Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar LED no 220v - Capacitor de Poliester esta correto?


josepetri

Posts recomendados

Êta esqueminha que ficou ruinzinho de achar o capacitor...Quando a gente quer simplificar vem alguem para embatucar o samba..

Repito a sugestão, sem frescura, sem componente mosca branca e muito mais barato, simples e menor..

Melhor, testado e operando tem mais de 5 anos com certeza...

Ledem127VAC.jpg

Mas para que simplificar se dá para complicar, né???

Complicou?Não vejo como um capacitor a mais complicou o circuito..

Quando ses faz coisas meia boca o resultado é meia boca, tem coisas que funcionam de qualquer jeito, mas de jeito mais pensado o resultado pode ser melhor...

Ja que esses leds são de 20mA, com esse mesmo valor terá ~15mA, quase não terá diferença no brilho, e almentando ainda mais a vida do led....

Para uma coisa mais bem feita, se quiser um brilho fixo,você pode colocar um diodo depois do diodo em paralelo e em serie com os leds, e colocando mais um capacitor em paralelo com os leds, esses dois componentes servirão para retificar e filtrar as variações, assim você terá um brilho fixo, mesmo que seja 60hz, o led não piscará, mas se você olhar de perto verá pequenas oscilações no brilho do led... O capacitor pode ser de 10uf 400v.... Isso que eu falei é so uma incrementaçao...

Mas já que você vai usar na maquina de costura, acho que não seja nescessario isso, a menos que você queira um circuito mais bem feito...

o capacitor em paralelo para eliminar possíveis picos, nao pode ser maior pois ai nao teria um queda de tensão suficiente para os leds...

Para esses leds comum de 3,8v 20mA pode ser os mesmos valores que eu tinha falado antes... Não precisa modificar nada... Apenas para os leds uv ai precisa alterar alguns valores..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complicou?Não vejo como um capacitor a mais complicou o circuito..

Quando ses faz coisas meia boca o resultado é meia boca, tem coisas que funcionam de qualquer jeito, mas de jeito mais pensado o resultado pode ser melhor...

Ja que esses leds são de 20mA, com esse mesmo valor terá ~15mA, quase não terá diferença no brilho, e almentando ainda mais a vida do led....

Para uma coisa mais bem feita, se quiser um brilho fixo,você pode colocar um diodo depois do diodo em paralelo e em serie com os leds, e colocando mais um capacitor em paralelo com os leds, esses dois componentes servirão para retificar e filtrar as variações, assim você terá um brilho fixo, mesmo que seja 60hz, o led não piscará, mas se você olhar de perto verá pequenas oscilações no brilho do led... O capacitor pode ser de 10uf 400v.... Isso que eu falei é so uma incrementaçao...

Mas já que você vai usar na maquina de costura, acho que não seja nescessario isso, a menos que você queira um circuito mais bem feito...

o capacitor em paralelo para eliminar possíveis picos, nao pode ser maior pois ai nao teria um queda de tensão suficiente para os leds...

Para esses leds comum de 3,8v 20mA pode ser os mesmos valores que eu tinha falado antes... Não precisa modificar nada... Apenas para os leds uv ai precisa alterar alguns valores..

Assim esta de acordo? A tensão esta adequado para os Leds? Posso ligar quantos com esta especificação?

post-848236-13884965173888_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Êta esqueminha que ficou ruinzinho de achar o capacitor...Quando a gente quer simplificar vem alguem para embatucar o samba..

Repito a sugestão, sem frescura, sem componente mosca branca e muito mais barato, simples e menor..

Melhor, testado e operando tem mais de 5 anos com certeza...

Ledem127VAC.jpg

Mas para que simplificar se dá para complicar, né???

Fiz o seu esquema com multiplos leds, mas não achei capacitor de 1/2W Pode ser de 1w?

Esta correto? Qual seria a tensão e corrente do sistema?

post-848236-13884965174192_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fiz o seu esquema com multiplos leds, mas não achei capacitor de 1/2W Pode ser de 1w?

Esta correto? Qual seria a tensão e corrente do sistema?

Certo que você quis dizer resistor de 1/2 Watt e não capacitor...

