Z87 Extreme4 oferece oito portas USB 2.0, duas localizadas no painel traseiro da placa-mãe e seis disponíveis através de três conectores localizados na placa-mãe, e nove portas USB 3.0. As quatro portas USB 3.0 localizadas no painel traseiro e a porta USB 3.0 vertical localizada próximo aos soquetes de memória são controladas pelo chipset, mas as quatro portas USB 3.0 disponíveis através de dois conectores internos estão conectadas a uma única porta USB 3.0 do chipset através de um chip hub ASMedia ASM1074.

A ASRock Z87 Extreme4 não suporta portas FireWire.

Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1+2, ou seja, oito canais além de dois canais independentes para streaming de áudio. Nesta placa-mãe o áudio é gerado pelo chipset usando o novo codec Realtek ALC1150, que é o melhor codec de áudio disponível atualmente, apresentando uma impressionante relação sinal/ruído de 115 dB para as saídas analógicas, 104 dB para as entradas analógicas e taxa de amostragem de até 192 kHz para as entradas e saídas, com resolução de 24 bits. Isto significa que, com esta placa-mãe, você será capaz de capturar e editar áudio analógico (por exemplo, converter LP para CD ou MP3, VHS para DVD ou qualquer outro tipo de formato digital) sem adicionar ruído de fundo.

Além de apresentar um codec de áudio topo de linha, a seção de áudio da ASRock Z87 Extreme4 é separada fisicamente do restante da placa-mãe e há uma tampa metálica ao redor desta seção. Isto assegura que a relação sinal/ruído teórica seja realmente atingida.

Além disso, a Z87 Extreme4 apresenta um amplificador de dois canais para fones de ouvido analógicos, usando um chip Texas Instruments NE5532.

As saídas de áudio analógico são independentes somente se você usar um conjunto de caixas de som 5.1. Se você usar uma conjunto de caixas de som analógico 7.1, você deverá usar os conectores “line in” (azul) ou “mic in” (rosa) para as duas caixas de som adicionais.

Diferentemente da maioria das placas-mãe, a ASRock Z87 Extreme4 não apresenta pinos contendo saída SPDIF.

Esta placa-mãe tem uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Intel I217-V.

Na Figura 5 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe com duas portas USB 2.0, um conector PS/2 para teclado, saída VGA, saída DVI-D, saída DisplayPort, saída HDMI, entrada HDMI, uma porta eSATA-600, quatro portas USB 3.0, uma porta Gigabit Ethernet, a saída SPDIF óptica e os conectores de áudio analógico.

ASRock Z87 Extreme4
Figura 5: Painel traseiro da placa-mãe

A ASRock Z87 Extreme4 apresenta uma entrada HDMI, sendo a primeira placa-mãe em que vimos este recurso.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

citação da página 3:

"o controlador de memória integrado nos processadores soquete LGA 1150 suporta memórias DDR3 até 1.600 MHz. De acordo com a ASRock, a Z87 extreme4 suporta memórias até 2.933 MHz"

Pergunto:

1) Neste caso, por exemplo, se eu instalar um pente de 2.133 MHz ele funcionará limitado a 1.600 MHz?

2) Se a ASRock já sabia que o controlador de memória dos processadores soquete LGA 1150 só suporta memórias até 1.600 MHz, por que habilitou a placa-mãe para suportar memórias até 2.933 MHz? Seria para comportar processadores soquete LGA 1150 com controladores de memória mais amplos que por acaso venham a surgir futuramente?

outra citação da página 3:

"A ASRock Z87 Extreme4 tem quatro soquetes de memória e, como os módulos de memória DDR3 podem ser encontrados em capacidades de até 8 GiB, você pode instalar até 32 GiB nesta placa-mãe caso use quatro módulos de 8 GiB."

Pergunto: Sem levar em conta a citada limitação dos pentes de memória DDR3 atuais, qual a quantidade máxima de memória que esta placa-mãe suporta? E qual a quantidade máxima de memória que o controlador de memória dos processadores soquete LGA 1150 suporta?

Pergunta sobre configuração das portas USB:

Na página 4 foi dito que o chipset Z87 suporta 14 portas USB 2.0 e seis portas USB 3.0 porém no site da Intel (http://ark.intel.com/pt-br/products/75013) diz que o nº total de portas USB suportada por este chipset é 14. Minha dedução é que do total de 14 portas USB, 6 podem ser configuradas pelo fabricante da placa-mãe como USB 3.0 ou USB 2.0 e as demais 8 portas só podem ser configuradas como USB 2.0; estou correto? Neste caso, a afirmação da página 4 está incorreta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!