Artigo de minha autoria publicado originalmente no site WePC. Traduzido e republicado com autorização.
---
Esta é uma pergunta interessante e cada especialista em hardware terá uma opinião diferente. Mas, grosso modo, poderíamos dizer que dependerá da utilização do equipamento. Enquanto alguns recursos são comuns para todos os tipos de usuários – rede sem fio 54 Mbps é o mínimo exigido hoje – outros dependem do perfil do usuário.
Se você está pensando em comprar um notebook para substituir o seu computador de mesa provavelmente você não se importará muito com a autonomia da bateria, já que o notebook ficará conectado na tomada o tempo todo. O peso também não será uma preocupação, já que você não terá de transportar muito o notebook. Muito provavelmente sua maior preocupação será em ter um notebook com a maior tela e com as menores taxas de resposta possíveis.
Por outro lado, se você transporta muito o seu notebook precisará de um equipamento com uma maior autonomia de bateria possível, precisará de um produto leve e provavelmente não se importará em ter telas menores caso isto signifique economia da bateria e no peso.
Nós pessoalmente nos encaixamos no segundo grupo – nós usamos notebooks durante viagens e em eventos – e por isso os cinco recursos que incluiríamos em um notebook dos sonhos (e levando em consideração que dinheiro não é um problema) seriam as seguintes:
- Bateria com alta autonomia: pelo menos seis horas.
- Disco de Estado Sólido (SSD, Solid State Drive): oferecerá um maior desempenho do que discos rígidos convencionais; economizará mais energia (ajudando na autonomia da bateria); fará com que o notebook seja praticamente imune a danos físicos (como os discos SSD não têm partes mecânicas seria impossível quebrar o disco rígido, já que na verdade ele não teria um) e fará com que o notebook fique mais leve (discos SSDs são mais leves do que discos rígidos convencionais).
- Bluetooth: Não sabemos você, leitor, mas uma das coisas mais irritantes em notebooks é o dispositivo apontador que vem com eles. Nós sempre carregamos um mouse e temos que instalar e remover um receptor para o mouse sem fio. Seria interessante se o notebook já tivesse suporte nativo para Bluetooth para a utilização de mouse compatível com a tecnologia Bluetooth (ou seja, sem fio). O notebook poderia até mesmo vir com um mouse Bluetooth de presente.
- Tela sensível ao toque. Não há nada mais conveniente para nós do que notebooks onde você pode girar a tela e transformá-la em uma “prancheta digital” para que você possa efetuar anotações durante uma conferência. Um programa para converter o que você escreveu para um documento do Word seria o máximo. Nós preferimos notebooks com telas menores de 12” ou 13” se isto significar um produto mais leve. A tela sensível ao toque poderia ainda resolver nossa fobia de dispositivos apontadores que tradicionalmente vêm com os notebooks.
- Peso: Sabemos que pelos menos hoje seria impossível fabricar um notebook pesando apenas 500 g, portanto o notebooks dos nossos sonhos teria 1,5 Kg ou menos. Aqueles usuários que precisam carregar um notebook durante o dia todo sabem como é cansativo transportar um computador pesado durante o dia todo.
Uma opção interessante adicional seria uma unidade de Blu-Ray. Após um dia cansativo de trabalho nada melhor do que relaxar e assistir um filme, e claro ter a tecnologia mais atual não seria nada mal.
Dentro de poucos anos quando a tecnologia Wi-Max se tornar mais disponível será imperativo para quem trabalha fora do escritório ter um notebook com Wi-Max habilitado. O Wi-Max é uma tecnologia de redes sem fio que permitirá a você se conectar à internet em um raio de 6,5-8 km de uma antena Wi-Max (compare esta distância com os 38 metros da rede Wi-Fi). Alguns entusiastas podem querer esta tecnologia hoje e felizmente já existem alguns notebooks no mercado com uma placa Wi-Max integrada.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora