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Processador FX-8120 morreu


Japz

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Descrição do problema que houve, aqui nesse link

Detalhes do Processo de RMA de Processadores AMD:

Como prometi, eu irei tentar descrever todo o processo de RMA da AMD da melhor maneira possível.

O link acima explica tudo o que ocorreu com o processador, onde o processador chegou a 200 graus e queimou.

Assim que isso aconteceu (09/Fevereiro) , na segunda-feira (11/Fevereiro) eu acionei o RMA da AMD e esperei contato. Na quarta-feira (13/Fevereiro) eles enviaram um e-mail aprovando o chamado e dando continuação no RMA. Um detalhe é que eles pedem todo tipo de informação do processador, desde o código do processador e número de série.

No mesmo dia 13 houve troca de e-mails para AMD com números de documentos pessoais e encaminhamento de e-mails para a empresa terceirizada que cuida do RMA, no caso a Sir Company.

Após isso, houve uma espera de vários dias. Até que chegou um dia (14/Março) em que a responsável pelo RMA da Sir Company me ofereceu o reembolso do valor do processador, e assim aceitei por achar que seria mais rápido que esperar o envio de outro processador para minha casa. Ela pediu dados para depósito do dinheiro. Nesse momento o processador ainda não havia sido coletado e eu estava esperando por isso para que pudesse dar continuidade no RMA.

Depois de uma longa espera (20/Março), a Sir Company me manda um e-mail contendo informações da coleta do processador, com todas aquelas informações de assinar termo de responsabilidade, embalar o processador e esperar o carteiro coletar. A coleta foi agendada para o dia 22 de Março, mas o carteiro veio um dia antes e levou o processador sem embalagem externa (segundo o regulamento dos correios, as caixas não podem ter propagandas de outras empresas, etc.), no caso foi um erro meu, como eu trabalho fora, aconteceu de eu não consegui contactar para embalar a caixa do processador e incluir o termo de responsabilidade. Mas eu falei com a atendente e ela permitiu que eu enviasse o termo de responsabilidade preenchido e assinado por e-mail. Mas a vantagem é que eles utilizam o Sedex Reverso, então o processo é bem rápido e na segunda-feira o processador com defeito já havia sido entregue no destino.

E então no dia 29 de Março, a AMD me manda um e-mail informando que o processador passou na análise e testes e que o RMA, assim aprovando a troca/reembolso do produto.

A partir daí eu aguardei alguns dias e no dia 9 de Abril, eu mandei um e-mail para o RMA da Sir Company perguntando em até quantos dias iria ser efetuado o reembolso do produto e a atendente me respondeu que iria averiguar, porque segundo ela, o reembolso já deveria ter sido feito.

Nas semanas seguintes eu esperava a sexta-feira de cada semana para perguntar sobre o reembolso e a atendente do RMA sempre me dizia que iria perguntar pro departamento financeiro sobre isso e então respondia depois que na próxima semana seria efetuado.

Houve uma demora (o que era de se esperar) do reembolso e o mesmo só foi efetuado hoje (27/Abril), e nisso ontem perguntei sobre o reembolso pois seguindo o acontecido nas semanas anteriores, o reembolso não seria feito novamente. Claro que enviei depois um e-mail pedindo desculpas por qualquer coisa e confirmando o recebimento do valor.

Bem, finalizando, o que posso deixar como experiência própria é: É um processo um tanto demorado, mas ao menos todos os que entraram contato comigo foram bem educados (claro, é obrigação deles, mas temos exemplos por aí que até esse básico do atendimento ao consumidor eles não têm). Se um dia alguém tiver que acionar o RMA da AMD, tenha em mente que se você precisa do computador funcionando, terá que comprar um processador novo para quebrar o galho até o com defeito ser trocado pela garantia (ou o reembolso ser pago, como foi no meu caso).

Talvez eu tenha esquecido de algo ou se alguém tiver alguma pergunta, pode mandar por MP ou como um post no tópico. Espero ter esclarecido algumas dúvidas e que isso possa ajudar a tirar a dúvida de quem um dia vá precisar desse tipo de serviço.

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Pelo visto essa placa da msi fica no limiar da confiabilidade:

http://www.overclock.net/t/1247627/msi-970a-g46/10

E segundo essa tabela, ela também teria proteção:

http://www.overclock.net/t/946407/amd-motherboards-vrm-info-database

Como você falou que a temperatura da placa chegou aos 200°C possivelmente as proteções da placa não atuaram, você não as desabilitou na bios?

