Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida: core i3 3220 ou AMD FX-6100


esmessias

Posts recomendados

Tenho um core 2 duo E6550 e uso placa de video HD 5670 512MB, pretendo trocar processador, placa mãe e memória mas nada tão caro. Esses processadores estão custando menos que R$300,00 e não quero passar disso.

Qual seria a melhor opção i3 3200 ou FX-6100, usando está placa de video?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ano passado fiquei na mesma dúvida que você e comprei o i3 3220, escolhi levando em consideração mais coisas:

- Testes na época que indicavam que o FX 6100 perdia para o i3 de 2ª geração nos jogos (a tendência é de que os jogos utilizem mais cores do processador, então um teste mais atual pode ter outro resultado)

- Planejava migrar depois para i5 (já migrei)

- Placa-mãe com USB 3.0 e Sata 3 mais em conta (no meu caso, HD externo com USB 3.0 era pré-requisito, na época foram R$ 150,00 de diferença aqui)

- Consumo de energia menor (isso não mudou)

- Cooler stock silencioso (não sei como é do FX, o do i3 eu lembro que mal dava pra perceber que ele estava ligado de tão silencioso)

Enfim, essa discussão pode render e provavelmente muita gente vai defender o FX por ser 6 cores. Se as aplicações que você for usar estiverem otimizadas pra isso, ele vale a pena, senão eu acho que o i3 é melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os 2 são boas opções , FX-6100 ganha em jogos e aplicativos que usam os 6 núcleos e tem um grande poder de overclock , o i3 ganha em jogos e aplicativos que não usam todos os núcleos e tem um gasto de energia muito menor , ambos estão na mesma faixa de preço.

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/amd-fx-8120-6100-4100_10.html

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/amd-fx-8120-6100-4100_5.html#sect0

http://www.guru3d.com/articles_pages/amd_fx_8150_8120_6100_and_4100_performance_review,3.html

http://www.tomshardware.com/reviews/gaming-cpu-review-overclock,3106-3.html

Qualquer 1 dos 2 é uma boa opção , na minha opinião o i3 é melhor opção por ter um desempenho bem superior em jogos , a linha FX é fraca em relação a isso.

Como o amigo disse acima , tem outros pontos a se considerar , cada caso é um caso , sobre o cooler eu também concordo , é mais silencioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha se você quer uma máquina pra não trocar por um bom tempo escolhe a fx-6100, mais se quiser fazer um up no pc futuramente \o/ vai de intel que nem eu mes que vem to trocando meu i3-3220 por um i5-3470.

Como o tavoandrade comentou o cooler é bastante silencioso, processador consome menos

é com você mano!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre upgrade, a nova geração de Intel, 4ºgeração, codenome "Haswell", é pra chegar este semestre se nao me engano...Talvez queira esperar...Menor consumo e mais poder...

O i3 ganha apenas em games "otimizados para utilizar 2 núcleos"...Porque, afinal, ele é dualcore...DualCore, por dualCore um Pentium G860 sai mais em conta...

Mas, isso esta mudando, a games que usam 8 núcleos ja...pelo que li aqui no forum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for pra jogos, especialmente single player ou jogos mais antigos, também votaria no Pentium G8xx ou G6xx, ou ainda G21xx, que são mais baratos que os i3 1155.

Se quer multiplayer nos jogos, programas que se beneficiem de vários núcleos ou poder para overclock, aí o FX 6100 ganha. Mas procure ao invés do 6100 levar o 6300, que é bem mais interessante em todos esses pontos.

Se for levar em conta também alguns recursos como placa mãe com sata 3 e usb 3, e até mesmo mais opções, como o tavoandrade citou, certamente será mais fácil pegar a opção intel. Placas mãe AM3+ estão muito raras, e ou são básicas ou tem recursos sobrando, um meio termo é praticamente impossível achar no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for pra jogos, especialmente single player ou jogos mais antigos, também votaria no Pentium G8xx ou G6xx, ou ainda G21xx, que são mais baratos que os i3 1155.

Se quer multiplayer nos jogos, programas que se beneficiem de vários núcleos ou poder para overclock, aí o FX 6100 ganha. Mas procure ao invés do 6100 levar o 6300, que é bem mais interessante em todos esses pontos.

Se for levar em conta também alguns recursos como placa mãe com sata 3 e usb 3, e até mesmo mais opções, como o tavoandrade citou, certamente será mais fácil pegar a opção intel. Placas mãe AM3+ estão muito raras, e ou são básicas ou tem recursos sobrando, um meio termo é praticamente impossível achar no Brasil.

beleza!

Não curto overclock, não jogo multiplayer e também não sou fissurado em jogos, seria um PC para o dia a dia. Mas daria para jogar Medal of Honor, Crysis, Call of Duty...?

