Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arquitetura da Série GeForce 8


     137.764 visualizações    Vídeo    9 comentários
Arquitetura da Série GeForce 8

Arquitetura

Em vez de o chip gráfico ter motores de sombreamento separados de acordo com a tarefa a ser executada – por exemplo, unidades de sombreamento de pixels e de vértices separadas – o processador gráfico tem agora só um único grande motor que pode ser programado na hora de acordo com a tarefa a ser processada: sombreamento de pixel, sombreamento de vértice, geometria e simulação física. Esta nova arquitetura também facilita a adição de novos tipos de sombreamento no futuro.

A razão por trás da arquitetura unificada é que em algumas situações o processador gráfico estava usando todos os motores de sombreamento de um tipo (motores de sombreamento de pixels, por exemplo) e até mesmo enfileirando processos para esses motores, enquanto motores de outros tipos (motores de sombreamento de vértice, por exemplo) ficavam ociosos, mas não poderiam ser usados já que eles eram dedicados a um outro tipo de tarefa.

Desta forma, o modelo Shader 4.0 permite que qualquer motor de sombreamento seja usado por qualquer processo de sombreamento – pixel, vértice, geometria e simulação física.

Na Figura 1 você pode ver o diagrama em blocos do GeForce 8800 GTX, o modelo mais topo de linha dentro da nova série GeForce 8. Como você pode observar, este processador gráfico tem oito unidades de sombreamento, nenhuma delas dedicada a qualquer atividade específica. Cada unidade de sombreamento tem 16 processadores de fluxo (os blocos verdes rotulados SP, Streaming Processor), oito unidades de filtragem de texturas (os blocos azuis rotulados TF, Texture Filtering), quadro unidades de endereçamento de texturas (não desenhadas na Figura 1) e um cache de memória L1 (o bloco laranja). Este chip tem seis barramentos de interface com a memória, cada um de 64 bits e com seu próprio cache de memória L2. Os processadores de fluxo trabalham com um clock diferente (mais elevado) do que o resto do chip gráfico.

GeForce 8800 GTX
Figura1: Diagrama em blocos do GeForce 8800 GTX.

Desta forma o GeForce 8800 GTX tem 128 motores de sombreamento (isto é, processadores de fluxo; 16 processadores de fluxo x 8 unidades) e interface de memória de 384 bits (64 bits x 6).

O GeForce 8800 GTS, outro modelo da série GeForce 8 que foi lançado, tem seis unidades de sombreamento e cinco barramentos de 64 bits de interface com a memória, ou seja, 96 motores de sombreamento (16 processadores de fluxo x 6 unidades) e interface de memória de 320 bits (64 bits x 5).

Nós falaremos sobre as características técnicas destes dois chips em instantes.

Outras características encontradas na série GeForce 8 incluem:

  • Suporte para milhares de threads independentes, tecnologia que a NVIDIA chama de GigaThread.
  • Anti-aliasing até 16x e Alta Faixa Dinâmica (HDR, High Dynamic Range) com precisão de ponto flutuante de 128 bits – as séries GeForce 6 e 7 usam precisão de 64 bits. A NVIDIA está chamando estas duas tecnologias de “Lumenex”.
  • A NVIDIA está chamando a sua tecnologia de simulação física de “Quantum Effects”. A simulação física melhora a realidade de efetios como fumaça, fogo e explosões.
  • Recursos baseados em hardware para aumentar a qualidade de vídeo 2D de alta definição. A NVIDIA chama essas melhorias de “PureVideo HD”. A série GeForce 8 traz dois novos recursos, redução de ruído para alta definição e melhoria de bordas para alta definição. A série GeForce 8 também suporta a decriptografia HDCP de forma a conseguir tocar no PC discos HD-DVD e Blue-ray que incorporem esta função. É claro que esta nova série suporta todos os recursos de melhoria de imagem trazidos por chips anteriores, tais como desentrelaçamento, escalonamento de alta qualidade, telecinagem inversa e correção de edição mal feita.
  • A resolução recomendada é de pelo menos 1600 x 1200.

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Vai ser impressionante o salto de qualidade do DirectX 10.

Tem uns exemplos no site da nVIDIA do que essa placa é capaz. É impressionante!!!!