A temperatura do processador é variável mesmo, depende da frequência e também da demanda dele, ele pode estar fixo em, sei lá, 2GHz, se a porcentagem de processamento mudar a temperatura também muda, e é rápido mesmo. Se tivesse que dizer se o problema foi na placa ou no processador, eu diria que foi na placa.

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Pelo visto essa placa da msi fica no limiar da confiabilidade:

http://www.overclock.net/t/1247627/msi-970a-g46/10

E segundo essa tabela, ela também teria proteção:

http://www.overclock.net/t/946407/amd-motherboards-vrm-info-database

Como você falou que a temperatura da placa chegou aos 200°C possivelmente as proteções da placa não atuaram, você não as desabilitou na bios?

A temperatura do processador é variável mesmo, depende da frequência e também da demanda dele, ele pode estar fixo em, sei lá, 2GHz, se a porcentagem de processamento mudar a temperatura também muda, e é rápido mesmo. Se tivesse que dizer se o problema foi na placa ou no processador, eu diria que foi na placa.

É isso que achei estranho. Quando chega, sei lá, 80º era pra ela desligar sozinha. Essas proteções eu deixo por padrão ligadas para caso dê algum problema ela desligar sozinha, mas não foi o caso, passou direto e o processador atingiu isso tudo.

O problema agora é que eu peguei ela justamente pelos 2 slots PCI-E para fazer crossfire/sli 8x-8x, já que a maioria com esse chipset só suporta 16x-4x.

E andei lendo no tópico que você citou, o pessoal anda reclamando bastante lá. Alguns afirmam problemas de desempenho com os FX-8150 :(

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muito provavelmente a sua placa morreu sozinha, talvez o procss funcione

tem bastante relatos de mortes desse modelo (MSI 970A-G46) e também de outros da ASROCK, ao menos os mais baratos.

a MSI 970A-G46 parece não suportar 125W e o fabricante diz suportar até o fx8350, ha um modelo da ASROCK (970DE3/U3S3) que antes dizia suportar os fx8350 e que ainda consta como suportando o Phenom II X4 HDZ965FBK4DGI(BE) 140W Deneb/3400MHz, mas retiraram essa informação porque surgiram relatos de morte da mobo, porém diz suportar um de 140W!!!

o negocio é pedir rma

e o estalo que ouviu, seria a fonte?

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Tem outras coisas também... 200 graus pode ser porque o programa não leu direito a temperatura. Supondo que 200 estivesse na base octal, isso seriam 128 graus na decimal (temperatura real). Qual foi o programa que você usou pra monitorar as temps? Acho menos difícill que essa temperatura seja da mobo, e não do processador, porque 200 graus é pra sentir cheiro de queimado.

Sua fonte é boa? Nessas horas temos de pensar em tudo.

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O processador morreu também, já fiz os testes.

A fonte também não foi pois na placa da gigabyte ela ligou normalmente. Nessa da MSI, se eu não ligar o EPS12V a fonte funciona e a placa "liga", mas ligando o EPS12V a fonte liga por 1 segundo e desliga.

O programa que eu fiz o monitoramento foi o HWMonitor (o mais leve que consegui abrir na hora, o programa da MSI é mais pesado então nem tentei abrir).

Hoje de madrugada a AMD me mandou um email confirmando que irá fazer a coleta do processador, e então ir para a análise do problema e ver se irá trocar ou não.

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O processador morreu também, já fiz os testes.

A fonte também não foi pois na placa da gigabyte ela ligou normalmente. Nessa da MSI, se eu não ligar o EPS12V a fonte funciona e a placa "liga", mas ligando o EPS12V a fonte liga por 1 segundo e desliga.

O programa que eu fiz o monitoramento foi o HWMonitor (o mais leve que consegui abrir na hora, o programa da MSI é mais pesado então nem tentei abrir).

Hoje de madrugada a AMD me mandou um email confirmando que irá fazer a coleta do processador, e então ir para a análise do problema e ver se irá trocar ou não.

Tipo, é triste pra você, mas acho que esse sera o primeiro RMA da AMD aqui do forum, então por favor descreva toda a sua experiência com eles, beleza? ^^

E aciona o RMA da mobo. Tb pode ser com a loja.

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Tipo, é triste pra você, mas acho que esse sera o primeiro RMA da AMD aqui do forum, então por favor descreva toda a sua experiência com eles, beleza? ^^

E aciona o RMA da mobo. Tb pode ser com a loja.