Vou ficar com o core i3, segue:

Core i3 3220 (R$ 285,00)

Placa mãe Gigabyte GA-B75M (216,00) tem USB 3.0

Kingston DDR3 1333 2GB - (R$40,00) vou usar 4GB

Já tenho

Video - HD 5670 512MB

Fonte OCZ 500

Não pretendo gastar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra lembrar , como falaram a Intel vai mudar de plataforma totalmente no final desse ano , não vai ter um ganho absurdo em relação a geração atual , porém como vão mudar o socket , é algo a se considerar.

Você vai poder rodar os jogos tranquilo , a maioria depende mais da GPU mesmo , agora claro que existe jogos que usam bastante o processador , Crysis 3 por exemplo:

http://www.pcgameshardware.de/Crysis-3-PC-235317/Tests/Crysis-3-Test-CPU-Benchmark-1056578/

31fps contra 46fps , nesse caso vitoria do FX.

Agora cada jogo é um jogo , já vi jogos que processadores bem antigos ficam quase mesmo FPS do que processadores atuais , o Crysis 3 foi meio que ''feito'' junto com a AMD , como Dirt 3 , a Nvidia também tem jogos assim como Batman , logo eles tem vantagem nesses terrenos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra lembrar , como falaram a Intel vai mudar de plataforma totalmente no final desse ano , não vai ter um ganho absurdo em relação a geração atual , porém como vão mudar o socket , é algo a se considerar.

Você vai poder rodar os jogos tranquilo , a maioria depende mais da GPU mesmo , agora claro que existe jogos que usam bastante o processador , Crysis 3 por exemplo:

http://www.pcgameshardware.de/Crysis-3-PC-235317/Tests/Crysis-3-Test-CPU-Benchmark-1056578/

31fps contra 46fps , nesse caso vitoria do FX.

Agora cada jogo é um jogo , já vi jogos que processadores bem antigos ficam quase mesmo FPS do que processadores atuais , o Crysis 3 foi meio que ''feito'' junto com a AMD , como Dirt 3 , a Nvidia também tem jogos assim como Batman , logo eles tem vantagem nesses terrenos.

Mas neste teste não tem o FX 6100, tem o FX 6300 que é sim superior ao i3 e FX 6100, mas custa cerca de R$100,00 mais, sendo meio que covardia compará-los hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra lembrar , como falaram a Intel vai mudar de plataforma totalmente no final desse ano , não vai ter um ganho absurdo em relação a geração atual , porém como vão mudar o socket , é algo a se considerar.

Você vai poder rodar os jogos tranquilo , a maioria depende mais da GPU mesmo , agora claro que existe jogos que usam bastante o processador , Crysis 3 por exemplo:

http://www.pcgameshardware.de/Crysis-3-PC-235317/Tests/Crysis-3-Test-CPU-Benchmark-1056578/

31fps contra 46fps , nesse caso vitoria do FX.

Agora cada jogo é um jogo , já vi jogos que processadores bem antigos ficam quase mesmo FPS do que processadores atuais , o Crysis 3 foi meio que ''feito'' junto com a AMD , como Dirt 3 , a Nvidia também tem jogos assim como Batman , logo eles tem vantagem nesses terrenos.

Mais isso de um jogo ser mais desenvolvido é para placa de vídeo(AMD Radeon x Nvidia) não? e não Intel x AMD.

O problema de esperar os Haswell é que eles irão demorar um pouquinho, vão chegar muito caros ao mercado, ou seja, só vai ficar com um preço justo lá para o final do ano ou até 2014.

Comprar AMD é meio complicado pois ou você pega um combo bem simples (FX-6100 + M5a79l LX R$ 480,00), mais se quiser sata 3 e usb 3.0 já sobe para R$ 670,00 , se não fizer questão de SATA 3 e USB 3.0 o combo AMD é uma boa pedida, agora se quiser SATA 3 e USB 3.0 por um preço legal tem que ser intel mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas neste teste não tem o FX 6100, tem o FX 6300 que é sim superior ao i3 e FX 6100, mas custa cerca de R$100,00 mais, sendo meio que covardia compará-los hehe

Então tá!

FX-6300 é mais negócio.

Se eu mudar de core i3 3220 (R$285,00) + Gigabyte GA-B75M (R$216,00) para

AMD FX-6300 (R$ 369,00) + Gigabyte GA-78LMT-S2 (rev. 1.0) (127,99)

Já tenho

Video - HD 5670 512MB

Fonte OCZ 500

Eu perderia USB 3.0 mas teria um desempenho melhor?

E minha fonte OCZ 500 suportaria essas configurações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OLá,

Esse teste com Crysis 3 é muito interessante por ser um jogo novo é muito bom ver a concorrencia de volta em desempenho, e os Dual Core Bombados da Intel estão tendo dificuldades com jogos programados para mais núcleos.

Os FX bateram de frente com os ivy e ganharam na maioria, isso com uma placa top ainda nem lançada:

FX-8350 a frente do i7-3770k;

i5-3570k a frente do FX-6300 que está a frente do i5-2500K (faltou o FX-8320);

FX-4300 a frente do i3-3220 sendo que o Atlhon II X4 740X ta colado o i3;

Claro que é uma previa, mas pelo visto a AMD está voltando ao jogo novamente em plataformas mais novas.