Nesse mesmo site, tem um link pro jogo World in Clonflict, feito com DirectX 10 http://www.worldinconflict.com/

Assistam ao vídeo do jogo, parece filme!!! E repito novamente, é impressionante!!!!

Além de tudo a placa também faz cálculos físicos no jogos, coisa que até agora era feito em parte pela CPU mesmo o que a sobrecarregava ou por mais uma placa que teríamos que adquirir (Ageia PhysX) caso quiséssemos ter o máximo de qualidade e realismo nos jogos.

Mas o artigo não mencionou uma outra novidade da nVIDIA muito interessante para quem programa/desenvolve software. A possibilidade de se programar diretamente na GPU (processador gráfico) da placa, sendo possível inclusive fazer processamento paralelo entra a GPU e o processador do PC. Fantástico!!!!

Bom, a nVIDIA saiu na frente, agora vamos esperar e ver qual vai ser a reação da AMD/ATi!!!!!

O futuro promete!!!!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas como ficaria um jogo DX10 numa VGA DX9.0?

Provavelmente ficaria com algumas opções desativadas (aquelas correspondentes ao directx 10). Isso acontecia quando eu jogava NFSU2 na minha Geforce4 MX4000. O jogo era directx 9.0 e a placa dx7, muita coisa ficava desabilitada (não aparecia outras pessoas nas ruas, só os carros).

Agora os números realmente são de impressionar. Vamos ver o que isso tudo quer dizer na prática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade (ou corrijam-me se eu estiver errado) o DirectX 10 trará grandes mudanças, não apenas com implementações do hardware, as mudanças serão mais profundas pois a arquitetura é nova.

Logo, o DirectX 10 não será retrocompatível, ou seja, jogos desenvolvidos em DirectX 10 NÃO vão rodar em placas com directX inferior...

Coitado de quem gastou alta grana numa GTX 7800...

Mas bem, para não mentir, os jogos poderão vir com um "emulador" que converte as informações de DirectX10 para as versões anteriores, mas me dói só de pensar na perda de performance que isso pode causar...

E o pior é que a proposta inicial do DirectX era ser sempre retrocompatível...

E, pasmem, já está em desenvolvimento, para breve, o DirectX 10.1, que trará mais recursos que as placas de DirectX 10 não suportarão :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A GPU (aqui estou incluindo a 8800) não é nada comparada a um processador atual em termos de complexidade arquitetural, técnicas de circuito, e esforço de engenharia. E só o fato de não ter execução fora de ordem tornaria qualquer GPGPU um produto de nicho se fosse lançada no mercado como microprocessador.

Esses "128 pipes" são SP (Stream Processors) unificados e não vetoriais. Eles só processam 1 pixel por vez, não 4. Equivalem a 32 pipelines padrão, mas com muito mais flexibilidade e frequências mais altas.

Agora, para os que estão muito entusiamados, alguns números:

Cada Kentsfield tem 4 núcleos.

Cada núcleo tem 2 unidades de ponto flutuante.

Cada unidade de ponto flutuante executa 2 operações de precisão dupla.

Cada processador roda a até 2,66 GHz.

O que significa que a GPU mais rápída do mercado, com 680 milhões de transistores, é apenas duas vezes mais rápida que um processador quadrinuclear x86.

40 vezes mais rápida? Revolução? Fim da CPU? Desconfiem.

Se a Intel, a AMD ou a IBM realmente quisessem, poderiam destruir essa CPU em cinco minutos. É só lançarem algo no estilo do projeto Tarantula. Qualquer extensão vetorial realmente profissional detona essa GPU em aspectos de processamento. Essa arquitetura tem uns números grandes, mas em termos técnicos, não é nada demais para uma empresa de processadores.

Só um recado...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De acordo com a matéria:

"Dois modelos GeForce 8 foram lançados nesta semana: GeForce 8800 GTX e GeForce 8800 GTS, ambos para o barramento PCI Express x16. A GeForce 8800 GTX necessita de dois conectores de alimentação extras e tem dois conectores SLI (nos perguntamos se isto não será um suporte a um futuro modo SLI com quatro placas de vídeo)."

Creio que AGP já está fora dos padrões né vei..agora só PCI-E de 16x e boa! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!