Sim, pode deixar que irei descrever depois tudo o que aconteceu.

O RMA da Mobo, segundo as regras do site, é com a loja mesmo, pois é da MSI.

Mandei contato para as duas no mesmo dia e a AMD me respondeu na madrugada de ontem e já vão mandar uma transportadora buscar o processador. Segundo o email, assim que chegar lá ainda haverá o processo de inspeção visual e mecânica e se for aprovado lá, eles irão enviar um processador novo.

Mas enquanto isso, estou aguardando a coleta.

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muito provavelmente a sua placa morreu sozinha, talvez o procss funcione

tem bastante relatos de mortes desse modelo (MSI 970A-G46) e também de outros da ASROCK, ao menos os mais baratos.

a MSI 970A-G46 parece não suportar 125W e o fabricante diz suportar até o fx8350, ha um modelo da ASROCK (970DE3/U3S3) que antes dizia suportar os fx8350 e que ainda consta como suportando o Phenom II X4 HDZ965FBK4DGI(BE) 140W Deneb/3400MHz, mas retiraram essa informação porque surgiram relatos de morte da mobo, porém diz suportar um de 140W!!!

o negocio é pedir rma

e o estalo que ouviu, seria a fonte?

Sobre a placa, na tabela que informaram no tópico mostra que suporta 125W, mas você lembrou que isso pode ser verdade mesmo, diz suportar 125W mas daqui uns dias pode ser que com tantos problemas ocorrendo mude a informação para 95W.

O pessoal reclamou muito da G45 e na G46 a MSI só aumentou o tamanho do dissipador do VRM, o que adiantou de nada. Parece que o grande problema dela tá no VRM.

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Sim, pode deixar que irei descrever depois tudo o que aconteceu.

O RMA da Mobo, segundo as regras do site, é com a loja mesmo, pois é da MSI.

Mandei contato para as duas no mesmo dia e a AMD me respondeu na madrugada de ontem e já vão mandar uma transportadora buscar o processador. Segundo o email, assim que chegar lá ainda haverá o processo de inspeção visual e mecânica e se for aprovado lá, eles irão enviar um processador novo.

Mas enquanto isso, estou aguardando a coleta.

RMA no Brasil é uma beleza mesmo! Quem tem que mandar para o exterior e aguardar a boa vontade da receita é que se ferra. :lol:

A AMD podia fazer algum acordo para intermediar o RMA de GPUs com os chips dela aqui no Brasil. Se tivesse isso aqui seria tipo, absurdamente fenomenal e acho que ganharia uma propaganda boa. ^^

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RMA no Brasil é uma beleza mesmo! Quem tem que mandar para o exterior e aguardar a boa vontade da receita é que se ferra. :lol:

A AMD podia fazer algum acordo para intermediar o RMA de GPUs com os chips dela aqui no Brasil. Se tivesse isso aqui seria tipo, absurdamente fenomenal e acho que ganharia uma propaganda boa. ^^

Concordo. Tudo bem que só tive que apelar para RMA de uma GPU uma vez só até hoje, mas concordo que fazer o mesmo trabalho de RMA que é feito nos processadores só iria ajudar.

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Fonte é genérica ?

Esta ligado a um filtro de linha bom ou a um nobreak bom ??

a BIOS estava atualizada ??

O cooler tinha pasta térmica ?

OCZ StealthXStream 2 700W.

Filtro de linha bom com aterramento.

BIOS Atualizada para a ultima versão.

Como a placa era recente, então recentemente passei o processador de uma placa para a nova, então limpei o processador e a base do cooler e apliquei a pasta novamente.

Como informei, conforme o colega alí de cima informou tópicos relacionados a placa em questão, o grande problema dela ta no VRM, onde não aguenta um FX-8120 e provavelmente ela matou o meu processador junto com ela.

Estou esperando a transportadora passar em casa para que eu possa entregar o processador. Já a loja que comprei a placa, até agora nada de resposta. Tô vendo que isso ainda vai me dar uma bela dor de cabeça.

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  • 2 semanas depois...

Bem. Atualizando o status das coisas.

Processador: Estou ainda aguardando a transportadora passar para pegar o processador com a nota fiscal.

Placa-mãe: Já peguei todo o processo de RMA e falta só enviar a placa para análise. Assim que eu tiver um tempo mando pra lá.

Uma pergunta, estou com uma Gigabyte AM3+ lá parada e estou pensando em pegar um Phenom II X4 960T para ir usando por enquanto, esse 960T é um Thuban com núcleos desativados?