Esses valores dai, para tensão de 220 Volts vão resultar numa corrente da ordem de 11 mA, um brilho relativamente bom para sinalização..

Com capacitor de 270 nF, em 220 Volts, vai dar uma corrente da ordem de 19 mA..

Não entendi porque ai em cima fizestes o paralelo de duas séries de 3 leds???

O que recomendei foi fazer o antiparalelo Um led de um modo e outro do modo reverso, e cada led em antiparalelo com o outro..

Numa ligação esquemática, se não houver pontinhos num cruzamento de dois fios significa que não existe ligação ai..

Como deveria ser???

Assim:

Ledsem220Volts_zps20ef8775.jpg

Note que cada um dos leds está invertido com relação ao seu par..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim esta de acordo? A tensão esta adequado para os Leds? Posso ligar quantos com esta especificação?

A reatanvia do capacitor será de 17k, a tensão da rede será de 315vp, você esta usando 3 leds de 3 3.4v que dara 10.2V.. Então ficaria 300v sobre o capacitor e resistor veja: 305 / 19k = 16mA... Se usar 5 daria 17V e 298v sobre o capacitor e resistor que dara= 15,6mA...

faz o calculo para quantos leds você quer e veja se a corrente esta boa pra você...

Com 3 leds terá 16mA, se o led é de 20mA, essa corrente esta ótima, se você trabalhar com 20mA no limite, nao terá uma boa duração dos leds...

o circuito esta certo agora! O capacitor e o diodo que eu sugeri, filtrara e ficara a tensão de pico sobre os leds, sem esse capacitor você teria os 11mA rms e 16mA de pico, se calcular para 20mA rms, você teria 30mA de pico, causaria danos ao led...

E o capacitor de 10uf não precisa ser de poliéster, pode ser eletrolítico já que é mais barato. E ele também poderia ser de 16v... Mas se você retirar os Leds ou um queimar, o capacitor vai junto...

Veja o preço do capacitor, 150kpF 400v por 0,60 reais!

http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_5251_4689_Capacitor-Poliester-Serie-B32591-Epcos

E o de 330kpF 400v ta 0,80 reais...

Os diodos são de 0,05 reais... O resistor de 1w deve ta no Max 0,20 reais..

Você não vai gastar nem 5 reais com esse circuito....

O eletrolítico pode ser de 350v esta 1,40 reais, ou o de 400 que ta 1,90...

http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_4717_4689_Capacitor-Eletrolitico-10uF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo que você quis dizer resistor de 1/2 Watt e não capacitor...

Esses valores dai, para tensão de 220 Volts vão resultar numa corrente da ordem de 11 mA, um brilho relativamente bom para sinalização..

Com capacitor de 270 nF, em 220 Volts, vai dar uma corrente da ordem de 19 mA..

Não entendi porque ai em cima fizestes o paralelo de duas séries de 3 leds???

O que recomendei foi fazer o antiparalelo Um led de um modo e outro do modo reverso, e cada led em antiparalelo com o outro..

Numa ligação esquemática, se não houver pontinhos num cruzamento de dois fios significa que não existe ligação ai..

Como deveria ser???

Assim:

Ledsem220Volts_zps20ef8775.jpg

Note que cada um dos leds está invertido com relação ao seu par..

Posso usar um capacitor eletrolítico no lugar do de poliéster? aqui em Santos só tem eletrolítico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Posso usar um capacitor eletrolítico no lugar do de poliéster? aqui em Santos só tem eletrolítico

Não, definitivamente não.. Eletrolítico só se submetido a CC e nesse caso dai ele vai operar em CA..

Então não vais ter capacitor para nenhum desses circuitos dai que te mostraram???

Todos eles exigem capacitores de poliester..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é claro que pode... Todos são capacitores! Mas qual você vai usar? 150n.. 270n?

De onde você tirou essa informação? Pode ligar eletrolítico em CA não. Tanto é que os eletrolíticos possuem uma faixa branca na lateral indicando a polaridade.

Se você ligar eletrolítico em CA, vai pegar fogo.

Falou

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De onde você tirou essa informação? Pode ligar eletrolítico em CA não. Tanto é que os eletrolíticos possuem uma faixa branca na lateral indicando a polaridade.

