Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa de Vídeo PowerColor Radeon X300 SE HyperMemory 128 MB

       
 100.959 Visualizações    Testes  
 4 comentários

Nossos testes com a placa de vídeo Radeon X300 SE HyperMemory 128 MB da PowerColor.

Placa de Vídeo PowerColor Radeon X300 SE HyperMemory 128 MB
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

O Radeon X300 SE HyperMemory é um chip gráfico de baixo custo da ATI para o barramento PCI Express, competindo diretamente com o GeForce 6200 TurboCache da NVIDIA, embora um novo modelo acaba de chegar ao mercado, a série Radeon X1300, que deve aquecer a batalha na arena de placas de vídeo de baixo custo. Neste teste compararemos o desempenho da Radeon X300 SE HyperMemory com 128 MB (“256 MB”) da PowerColor com os modelos de Radeon X300 padrão (não o “SE” e nem o “HyperMemory”) e de GeForce 6200, e também com outros chips intermediários (GeForce 6600 e GeForce 6600 GT).

PowerColor Radeon X300 SE HyperMemory 128 MB

Figura 1: Radeon X300 SE HyperMemory 128 MB da PowerColor.

HyperMemory (“HM”) é uma tecnologia que simula uma placa de vídeo de 256 MB através do uso de parte da memória RAM do sistema como memória de vídeo: placas de vídeo HyperMemory de 256 MB possuem 128 MB de memória de vídeo e “roubam” 128 MB de RAM do sistema principal. A tecnologia TurboCache da NVIDIA usa a mesma ideia. Leia nosso tutorial sobre HyperMemory para mais informações sobre esse assunto.

A boa coisa para o consumidor é que a ATI não permite que seus parceiros usem configurações de memória diferentes. Do lado da NVIDIA, você pode encontrar GeForce 6200 TurboCache com diferentes capacidades de memória e diferentes larguras de interface de memória, causando uma grande confusão para os consumidores, principalmente quando falamos sobre uma placa de vídeo d baixíssimo custo que não é destinada a usuários altamente técnicos que sabem o que clock e número de bits querem dizer.

Do lado da ATI, todas as placas que estão marcadas como “SE” usam interface de memória de 64 bits, então quando comparada a um Radeon X300 padrão, o Radeon X300 SE alcança metade da largura de banda de memória, já que eles rodam com a mesma taxa de clock: ambos rodam a 325 MHz e acessam a memória a 400 MHz.

Nós rodamos o programa PowerStrip para verificar os clocks usados pela placa testada, e o modelo que testamos estava realmente rodando a essas taxas de clock.

Você pode ver em nosso tutorial “Tabela comparativa dos chips ATI” a diferença entre este novo chip e os outros chips da ATI, ao passo que em nosso tutorial “Tabela comparativa dos chips NVIDIA” você pode compará-lo com seus concorrentes fabricados pela NVIDIA.

Vamos agora dar uma olhada mais de perto na Radeon X300 SE HyperMemory da PowerColor.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Como você pode ver, esta placa de vídeo usa dissipador de calor passivo (isto é, sem ventoinha).

estou enganado? aquilo na foto logo abaixo não é uma ventoinha?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Nas Figuras 2 e 3 você pode dar uma olhada na Radeon X300 SE HyperMemory da PowerColor. Como você pode ver, esta placa de vídeo usa dissipador de calor passivo (isto é, sem ventoinha).

Na foto tem uma ventoinha.

Estava no teste do Doom 3:

"Este jogo permite vários níveis de qualidade de imagem, e fizemos nossos testes em dois níveis, low e high. Rodamos o demo1 quatro vezes e anotamos a quantidade de quadros por segundo obtida. O primeiro resultado nós descartamos de cara, pois ele é bem inferior ao das demais rodadas. Isso ocorre porque na primeira vez em que rodamos o demo o jogo tem que carregar as texturas para a memória de vídeo da placa testada, coisa que não ocorre da segunda vez em diante em que o mesmo demo é rodado. Dos três resultados que sobraram, aproveitamos o resultado com valor intermediário, isto é, descartamos o maior e o menor valor. Interessante notar que na maioria das vezes os valores obtidos pela segunda rodada em diante eram os mesmos. "

Para evitar essa perda de tempo com os testes usando o Doom 3 o comando que deve ser usado é:

timedemo demo1 -usecache

Assim o jogo carregará todas as texturas antes de iniciar o teste, e "de primeira" dará o melhor resultado, não sendo necessária a execução de três vezes , pois com meus testes as variações foram , no máximo, na casa após a vírgula.

Espero que eu tenha ajudado.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma PowerColor x300 porém estou com um problema:

Não consigo deixar o monitor e a tv funcionando ao mesmo tempo!!!!

Quando eu reinicio o micro com a TV conectada ela "entra em ação" e tira o monitor fora (o qual deixa de ser detectado), quando retiro a TV e reinicio o monitor volta a ser detectado porém a TV não detecta e mesmo usando a detecção forçada ela simplesmente não ativa.

já tentei tambem utilizar o adaptador para ligar o monitor na entrada DVI e ele não detectou o monitor mesmo este estando sozinho.

Utilizo a ultima versão do driver da Radeon, Windows XP Pró, Placa mãe Asus A8N-SLI com a bios atualizada.

Por favor ajudem-me.

Obrigado.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal, usuarios do forum do CdoH. Aproveitando esse topico,estou postando algumas duvidas a respeito desta placa e o desempenho dela em aplicações e no sistema em geral.

Em agosto deste ano, adquiri a seguinte cinfiguração:

Athlon 939 3000+ @ 2000 (tem algum problema em danificar a MB? sei que é basica...)

ASUS A8N- VM

samsung ATA 80GB

RADEON X300 HM 256 Mb (64 on-board) 64 bit. 1025 pontos 3DMark05 padrão

325mhz engine, 200Mhz memorias

...

1) Ela em relaçao a uma 6200 equivalente, qual seria a melhor?

2) O maximo possível de OVER da placa, pelo powerstrip

3) Seu desempenho no 3DMark é normal, e quanto uma 6200 faz

4) Ela tem apresentados varias incorreções no jogo GTA-SA, mesmo tendo as versões do catalist atualizadas (6.8 e 6.9). Nos outros jogos tem funcionado bem,com qualidade satisfatória. Digo isso pois

os atuais drives da ATi sao lixo

Agradeço desde já a atenção de todos.

Hdd

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×