Ir ao conteúdo

Que componente eletrônico é esse?

marcelo.br

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

A fim de conhecer qual componente eletrônico é, sua função e aplicações nos circuitos, envio uma imagem do componente:

100-pcs-mhz-pinos-filtro-passo-milimetros-ceramica-para-receptor-radio-148302n_zpsb36ec6b7.jpg

Os valores 222 e 100v eu escrevi pelo Paint, apaguei os valores originais da foto porque o componente que eu tenho aqui é igual ao da foto, tem 3 pinos e é de ceramica.

Na parte superior da foto eu fiz umas curvas com a borracha do paint para deixa-lo no formato igual ao do que eu tenho aqui.

Posso até depois tirar uma foto real do componente, eu retirei ele de uma placa mas ele saiu meio quebrado porque a solda estava difícil de remover, aí eu tive que puxar forçando um pouco com alicate, nisso aí o alicate conseguiu quebrar o componente sem eu fazer muita força.

Alguem pode me dizer o que é? Será que é filtro de cerâmica?

Aguardo comentários!

Postado

Me parece um capacitor de poliêster ou cerâmico, permitem armazenar pequenas quantidades de energia, absorvendo variações na corrente e entregando um fluxo estável aonde ele esteja, existem vários modelos e finalidades parecidas, alguns são bolinhas, outros gotinhas e alguns curvos, esta me parecendo que é o caso, abraço

Postado
Me parece um capacitor de poliêster ou cerâmico, permitem armazenar pequenas quantidades de energia, absorvendo variações na corrente e entregando um fluxo estável aonde ele esteja, existem vários modelos e finalidades parecidas, alguns são bolinhas, outros gotinhas e alguns curvos, esta me parecendo que é o caso, abraço

Mas capacitor com três pinos?

Se existe, onde eu vou conseguir para comprar?

Até agora, que eu saiba, capacitor seja ele qual for só tem dois terminais.

É um ressonador cerâmico.

Se é realmente isso, onde eu acho para comprar?

Essas são as fotos reais do componente:

001_zpseacb7aac.jpg

003_zpse2e44c85.jpg

004_zpse724d010.jpg

006_zpsff0e27c0.jpg

008_zpse1125964.jpg

010_zps77d7119f.jpg

Na última foto eu puxei o terminal do meio com um traço branco lá no Paint.

Vejam que tem impresso na placa o EM ao lado do componente.

Agora dá para saber realmente que componente é esse?

Assim como o impresso C é para capacitor e R para resistor, esse EM se refere a o quê?

• Membro VIP
Postado

Algumas perguntas cujas respostas podem ajudar: que aparelho é esse? É um video game? Qual o modelo? O que é conectado a CN4? Um joystick? Dá para ver se o terminal central desse componente está conectado ao GND?

Postado
Algumas perguntas cujas respostas podem ajudar: que aparelho é esse? É um video game? Qual o modelo? O que é conectado a CN4? Um joystick? Dá para ver se o terminal central desse componente está conectado ao GND?

A placa e do vídeo game mega drive 2 da tec toy. A versão da placa é V5/V6.

Até hoje eu não sei a função desse CN4, que é a saída (ou entrada, não sei) 'EXT' do aparelho. Pode ser uma extensão para joysticks, não sei ao certo.

Sim, o pino central desses componentes EM estão ligados ao terra. a placa tem duas faces, então tanto na parte de cima (nas fotos) quanto embaixo, os pinos estão soldados no terra.

E aí?

Postado

É que eu realmente esquecí o que era esse componente,no esquema da para ver que é tipo uma bobina ou fusível pois eles estão ligados serialmente com a fiação do joystick.

megahr.jpg

Postado

Posso estar enganado, mas deve ser filtro no formato T ou PI com condensador e resistencia/bobina.

Meça a resistência entre os pinos extremos.

.

Postado
Posso estar enganado, mas deve ser filtro no formato T ou PI com condensador e resistencia/bobina.

Meça a resistência entre os pinos extremos.

.

Medi a resistência com mult digital e deu 0,8 ohms.

Aí eu tentei medir cada extremo com o pino do meio na escala de capacitância, e deu sinal 1 (infinito). Se os 222 forem capacitância, faz sentido porque meu mult consegue ler até 100uF. 222 são 2200uF, acima da capacidade do mult.

O vtrx falou que pode ser bobina ou fusível.

E agora, pode ser o que realmente?

Postado

Mediu num componente bom ou no que retirou?

O que retirou pode estar danificado.

Esse valor de 222 pode ser apenas a referência do fabricante não ter nada a ver com a capacidade.

Com esse valor entre os extremos deve ser um dos esquemas com bobinas ( na figura o circuito em cima á direita) .

Note que se for o esquema em T nâo está a uma medir uma capacidade mas sim um circuito LC série e aí o capacímetro pode dar um valor disparatado. Nem sabemos os valores dos componentes.

Mas já agora meça a resistência ,ohm , entre os extremos e o ponto central num componente bom. E repita a medida trocando as pontas de prova.

Postado

Então pode ser filtro de supressão ou capacitor de três terminais.

Valeu, vou tentar comprar de fora mesmo.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...