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  • 2 semanas depois...

Atualizando o tópico:

Processador: Entrei em contato com a SirCompany (que a AMD terceiriza o RMA) e eles ainda não receberam nada. Mandei um email para a AMD sobre isso e estou esperando resposta.

Placa-mãe: Já efetuei o envio. Pelo visto, a placa-mãe tem chances de chegar primeiro do que coletarem o processador para fazerem a troca.

Como esses meses irei ficar apertado, talvez eu pegue um Athlon II X2 só pra quebrar o galho, porque é muito difícil ficar sem PC :(

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Atualizando o tópico:

15/03/2013:

Processador - A Sir Company me ofereceu o reembolso do valor do processador para resolver logo o problema. Como o reembolso vale a pena, dei confirmação para isso. Afinal, com esse dinheiro posso comprar um FX-8320 (Vishera). Vai demorar uns 20 dias para me reembolsarem, mas já é uma certeza.

Placa-mãe - A placa-mãe já chegou no RMA da loja que comprei e agora terei que aguardar 10 dias pela resposta. Aparentemente a placa-mãe não tem para reposição na loja então irei escolher uma melhor para evitar esses problemas com o FX-8320.

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Agora pegue um placa mãe da Gigabyte, pois são muito boas e confiáveis, vejo o pessoal reclamando muito da MSI.

realmente, essa MSI 970A-G46 é placa média, devia suportar com firmeza o FX, Asrock anda pisando na bola tb e não pense que é por conta somente de consumo dos FXs, tem relato de pessoal até mesmo aqui onde uma ASUSTEK foi pro saco e ainda matou um core-i5 de 3ºgeração.

para AMD as piores estão sendo MSI e ASROCK.

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Atualizando o tópico:

Processador: Entrei em contato com a SirCompany (que a AMD terceiriza o RMA) e eles ainda não receberam nada. Mandei um email para a AMD sobre isso e estou esperando resposta.

Placa-mãe: Já efetuei o envio. Pelo visto, a placa-mãe tem chances de chegar primeiro do que coletarem o processador para fazerem a troca.

Como esses meses irei ficar apertado, talvez eu pegue um Athlon II X2 só pra quebrar o galho, porque é muito difícil ficar sem PC :(

Atualizando o tópico:

15/03/2013:

Processador - A Sir Company me ofereceu o reembolso do valor do processador para resolver logo o problema. Como o reembolso vale a pena, dei confirmação para isso. Afinal, com esse dinheiro posso comprar um FX-8320 (Vishera). Vai demorar uns 20 dias para me reembolsarem, mas já é uma certeza.

Placa-mãe - A placa-mãe já chegou no RMA da loja que comprei e agora terei que aguardar 10 dias pela resposta. Aparentemente a placa-mãe não tem para reposição na loja então irei escolher uma melhor para evitar esses problemas com o FX-8320.

Apesar de não ter sido a melhor solução (no sentido de que teve demora e desencontro entre a comunicação das empresas) acho que só o fato deles terem lhe oferecido o reembolso assim, na lata, privilegiando o consumidor e o estresse que ele passou (você não tem culpa que o sistema deu problema nem que eles não se comunicaram direito) já salva a imagem da AMD e da terceirizada, ao meu ver.

Sem contar que uma solução de suporte aqui no Brasil em 99,99% das vezes vai ser melhor do que qualquer solução de suporte no estrangeiro.

Isso se tudo der certo, na verdade (ainda não acabou, é melhor ter cuidado nessas coisas e contar com o ovo dentro da galinha ainda...).

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Japa, a MSI tem um problema sério com o octacore.

Meu fx8120 tb morreu junto com minha msi 970g46....

Inclusive ela esta no ovenclock.net no tópico vrm e mosfets....

Agora me fala uma coisa, no rma com a amd pediram nota fiscal???

minha mobo e cpu vieram dos eua e acho que vou ter que enviar pra lá pra rma...

Fioquei muito chateado com a msi e com a amd e comprei um i7 3737k com uma gigabyte 77xudh3.... eta pc bala!

Sou LBR_Galland mas não consigo logar nem recuperar senha....

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Apesar de não ter sido a melhor solução (no sentido de que teve demora e desencontro entre a comunicação das empresas) acho que só o fato deles terem lhe oferecido o reembolso assim, na lata, privilegiando o consumidor e o estresse que ele passou (você não tem culpa que o sistema deu problema nem que eles não se comunicaram direito) já salva a imagem da AMD e da terceirizada, ao meu ver.