Eu estou substituindo meu velho guerreiro core 2 quad para FX-6300 assim que chegar faço uma revisão boca do mesmo :D

abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de esperar os Haswell é que eles irão demorar um pouquinho, vão chegar muito caros ao mercado, ou seja, só vai ficar com um preço justo lá para o final do ano ou até 2014.

Comprar AMD é meio complicado pois ou você pega um combo bem simples (FX-6100 + M5a79l LX R$ 480,00), mais se quiser sata 3 e usb 3.0 já sobe para R$ 670,00 , se não fizer questão de SATA 3 e USB 3.0 o combo AMD é uma boa pedida, agora se quiser SATA 3 e USB 3.0 por um preço legal tem que ser intel mesmo.

Realmente, com o processador AMD eu encontro placa mãe mais cara.

Hoje eu achei por:

Se for o INTEL seria,

i3 3220 - R$ 279,90

2 x 2GB Markvision DDR3 1600 - R$ 40,00 (cada)

Placa Mãe MSI H61M-P3 (G3) - R$ 124,00 (suporta DDR3 1600 e PCIe 3.0) minha placa de video é PCIe 2.1)

Total: R$ 483,00

Ser for AMD,

FX-6300 - R$ 379,00

2 x 2GB Markvision DDR3 1600 - R$ 40,00 (cada)

Placa mãe Gigabyte GA-970A-D3 - R$ 316,00 (suporta DDR3 1600 e PCIe 3.0) minha placa de video é PCIe 2.1)

Total: R$ 775,00

Não faço questão de USB 3.0 ou SATA 3, prefiro DDR3 1600 sem O.C e PCIe 2.0 ou 3.0

ou isso não faz diferença no desempenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, com o processador AMD ou encontro placa mãe mais cara.

Hoje eu achei por:

Se for o INTEL seria,

i3 3220 - R$ 279,90

2 x 2GB Markvision DDR3 1600 - R$ 40,00 (cada)

Placa Mãe MSI H61M-P3 (G3) - R$ 124,00 (suporta DDR3 1600 e PCIe 3.0) minha placa de video é PCIe 2.1)

Total: R$ 483,00

Ser for AMD,

FX-6300 - R$ 379,00

2 x 2GB Markvision DDR3 1600 - R$ 40,00 (cada)

Placa mãe Gigabyte GA-970A-D3 - R$ 316,00 (suporta DDR3 1600 e PCIe 3.0) minha placa de video é PCIe 2.1)

Total: R$ 775,00

Não faço questão de USB 3.0 ou SATA 3, prefiro DDR3 1600 sem O.C e PCIe 2.0 ou 3.0

ou isso não faz diferença no desempenho?

PCI-Ex de 2.1 pra 3.0, pelos benchs q eu vi, só faz diferença em VGAs parrudas, como 7970 ou GTX680 e ainda assim em programas específicos (em jogos a diferença é irrelevante), então isso não faz diferença. Memória também não dá muita diferença, mas como a diferença de preço de 1333 pra 1600 é pouca, pegue logo a 1600.

O que faria diferença seria realmente USB 3 e Sata 3 (lembrando que pro sata 3 fazer diferença voce precisa de um SSD), se não são items relevantes pra voce, voce pode manter a config com o 6300 e pegar a GA-78LMT-S2 mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PCI-Ex de 2.1 pra 3.0, pelos benchs q eu vi, só faz diferença em VGAs parrudas, como 7970 ou GTX680 e ainda assim em programas específicos (em jogos a diferença é irrelevante), então isso não faz diferença. Memória também não dá muita diferença, mas como a diferença de preço de 1333 pra 1600 é pouca, pegue logo a 1600.

A questão do PCIe é que as placas mais baratas são 1.0 e nas mais caras eu acho PCIe de 2.0 e 3.0. Neste caso acho que faz diferença? ou Não? Já minha placa de video é PCIe 2.1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas porque você tá comparando i3 com FX 6300? Vai de i5 oras.

Olá,

O FX-6300 está mais barato em media de 70 reais e já é desbloqueado o i5 de 3º geração é bloqueado nessa comparação de preço, e com desempenho proximo...

O FX-6300 é o intermediario ente i3 e i5 em preço e desempenho, bom negocio atualmente.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

O FX-6300 está mais barato em media de 70 reais e já é desbloqueado o i5 de 3º geração é bloqueado nessa comparação de preço, e com desempenho proximo...

O FX-6300 é o intermediario ente i3 e i5 em preço e desempenho, bom negocio atualmente.

Abraços,

Favor ler o tópico todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que a discussão não tá simplesmente nos processadores, tá também nos recursos de placa-mãe e tal

O autor do tópico tá montando 2 configs que são muito diferentes, se ele tá considerando o FX 6300 não tem porque considerar o i3, acho que tem que comparar com i5.

Olá,

Entendi, mas tipo eu quis dizer que o preço do FX-6300 é intermediario entre o i3 e o i5...

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!