Se você ligar eletrolítico em CA, vai pegar fogo.

Falou

pode sim! Eu perguntei qual capacitor ele vai usar pra mim poder responder...

é só usar dois em serie invertidos, negativo de um com o negativo do outro... Se for pra ter 150n, terá que ser dois de 330n 250v...

como não pode?

É tanto que até vendem enssa ligação já pronta encapsulada em um único invólucro, são os eletrolíticos sem polaridade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos, estou montando uma luminaria para uma maquina de costura e estou usando o esquema do seguinte site:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/65-artigos-e-projetos-para-iniciantes/622-como-usar-leds-em-110-v-e-220-v.html

Seria o segundo esquema, aqui em casa uso 220v então precisei comprar os seguintes componentes:

3 X Leds

1 X 470 nF x 400 V capacitor de poliéster

2 X 1N4007 diodos retificadores de silício

Fiz a montagem para testes, como mostro na foto em anexo, e liguei, a luz deu uma piscada e parou, desliguei, liguei novamente, mais uma vez, piscou e parou, cheguei os contatos e estava tudo ok, o capacitor não estava nem quente, nada estourou então o que pode ter dado errado?

Olhei para o capacitor e não esta escrito 470 nf e sim ,47 mf. Liguei na loja e eles me falaram que estava tudo ok, que o capacitor era esse mesmo, então estou com duvida, se este capacitor esta correto mesmo, procurei na Internet e a imagem é bem diferente, eles falaram que este era um modelo antigo mas funcional igual.

O que vocês me dizem? O que acham que posso fazer?

Outra coisa, pretendo fazer um sistema desse com leds UV de 3,8 v e consome 50 mA, então preciso modificar este sistema ou ele suporta bem?

Desculpe tantas duvidas, e agradeço quem possa me dar uma ajuda.

josepetri

Esse circuito ( http://www.newtoncbraga.com.br/index...v-e-220-v.html),

para além de estar errado, não vai servir para o efeito de iluminar que pretende.

Tem várias hipoteses.

Arranje uma pequena fonte e depois seja com reglador de corrente ou simples resistências, pode ligar varios grupos de leds.

Ou usar mesmo lampada led de 12V, que existem tem no mercado.

Pode ainda usar lampada led de 220V.

Mas claro a escolha é sua.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

josepetri

Esse circuito ( http://www.newtoncbraga.com.br/index...v-e-220-v.html),

para além de estar errado, não vai servir para o efeito de iluminar que pretende.

Tem várias hipoteses.

Arranje uma pequena fonte e depois seja com reglador de corrente ou simples resistências, pode ligar varios grupos de leds.

Ou usar mesmo lampada led de 12V, que existem tem no mercado.

Pode ainda usar lampada led de 220V.

Mas claro a escolha é sua.

Estou esperando abrir as matriculas e vou fazer eletrotécnica na ETEC, já comecei a estudar o assunto, vou montar um sistema eu mesmo e colocar aqui tudo detalhando com as peças mais populares, porque ta complicado, estamos na 5º pagina e ninguém mostra um sistema decente, um deles pode queimar os leds quando liga (e queimou os meus!) outro tem de comprar mais componentes para assegurar os leds, mas se o led queimar queima os outros componentes também, e esses capacitores de poliéster não encontro, e olha que moro em Santos! Aqui tem de tudo praticamente, e a tensão e corrente do sistema não atende! ****, ligar uma led em uma tomada e ninguém tem uma forma simples e segura, até mesmo no Youtube, cada um faz de um jeito, resolvi aqui com um amigo, pegar uma fonte de celular, desmontar e usar um resistor e pronto, não é o que eu quero, mas pude medir a tensão e corrente e esta perfeito e coube na maquina. Agora montar o meu sistema pode demorar um tempo, mas não importa, melhor do que toda hora ficar correndo atrás de peças e não achar e queimando componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou esperando abrir as matriculas e vou fazer eletrotécnica na ETEC, já comecei a estudar o assunto, vou montar um sistema eu mesmo e colocar aqui tudo detalhando com as peças mais populares, porque ta complicado, estamos na 5º pagina e ninguém mostra um sistema decente, um deles pode queimar os leds quando liga (e queimou os meus!) outro tem de comprar mais componentes para assegurar os leds, mas se o led queimar queima os outros componentes também, e esses capacitores de poliéster não encontro, e olha que moro em Santos! Aqui tem de tudo praticamente, e a tensão e corrente do sistema não atende! ****, ligar uma led em uma tomada e ninguém tem uma forma simples e segura, até mesmo no Youtube, cada um faz de um jeito, resolvi aqui com um amigo, pegar uma fonte de celular, desmontar e usar um resistor e pronto, não é o que eu quero, mas pude medir a tensão e corrente e esta perfeito e coube na maquina. Agora montar o meu sistema pode demorar um tempo, mas não importa, melhor do que toda hora ficar correndo atrás de peças e não achar e queimando componentes.

Na eletrônica não há milagres, você quer ligar leds de 3v em 220v, quer uma forma simples? Use um resistor em serie e mais um diodo para n queimar os Leda na tensão reversa e pronto!!

Eu falei isso lá no começo, ninguém ouviu, falaram que ia gastar 4w à toa... Era a forma mais fácil, 4w é muito pra você? Se eles funcionarem por 12hr todo dia, você vai gastar 1kW no mês... Veja o preço do kW ai na sua cidade.. Se achar caro, então não tem outras alternativas a não ser o capacitor...

Essa fonte de celular, e chaveada, já viu quantos componentes tem dentro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou esperando abrir as matriculas e vou fazer eletrotécnica na ETEC, já comecei a estudar o assunto, vou montar um sistema eu mesmo e colocar aqui tudo detalhando com as peças mais populares, porque ta complicado, estamos na 5º pagina e ninguém mostra um sistema decente, um deles pode queimar os leds quando liga (e queimou os meus!) outro tem de comprar mais componentes para assegurar os leds, mas se o led queimar queima os outros componentes também, e esses capacitores de poliéster não encontro, e olha que moro em Santos! Aqui tem de tudo praticamente, e a tensão e corrente do sistema não atende! ****, ligar uma led em uma tomada e ninguém tem uma forma simples e segura, até mesmo no Youtube, cada um faz de um jeito, resolvi aqui com um amigo, pegar uma fonte de celular, desmontar e usar um resistor e pronto, não é o que eu quero, mas pude medir a tensão e corrente e esta perfeito e coube na maquina. Agora montar o meu sistema pode demorar um tempo, mas não importa, melhor do que toda hora ficar correndo atrás de peças e não achar e queimando componentes.

Fez muito bem.

Só lhe recomendo que estude e tente sempre fazer melhor.

Vai encontrar na net muita asneira, muitos nem sabem nem sequer as caracteristicas de um diodo.

Não pensam , não montam e não medem.

Veja o exemplo que tentou montar.

Se um "professor" coloca um circuito desses , o que farão os alunos !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá... Pesquisando na net encontrei este site

http://english.cxem.net/calc/ledcalc.php?gclid=CMffmPKgqLUCFQWCnQod1DwARg

então com ajuda dele eu fiz o circuito para 10 led's ligados a uma bateria de 12v.

Eu li tudo nesse tópico porque agora estou interessado em montar um circuito com 10 led's... para ligar direto na tomada, aqui são 220v também... enfim, notei que pessoas conceituadas tentaram ajudar, pessoas como MatheusLPS, mroberto98, faller (já virei fã desse cara) ele tem quase 13 mil poster ajudando iniciantes como eu.

foram tantas explicações, tantos pros e contras que eu vou esperar o josepetri finalizar o dele para dai fazer o meu, surgiram várias maneiras diferentes para chegar ao mesmo resultado a ponto de quem é iniciante ficar na duvida... a questão aqui não é o valor dos componentes que giram em torno de centavos mas o tempo perdido voltando para comprar mais, transito, estacionamento...

Eu estou propenso fazer este Ligandoarraydeledsem120VAC.jpg

proposto por faller, vou só aguardar o desdobrar do tópico para analisar novas alternativas que venha a surgir.

Por acaso já alguém montou e mediu o circuito?

Se sim qual a tensão , corrente e formas de onda respectivas?

Se calhar vão ter umas surpresas.

Qual circuito você se refere? foram apresentado vários!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá... Pesquisando na net encontrei este site

http://english.cxem.net/calc/ledcalc.php?gclid=CMffmPKgqLUCFQWCnQod1DwARg

então com ajuda dele eu fiz o circuito para 10 led's ligados a uma bateria de 12v.

Eu li tudo nesse tópico porque agora estou interessado em montar um circuito com 10 led's... para ligar direto na tomada, aqui são 220v também... enfim, notei que pessoas conceituadas tentaram ajudar, pessoas como MatheusLPS, mroberto98, faller (já virei fã desse cara) ele tem quase 13 mil poster ajudando iniciantes como eu.

foram tantas explicações, tantos pros e contras que eu vou esperar o josepetri finalizar o dele para dai fazer o meu, surgiram várias maneiras diferentes para chegar ao mesmo resultado a ponto de quem é iniciante ficar na duvida... a questão aqui não é o valor dos componentes que giram em torno de centavos mas o tempo perdido voltando para comprar mais, transito, estacionamento...

Eu estou propenso fazer este Ligandoarraydeledsem120VAC.jpg

proposto por faller, vou só aguardar o desdobrar do tópico para analisar novas alternativas que venha a surgir.

Qual circuito você se refere? foram apresentado vários!

Se você for usar muitos leds nem compensa usar um capacitor.... Compensa usar apenas um resistor.... Mas se for para poucos leds, você ainda pode usar o resistor a menos que você não queira gastar muita energia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 2 anos depois...

Pessoal eu tenho umas dúvidas. De coisas que gostaria de entender como estão funcionando nos esquemas de você. Se for possível me explicar, fico muito grato.

 

Vi todos os esquemas de vocês e vejo a maioria usa corrente alternada direto no led. Não usam nem um diodo nem para fazer um retificador de meia onda. Pode fazer isso? Porque geralmente quando fazemos instalações de LED que necessitam de algo mais caprichado são usados drivers de LED que fornecem uma saída DC e corrente constante, nesse tipo de instalação não é necessário o uso de resistores de capacitores nem nada o driver já fornece umatensão DC com corrente fixa, ou seja, não haverá variação de corrente.

 

Outra dúvida é nesse esquema da figura abaixo abaixo. Esse segundo capacitor de 4,7nF ele é para evitar o pico de corrente. Ele vai carregar primeiro que o o 150nf? Quando ele tiver carregado Q1 ainda vai está carregando. É isso mesmo?

 

A outra dúvida é quanto ao resistor de 2k2, não seria mais adequado colocar o resistor em série com Q2 (4,7nF) do que em série com o capacitor de de 150nf? 

 

E porque Q2 tem 4,7nf? Como calculou isso?

 

E a ultima dúvida é nos últimos esquemas exibidos, vejo que colocaram LEDs invertidos, isso é para aproveitar a inversão de tensão da AC?  Outra coisa e quanto a tensão inversa se um led de uma das linhas queimar como fica? 

 

Muito obrigado!

 

post-848236-13884965160788.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vianney

 

 

Esses diagramas de circuito assumem que os LEDs funcionem perfeitamente como um diodo comum na região de polarização reversa, o que é arriscado pelo fato de muitos LEDs terem baixos valores de PIV (tensão de pico inversa). Para imaginar melhor, veja isto F5Rua4D.gif:

 

 

 

HeJ5qcbg.png

 

 

 

Sobre as dúvidas relativas a particularidades dos capacitores nos circuitos (valores, tempos de resposta, picos etc), seria necessário um conhecimento profundo de Matemática para entendê-las. É comum que essas características sejam determinadas empiricamente por quem faz um diagrama de circuito.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@rjjj Muito obrigado pela explicação. A Matemática não é problema, porém acho que talvez outros frequentadores do fórum não iriam gostar.

 

Com relação ao pico de tensão quando o capacitor estiver desligar, ninguém pensou em usar um NTC  para reduzir esse efeito

 

http://blog.novaeletronica.com.br/o-ntc-o-salvador-das-fontes/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!