Sem contar que uma solução de suporte aqui no Brasil em 99,99% das vezes vai ser melhor do que qualquer solução de suporte no estrangeiro.

Isso se tudo der certo, na verdade (ainda não acabou, é melhor ter cuidado nessas coisas e contar com o ovo dentro da galinha ainda...).

Então, eu ainda estou esperando o reembolso e não to contando "com o ovo dentro da galinha". Apesar de que vai demorar um pouco, mas mesmo assim, vou comprar um FX-8320 e mais umas peças novas pro meu PC.

Japa, a MSI tem um problema sério com o octacore.

Meu fx8120 tb morreu junto com minha msi 970g46....

Inclusive ela esta no ovenclock.net no tópico vrm e mosfets....

Agora me fala uma coisa, no rma com a amd pediram nota fiscal???

minha mobo e cpu vieram dos eua e acho que vou ter que enviar pra lá pra rma...

Fioquei muito chateado com a msi e com a amd e comprei um i7 3737k com uma gigabyte 77xudh3.... eta pc bala!

Sou LBR_Galland mas não consigo logar nem recuperar senha....

Pois é. Tomei um baita tombo.

E eu pesquisei um pouco antes de comprar e não vi esse tópico. Infelizmente.

Estou esperando a resposta do RMA e irei dizer sobre a placa-mãe. Tem uma Gigabyte no site deles que tô disposto pagar um pouco mais pra pegar ela. Pelo menos na lista que um colega passou ela está segura para os Octa-cores.

Sobre o RMA, para abertura de chamado não pediram, mas avisaram antes a necessidade de ter a nota fiscal. Inclusive a SirCompany pediu para que eu enviasse por email uma copia da nota para eles para que eles pudessem dar andamento no reembolso.

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Atualizando o tópico:

A SirCompany já encaminhou a coleta do processador. Recebi um email dos correios de que irão coletar amanhã (22/03). A modalidade é Sedex Reverso. Não sei se é ágil quanto um Sedex normal, mas que bom, pelo menos chega rápido. A questão aqui é que o processador ainda vai para a análise e depois que ocorrer essa etapa, vão dizer os resultados e me devolver o valor do produto em dinheiro.

Para quem tá quase 2 meses sem PC, acho que mais alguns dias não vão me matar.

A placa-mãe estou aguardando ainda os 10 dias úteis para ver alguma resposta da Terabyteshop para ver o que vai ser resolvido. Como consta no site deles sobre a garantia, só poderei trocar por outra placa-mãe se a que eu comprei não houver em estoque. Segundo o site, não tem, mas vamos ver o que acontece.

Estou esperando receber meu salário para comprar o processador (Athlon II X2), fonte (Corsair CX500) e uma VGA (HD 7870 HAWK, recomendação do usuário Pistigrilo) e então depois é esperar o resultado sobre o processador e se tudo der certo, investir num FX-8320.

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Atualização:

- Processador: O processador chegou na SirCompany e agora vão fazer os testes e me dar uma resposta em até 3 dias. Caso constatado o defeito, vão me devolver o valor do processador. Um fato interessante, que não recomendo a ninguém foi que, como eu trabalho em outra cidade e só volto para casa aos finais de semana (e o processador estava em minha casa), havia alguns documentos para colocar no pacote do processador e embalar para que os correios quando fossem coletar, não haver problemas. O problema foi que o que era agendado para uma sexta-feira, o cara dos correios foi coletar o processador na quinta-feira, e o pior disso foi que como fiquei como contactar o pessoal de casa para não entregar (e também achei que o carteiro não iria aceitar, pois não estava embalado) entregaram pro carteiro e ELE LEVOU. Na sexta-feira eu cheguei e a encomenda já havia sido encaminhada para o destino. Avisei a atendente por email, pedi desculpas pelo transtorno e ela aceitou normalmente, apenas me pediu a cópia por email do termo de responsabilidade assinado. Enviei e agora ficou tudo certo. Nisso vi que eles são bem compreensivos, mas quem for recorrer ao RMA, recomendo cautela nessa parte.

- Placa-mãe: A placa-mãe ainda não obtive respostas, já que pediram 10 dias úteis para a análise da placa e tudo mais. Mas amanhã irei mandar um email para saber o andamento disso.

Sendo otimista, acredito que esse transtorno todo vai acabar nas próximas semanas, ou dias...

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