Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a Melhor Configuração para as Ventoinhas de um Sistema de Refrigeração Líquida de 120 mm?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Qual a Melhor Configuração para as Ventoinhas de um Sistema de Refrigeração Líquida de 120 mm?


"Nós testamos 12 diferentes configurações para resfriar um radiador de 120 mm de uma solução de refrigeração líquida. Qual é a melhor? Confira!"


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei desse tipo de teste, ficou bem explicado.

Somente um detalhe que deve ser levado em conta, quem tem um pc "gamer" gera muito calor interno ainda mais se a placa de vídeo for "top", nesse caso os resultados seriam mais distantes.

Montando no modelo padrão jogando o ar para fora os resultados seriam mais afetados devido ao "bafo" interno sendo usado para refrigerar o cooler e com isso diminuindo a eficiência do conjunto.

No teste com 1 ventilador o resultado acredito ter ficado dentro do padrão, os ventiladores aparentemente empurram o ar com mais eficiência (maior pressão) do que puxam, o ruído pode ser amenizado removendo a grade traseira e usando uma grelha pois qualquer material próximo ao "ataque" das hélices geram ruído.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante o teste.

O que achei mais curioso foi o nível de ruido menor com apenas uma ventoinha puxando ar de fora para dentro na posição 2. No meu gabinete possuo várias ventoinhas e um controlador de velocidade. O que reparei aqui foi exatamente que a ventoinha mais barulhenta é exatamente aquela que puxa o ar de fora para dentro.

Uma observação, os dados do gráfico de ruído não estão condizentes com o que está na tabela, pois não há nenhum caso de 48dB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Muito interessante o teste.

O que achei mais curioso foi o nível de ruido menor com apenas uma ventoinha puxando ar de fora para dentro na posição 2. No meu gabinete possuo várias ventoinhas e um controlador de velocidade. O que reparei aqui foi exatamente que a ventoinha mais barulhenta é exatamente aquela que puxa o ar de fora para dentro.

Uma observação, os dados do gráfico de ruído não estão condizentes com o que está na tabela, pois não há nenhum caso de 48dB.

Obrigado, tabela corrigida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei o teste interessante, porém vale ressaltar um fato importante.

Eu tenho aqui um watercooler da Corsair H80 do qual deixo fixada na parte traseira do gabinete e com 2 ventoinhas de 120 mm.

Cheguei a testar tanto soprando o ar de dentro para fora como de fora para dentro.

Nos dois testes a diferença de temperatura do processador eram muito proximas, porém quando testei na posição de soprar o ar de fora para dentro (o fabricante indica como "certo" dessa forma) , apesar do processador manter em uma temperatura boa o que mais percebi que estava "sofrendo" eram os HDs que chegaram em temperatura meio que críticas.

Eu deixando eles posicionado soprando o ar de dentro para fora os HDs trabalham em uma temperatura normal (em torno de 33~37 ºC)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

apesar do processador manter em uma temperatura boa o que mais percebi que estava "sofrendo" eram os HDs que chegaram em temperatura meio que críticas.

Eu deixando eles posicionado soprando o ar de dentro para fora os HDs trabalham em uma temperatura normal (em torno de 33~37 ºC)

Isso deixa claro que seu sistema de refrigeração é inapropriado, pois utilizar os coolers sobrando o ar de fora para dentro requer que seu gabinete possua exaustão para o ar quente do gabinete, ou seja, deve ter um ventilador frontal, soprando o ar de dentro para fora e se possivel um superior tambem sop´rando de dentro para fora, mas isso pode variar de acordo com seu gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...