Eu realmente não sei sobre vocês, mas às vezes eu tenho a impressão que a NVIDIA gosta de lançar uma nova placa de vídeo por semana. Mesmo para a gente é complicado ficar atualizado com tantos novos lançamentos. A nova série GTX 200 foi lançada apenas 3 dias atrás e hoje a NVIDIA lançou uma “nova” placa, a GeForce 9800 GTX+ (uma 9800 GTX com overclock), baixando o preço da GeForce 9800 GTX para que ela passe a competir com a nova Radeon HD 4850. Felizmente a NVIDIA nos forneceu uma prática tabela para entender quais produtos da AMD competem com quais produtos da NVIDIA após a redução de preços e a adição da GTX+, veja abaixo.
Hoje a NVIDIA fez um anúncio importante: o suporte ao motor PhysX diretamente no chip gráfico. O PhysX é um motor de cálculos físicos que permite jogos serem mais realistas calculando como objetos interagem. Por exemplo, se você dá um tiro em um objeto, o que acontecerá? O objeto moverá? A bala fará um buraco no objeto? A bala ricocheteará? O objeto será destruído? Esses cálculos são tradicionalmente feitos pelo processador da máquina. O novo driver 177.39 permite que esses cálculos passem ser feitos pelo chip gráfico, aumentando o desempenho. No momento este driver habilita o PhysX apenas na GeForce 9800 GTX, na GTX 280 e na GTX 260, mas a NVIDIA está prometendo para julho um driver que permitirá o PhysX para todas as suas placas de vídeo disponíveis hoje.
Há vários jogos baseados no PhysX hoje, um deles é o Unreal Tournament 3. O 3DMark Vantage também suporta o PhysX, mas ele não é um jogo de verdade. Uma pequena lista de futuros jogos suportando o PhysX inclui os seguintes jogos: Mstar, Mirrors Edge, Empire: Total War, Backbreaker e Pwnage.
O único problema para mim com essa enorme quantidade de lançamentos em um curto período de tempo é organizar testes, especialmente com a NVIDIA lançando um novo driver por dia, forçando que a gente reteste todas as placas de vídeo cada vez que um novo driver importante é lançado. Por exemplo, com este novo driver suportando o PhysX tendo sido lançado, o nosso teste da GTX 280 que foi publicado apenas 3 dias atrás pode ser considerado como errôneo por usuários mais criteriosos por usar um driver sem suporte ao PhysX. Sinceramente, isso é muito chato.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora