Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como escolher um celular

       
 13.429 Visualizações    Tutoriais  
 4 comentários

Vamos trazer algumas dicas valiosas para você escolher um novo smartphone. Confira!

Como escolher um celular

Hardware e bateria

Uma das características mais importantes de um smartphone é o seu hardware, ou seja, qual o processador (ou chipset) utilizado. Trata-se de um chip que é o coração do aparelho e contém o processador central, o chip gráfico e o modem.

Muitas propagandas de smartphones citam o "destaque" do aparelho: "processador octa-core". Isso significa que seu processador tem oito núcleos de processamento. Só que, atualmente, quase todos os processadores para smartphones têm oito núcleos de processamento. Assim, o que conta mesmo é o modelo exato do chip. Há diversos fabricantes de chips, como Qualcomm (Snapdragon), MediaTek (Helio), HiSilicon (Kirin), Samsung (Exynos) e Apple (Axx), e cada um deles oferece vários modelos, com maior ou menor desempenho e diferentes características de consumo.

É praticamente impossível saber o quão rápido é o processador apenas lendo suas características técnicas. Se você precisa de mais desempenho (principalmente desempenho gráfico, caso tenha interesse em jogos 3D), sua única saída é pesquisar, em sites especializados, sobre o desempenho de cada smartphone que você está pensando em comprar.

Além disso, um chip mais recente vai provavelmente trazer mais desempenho e menor consumo do que um mais antigo, então um fator interessante para pesquisar é o ano de lançamento do modelo do processador utilizado. Evite celulares recém lançados que utilizem processadores lançados há mais de um ano.

O chip gráfico (também chamado de GPU) é essencial se você pretende utilizar o smartphone para jogos 3D. Cada chip traz um determinado motor gráfico, como Adreno (da Qualcomm), Mali (ARM) e Bionic (Apple) em seus diferentes modelos. Aqui também, a regra é pesquisar e procurar testes que mostrem o desempenho 3D do smartphone que você está pensando em comprar.

Outro fator importantíssimo para escolher bem um smartphone é a duração da bateria. Ninguém quer um smartphone que fique sem bateria na metade do dia. Só que a duração da bateria depende principalmente de três fatores: capacidade da própria bateria, tela e processador. A capacidade da bateria, atualmente, varia entre 3.000 mAh e 4.000 mAh (mAh significa "miliampère-hora"), ou em torno disso.

Um processador mais potente, ou mais antigo, normalmente vai ter um maior gasto de bateria. Da mesma forma, uma tela maior também vai consumir mais energia. Por isso, não adianta comparar dois smartphones e achar que aquele com maior capacidade de bateria terá maior durabilidade. A única forma de descobrir se um determinado aparelho tem uma boa duração de bateria é pesquisar em testes daquele modelo.

Compartilhar

  • Curtir 6
  • Obrigado 1


  Denunciar Artigo

Artigos similares


Comentários de usuários


Citação

Na prática, smartphones de baixo custo vão trazer telas LCD e aparelhos caros utilizam telas AMOLED. Já nos intermediários, você encontra os dois tipos de tela. Se você faz questão de boa qualidade de imagem, prefira aparelhos com tela AMOLED.

 

Isso é meio relativo. Há aparelhos com boas telas IPS (como alguns Xiaomi) mesmo em modelos mais avançados.

Tenho um Mi Mix 2 (celular de 2017 que era o topo de gama à época) com tela IPS que não é inferior à Super AMOLED do Galaxy S8 (seu principal concorrente) e, além disso, a bateria dura mais (minha irmã possui um S8 e usa o aparelho até menos do que eu durante o dia e precisa dar uma carga quando chega em casa do trabalho, o que não acontece com meu telefone).

De resto, excelente matéria.

Na linha atual da Xiaomi o modelo mais interessante em termos de custo/benefício (bons processadores [Snapdragon 730G e Adreno 618], boa quantidade de memória [6 GB RAM e 128 GB de armazenamento], ótima bateria [5260 mAh] e câmera extraordinária [5 sensores, sendo o principal de 108 MP]) é o Mi Note 10, que dá para encontrar (importando da China) por menos de R$ 2.500,00.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente matéria. Uma pena que até hoje em dia, devido a fatores de desconhecimento e valores, a maioria dos brasileiros compra celulares levando em consideração duas coisas: marca e preço. É por isso que Samsung e Motorola vendem bastante em nosso mercado, principalmente os intermediários.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...