Ir ao conteúdo

16GB de RAM e nada mudou!

RNT

Posts recomendados

Postado

Amigos do Clube: comprei um PC Core i7-2600 3.4GHZ 8MB / RAM 8GB DDR3 1333MHz / Placa ASUS / HD 1TB SATA / Geforce NVIDIA GT 640 2GB DDR3 128bits / Placa de captura PINNACLE Studio Movie. Minha plataforma é Windows 7 Home Basic 64 Bits. Como o modelo da placa-mãe suporta mais memória RAM, resolvi então aumentar para 16GB, pois trabalho com edição de vídeos e quanto mais memória, melhor. Antes de acrescentar os 8GB a mais, porém, executei vários testes com todos os programas que utilizo, para uma posterior comparação. Anotei o tempo exato que levava para iniciar, reiniciar, abrir programas, abrir e salvar arquivos, e principalmente, para renderizar vídeos.Tomei inclusive o cuidado de desconectar a máquina da internet, para que não sofresse qualquer interferência de alguma possível atualização simultânea às tarefas, o que possivelmente interferiria nos testes. Agora, com os 16GB de RAM, repeti todos os mesmos processos. Para minha surpresa, não houve qualquer alteração no tempo utilizado para qualquer uma das operações realizadas antes. Embora reconheça os 16GB (não é um problema de BIOS, pois ela está corretamente configurada), o PC age da mesma forma como se tivesse os mesmos 8GB de RAM. A máquina não ganhou nada em desempenho. Qual seria a explicação? Alguém pode me ajudar?

• Membro VIP
Postado

Isto ocorre porque você utiliza o Home Basic.

Mesmo que tenha mais ele não é utilizado pelo sistema operacional. No caso o Home Basic gerencia 8GB e o Premium 16GB. Eu pessoalmente recomendo o Profissional que suporta até 192GB.

Agora quanto a velocidade com aumento da memória o ganho pode ocorrer em alguns casos apenas. Por exemplo se antes o programas não utilizavam os 8GB, talvez o ganho para 16GB seja pequeno pois o resto do conjunto se manteve o mesmo. O que geralmente é visível no aumento de memória é a maior fluidez no multitasking, já que os programas possuem mais memória para serem executados juntos. Em alguns casos com o aumento de memória pode-se otimizar o uso reduzindo a memória virtual.

Tem alguns tópicos sobre memória, dê uma olhada neles.

Postado

Qual o modelo da sua placa mãe ? você verificou se ela suporta 16Gb ? você atualizaou a BIOS da placa mãe ??

para mais de 8Gb de Ram, é recomendado no minimo o Windows 7 Home Premium 64bits ou 7 Pro ou 7 Ultimate 64bits, eu recomendaria que formatasse a maquina com um desses sistemas...

Os programas não vão iniciar mais rápido com mais memória Ram, a unica vantagem é poder abrir varios programas ao mesmo tempo, ou carregar um video muito grande nos programas de edição que você tem... o i7 + Geforce 640 é uma boa combinação para edição, e 16Gb sera bem vindo com certeza... mas se você quer deixar a iniciação dos programas mais rápido recomendaria um SSD de 120Gb...

ae você faria assim...

com o SSD de 120Gb, você instalaria Windows e TODOS os programas de Edição...

Os ARQUIVOS de Edição e qualquer outro arquivo você deixaria guardado no HD de 1Tera

e outra, na hora de instalar o Windows, baixa o drive AHCI, habilita o AHCI na BIOS, e instala o Windows no modo AHCI, vai deixar muito mais rápido !

Postado

A placa mãe é uma ASUSTek, modelo P8H61-M LX2 R2.0 (LGA1155) e suporta até 16GB, segundo o fabricante e minha plataforma é Win 7 Home Premium.

Postado

É o Home Premium 64bits então ??? Atualiza o Windows Update, atualiza a BIOS, pode melhorar um pouco a performance, mas como eu disse, para melhorar a iniciação dos programas somente um SSD instalado com AHCI

Postado

Exato. Microsoft Windows 7 Home Basic 64-bit SP1, original, e está constantemente atualizado. Não conheço nada de BIOS. Seria pedir muito perguntar como devo proceder para atualizar a BIOS?

Postado
Exato. Microsoft Windows 7 Home Basic 64-bit SP1, original, e está constantemente atualizado. Não conheço nada de BIOS. Seria pedir muito perguntar como devo proceder para atualizar a BIOS?

Home basic e Home premium são sistemas diferentes. O home basic não reconhece 16 GB. É melhor trocar pelo Professional 64 bits ou Home Premium 64bits

• 2 semanas depois...
Postado

Posto esta resposta apenas para confirmar e ajudar aos que tiverem o mesmo problema. Realmente, conforme foi apontado por vários colaboradores, o problema estava na versão Basic do Windows, que reconhece somente até 8GB de RAM. Já o Premium reconhece até 16GB. Feita a atualização, resolvido o problema.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!